11.º Festival de Vídeo Estudantil - Mostra de Cinema - Guaíba/RS ::  | Curta o Curta

11.º Festival de Vídeo Estudantil - Mostra de Cinema - Guaíba/RS

Por Guilherme Whitaker em 27/07/2012 11:51


O Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim promoveu em 2002 o 1º Festival de Vídeo e Mostra de Cinema. A idéia surgiu a partir das aulas de Artes, com o professor Valmir Michelon, quando inseriu em suas aulas conteúdo sobre cinema no final da década de 90.

Além de conhecerem a história da Sétima Arte, de assistir filmes, como "Cinema Paradiso", de Giuseppe Tornatore, "Em Busca do Ouro", filmes de Charles Chaplin, entre outros, os alunos aprendiam a planejar um filme, a elaborar roteiros. O primeiro vídeo realizado pelos alunos dentro da disciplina de artes, resgatou a história do cinema da cidade que encerrou suas atividades na década de 70.

Assim em 2002, mesmo sem recursos, a idéia do Festival saiu do papel e foi colocada em prática. A primeira edição abriu espaço para trabalhos realizados por estudantes da escola, nas categorias de documentário, ficção e propaganda. Além da exibição de Vídeos dos alunos, o Festival abriu espaço para Mostra de Curtas, palestras e debates sobre o uso da mídia na educação.

Ano após ano o festival vem crescendo e aumentado seu público, através das mostras, cidades participantes e o número de vídeos inscritos. Sua atividade inicia em março, com a mostras de vídeos, oficinas e palestras, finalizando em uma semana de atividades em novembro, entre elas a exibição dos vídeos produzidos pelos estudantes e premiação.

A proposta do Festival de Vídeo Estudantil e Mostra de Cinema - Guaíba/RS, além de firmar-se como um evento que revela a capacidade de alunos da rede básica de ensino de lidar com a linguagem da mídia e exercitar sua autoria utilizando a tecnologia para expressar-se, é de expandir-se como experiência pedagógica de sucesso, partilhando uma metodologia de formação de leitores e produtores de mídia televisiva com educadores e estudantes de pedagogia. As oficinas que oferecem referências básicas da linguagem e noções técnicas da utilização do equipamento de captação e edição de imagens são programadas como atividades preparatórias, visando estimular a participação qualificada de alunos e professores que desejam realizar suas produções para o Festival de Vídeo.

Numa cidade que não possui sequer uma sala de exibição, a Mostra de Cinema oportuniza o acesso de toda a comunidade de Guaíba a filmes nacionais, além de revelar especificidades da linguagem, produção e montagem na área do cinema, contemplando aos interessados em ampliar seus conhecimentos com palestras e oficinas.

Mais informações: http://www.festvideoguaiba.com.br


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]