Como funciona ::  | Curta o Curta

Como funciona

Desde seu pioneirismo em 2000, o site Curta o Curta exibe filmes gratuitamente na internet e publica notícias sobre curtas-metragem brasileiros no Jornal do Curta. Somos parte ativa de um processo coletivo e independente que conta com a vocação brasileira para a produção audiovisual e se apóia na democratização do acesso aos meios de produção a partir do uso da tecnologia digital e da queda dos preços dos equipamentos tanto de produção quanto de exibição, o que tem feito do Brasil um dos maiores produtores de filmes independentes do mundo. A partir de 2005, inauguramos uma nova fase em nosso trabalho, sempre focando na valorização do curta como arte capaz de revirar conceitos mas também como produto possível de interessar a uma crescente gama de exibidores culturais e comerciais Brasil adentro.  Em 2013 reformulamos o visual e o sistema do site, segue abaixo um resumo das áreas do site. Sinta-se feliz por estar num projeto 100% independente e que busca ampliar a visibilidade deste formato maravilhoso, o curta-metragem!
 
O novo Curta o Curta é assim:

Para Produtores

Exibição gratuita em nosso acervo

Seus filmes em nosso acervo, com informações sobre sua produtora, seus filmes e diretores. É preciso apenas ter conta no Vimeo ou no YouTube. 

Presença no catálogo da Distribuidora Curta o Curta

Seus filmes sendo vendidos para exibidores de todo o Brasil.

Por meio de um termo de agenciamento online, simples e sem exclusividade, o produtor inclui seu filme no catálogo Curta o Curta e, assim, autoriza a Distribuidora Curta o Curta a prospectar oportunidades de exibição públicas ou privadas, preferencialmente de forma remunerada. Todo e qualquer negócio é fechado mediante autorização do produtor. Todas as negociações são realizadas com apoio de um sistema eletrônico exclusivo, com acesso restrito, que desenvolvemos para garantir a transparência, segurança e disponibilidade das informações a todas as partes envolvidas. É um serviço raro no país, que visa formar público, gerar receita para os produtores e incentivar a produção.

Para ter seu filme no catálogo CoC você deve se cadastrar como produtor e inserir seus filmes no acervo, após isso basta solicitar, pelo sistema, que eles participem do catálogo. A curadoria da Distribuidora CoC avaliará seu filme e se ele tiver a ver com o perfil da empresa, fará parte do catálogo comercial, se não, poderá ficar no acervo CoC sem nenhum ônus.  Cadastre-se clicando aqui.


Para Exibidores Comerciais e Cineclubes

Como exibidor você se comunica diretamente com a distribuidora CoC a fim de negociar a exibição dos curtas que você quer exibir em seu evento, seja ele qual for.  Acesso aos filmes do catálogo, inclusive a títulos fora do acervo.
 

Para Todos

Assistir, comentar e avaliar filmes do acervo e do catálogo Curta o Curta.

Acervo Curta o Curta

O acervo Curta o Curta é composto por filmes de curta-metragem brasileiros, de diversos gêneros e formatos de produção. Navegue e conheça obras de ficção, documentários, animações  e de experimentação de linguagem, assim como filmes selecionados e premiados em festivais brasileiros, filmes antigos e lançamentos. Ficha técnica completa das obras, com fotos, filmografia do diretor e da produtora. Deixe também seu comentário sobre as obras no fórum e marque os que mais gostou. O Acervo Curta o Curta é criatividade, diversidade cultural, qualidade técnica e interação. Divirta-se e aproveite o site pioneiro em exibição on-line de curtas brasileiros (desde 2000).

Jornal do Curta

Dentre os mais de cem festivais de cinema que acontecem todos os anos no Brasil, cerca de 80% aceitam longas e curtas-metragem e mais de 40% são dedicados exclusivamente ao curta. Estes últimos são realizados em todas as regiões do país e exibem centenas de filmes para milhares de pessoas em todo o Brasil a cada ano. Estima-se um público de 300 mil pessoas/ano presentes aos eventos apenas de curtas, dentre os mais de 2,1 milhão de espectadores que se interessam por longas e curtas. O mercado de festivais, como um todo, movimenta mais de R$ 20 milhões, gerando mais de 10 mil empregos. Esses números dão a dimensão do interesse que o público tem pela produção nacional de filmes de curta-metragem. O Jornal do Curta sabe disso. Ele publica notícias sobre festivais e sobre novas produções; traz colunas com informações e opiniões de quem acompanha toda essa engrenagem. 





Jornal do Curta




[confira outras notícias]