10ª Goiânia Mostra Curtas ::  | Curta o Curta

10ª Goiânia Mostra Curtas

Por Guilherme Whitaker em 03/10/2010 08:42


A 10ª Goiânia Mostra Curtas celebra dez anos de realizações e reflete sobre os avanços e desafios do audiovisual brasileiro na última década, reunindo 12 dos curtas-metragens mais significativos do período, precursores em estilo, linguagem e estética. Ao todo, o festival exibe 121 curtas de 22 Estados e oferece oficinas, seminário, palestra, debates e encontros, entre 5 e 10 de outubro, no Teatro Madre Esperança Garrido, Colégio Santo Agostinho.

A abertura da mostra será realizada dia 5 de outubro, terça-feira, no Teatro Madre Esperança Garrido, com homenagens, entrega da Comenda Fifi Cunha aos artistas criadores das identidades do festival nesses dez anos, exibição de filme e um show especial de Jorge Mautner (foto em anexo - crédito: Concepção e foto-colagem: André Vallias. Fotos: Priscila Azul ). A 10ª Goiânia Mostra Curtas é uma realização do Instituto de Cultura e Meio Ambiente (Icumam), com o patrocínio da Petrobras e dos Correios, por meio da Lei Rouanet, Novo Mundo, via Lei Goyazes, e apoio do Fundo Nacional de Cultura, Secretaria do Audiovisual e Sebrae Goiás.

Homenagens - Este ano, o festival reúne em Goiânia figuras emblemáticas da última década, como o cineasta e crítico de cinema Kleber Mendonça Filho e o videoartista Cão Guimarães, homenageados pela mostra. Ambos têm curtas na programação: Recife Frio (2009), de Kleber Mendonça Filho (foto em anexo), e Concerto para Clorofila (2005), de Cão Guimarães (foto em anexo). Além das reverências aos dois, a 10ª Goiânia Mostra Curtas também homenageia Fifi Cunha (in memoriam), uma das fundadoras do festival; a produtora cinematográfica Assunção Hernandes, a empresária Edina Fujii e o Fórum dos Festivais, que também completa dez anos. O Fórum, por meio do festival, homenageia o Centro Técnico Audiovisual (CTAv) da Secretaria do Audiovisual/Ministério da Cultura.

Programação - A programação da 10ª Goiânia Mostra Curtas também abrange encontros de entidades ligadas ao audiovisual e debates que se configuram como espaços de reflexão sobre os avanços e desafios encontrados pelo audiovisual brasileiro de 2001 a 2010. As oficinas Domínio de imagem, com o cineasta e crítico de cinema Kleber Mendonça Filho; e O ser em cena – interpretação para cinema, com o preparador de elenco Frederico Foroni; o seminário Cinema digital, com o escritor e doutor em comunicação Luiz Gonzaga de Luca; e a palestra Cinema e artes plásticas: a relação do artista com a realidade, com o cineasta e artista plástico Cao Guimarães, também integram a intensa programação da mostra.

Mostras - O festival também se dedica à formação de plateias por meio da 9ª Mostrinha, dedicada ao público infantil em três sessões (6, 7, 8 e 10 de outubro), e a Curta Mostra Cinema nos Bairros Especial 10 Anos (14 a 16 de outubro), exibição itinerante ao ar livre dos filmes mais aclamados pelo público da mostra na década, na periferia da capital. Para estas duas categorias, o título de Melhor Filme é decidido por júri popular. Os curta-metragens eleitos pelas crianças e pela comunidade recebem o troféu Icumam.

A Goiânia Mostra Curtas outras três mostras competitivas: Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Municípios e Curta Mostra Goiás, cujos prêmios de incentivo à produção são concedidos por empresas da indústria cinematográfica, conforme deliberação do júri oficial. O Melhor Filme segundo o júri popular também é premiado com o troféu Icumam. A premiação do festival está à disposição no site www.goianiamostracurtas.com.br.

Este ano, a Curta Mostra Brasil traz 52 curtas representando a produção audiovisual de todas as regiões do País. A curadoria é de Maria Abdalla, diretora da 10ª Goiânia Mostra Curtas. Aqueles filmes e vídeos realizados fora das capitais estão na Curta Mostra Municípios, que tem curadoria de Marcelo Ribeiro. Outros 13 vídeos goianos integram a Curta Mostra Goiás, uma vitrine da produção local para o Brasil. O crítico e filósofo Rodrigo Cássio é o responsável pela seleção dos curtas desta categoria.

Mostras especiais comemorativas - Os 12 curtas convidados para a Curta Mostra Especial 10 Anos foram programados em duas sessões dedicadas ao aniversário do festival, abrangendo uma diversidade de tendências e destacando obras representativas e inquietas do período. “O painel apresentado aponta para uma perspectiva promissora e excitante para os próximos dez anos – que a Goiânia Mostra Curtas estará acompanhando de perto, celebrando a criatividade do curta-metragem brasileiro”, celebram os curadores Francisco Cesar Filho e Maria Abdalla.

A Curta Mostra Goiás Especial 10 Anos traz as obras mais representativas realizadas no Estado durante a última década, revelando o talento e a inventividade dos cineastas goianos. “Os filmes transitam entre uma atenção voltada para aspectos da nossa experiência regional mais significativa – a cultura goiana, nossos mitos e acontecimentos alarmantes – e um olhar que pretende converter esses assuntos em imagem e som bem articulados”, explica o curador Rodrigo Cássio.

Encontros - Como nos anos anteriores, a Goiânia Mostra Curtas também hospeda encontro de realizadores entidades representativas do audiovisual brasileiro. Durante o festival, a Associação Brasileira de Documentaristas Seção Goiás (ABD-GO), a Associação Goiana de Cinema e Vídeo (AGCV), a Associação Brasileira de Cinema de Animação de Goiás (ABCA-GO), o Fórum dos Festivais e realizadores de todo o país aproveitam a atmosfera para a discussão de políticas públicas para o fomento à produção e circulação do cinema nacional.

Segundo a diretora da 10ª Goiânia Mostra Curtas, Maria Abdalla, o festival coroa seus dez anos de existência com alegria, reflexão e planos para os próximos anos. “Reafirmamos nosso compromisso de formar plateias, qualificar profissionais, democratizar o audiovisual brasileiro e difundir a diversidade da cultura brasileira. Os últimos dez anos foram vitoriosos; esperamos que a sociedade e o poder público estejam cada vez mais sensibilizados para a importância e reconhecimento nacional que o festival alcançou, graças a muita dedicação, perseverança e carinho, para que mais vitórias sejam conquistadas”. Em uma década, aproximadamente 170 mil pessoas participaram das atividades do festival, segundo Maria Abdalla.

 

Serviço

Serviço:

10ª Goiânia Mostra Curtas – cerimônia de abertura

Data: 5 de outubro – 20h

Local: Teatro Madre Esperança Garrido

Mais info: www.goianiamostracurtas.com.br (acesse a programação).

Geórgia Cynara

Assessoria de comunicação

www.georgiacynara.com

+55 62 9112 3393

 

 

Geórgia Cynara
Assessoria de comunicação
Profª curso Comunicação Social/Audiovisual-UEG
www.georgiacynara.com
twitter.com/georgiacynara
+55 62 9112 3393 (mobile)
 


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]