11º SANTA MARIA VÍDEO E CINEMA – 11º SMVC ::  | Curta o Curta

11º SANTA MARIA VÍDEO E CINEMA – 11º SMVC

Por Guilherme Whitaker em 17/09/2012 16:20


Inscrições para as Mostras Competitivas: De 03 de setembro a 09 de outubro de 2012

REGULAMENTO
MOSTRA NACIONAL COMPETITIVA
MOSTRA COMPETITIVA DE SANTA MARIA E REGIÃO
MOSTRA NACIONAL COMPETITIVA DE VIDEOCLIPES

LEIA COM ATENÇÃO O REGULAMENTO
Ao preencher a ficha de inscrição, automaticamente, o realizador está aceitando os termos deste regulamento.
É obrigatório preencher a ficha de inscrição, assinar e enviar, pelo correio, juntamente com os demais materiais solicitados.
Leia até o final as informações deste regulamento para a aceitação ou não da inclusão da obra cinematográfica neste festival:

REGULAMENTO
1) O 11º SANTA MARIA VÍDEO E CINEMA – 11º SMVC - FESTIVAL DE CINEMA DE SANTA MARIA, será realizado 10 a 15 de dezembro de 2012, na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.
2) O 11º SANTA MARIA VÍDEO E CINEMA se constituirá de:
* Mostra Nacional Competitiva (obras audiovisuais de todos os estados brasileiros);
* Mostra Competitiva de Santa Maria e Região (obras audiovisuais realizadas por produtoras de Santa Maria e região);
* Mostra Nacional Competitiva de Videoclipes (videoclipes de todos os estados brasileiros);
* Mostras Não Competitivas e outras atividades paralelas serão realizadas em praça pública, Centro Cultural CESMA - Cineclube Lanterninha Aurélio, vilas e bairros e demais locais divulgados pela Coordenação do Festival.

DA MOSTRA NACIONAL COMPETITIVA E DA MOSTRA COMPETITIVA DE SANTA MARIA E REGIÃO
3) Para estas Mostras serão aceitos obras audiovisuais de curtametragem finalizadas a partir de 1º de janeiro de 2011, com até 25min de duração, não inscritos em edições anteriores do Santa Maria Vídeo e Cinema, nas categorias Animação, Documentário e Ficção, realizados em quaisquer formatos exigindo-se de cada realizador, cópia em DVD, que será enviada à Coordenação do 11º SANTA MARIA VÍDEO E CINEMA para a avaliação da Comissão de Seleção - Júri de Seleção.
4) Da Mostra Nacional Competitiva poderão participar realizadores nascidos no Brasil, naturalizados ou residentes no país há mais de 02 anos em situação legal. Cada diretor ou produtora poderá inscrever quantos trabalhos desejar, vedando-se a participação de trabalhos que caracterizem promoção institucional e/ou empresarial. Os trabalhos inscritos só serão aceitos se forem falados, dublados ou legendados em português.  
5) Da Mostra Competitiva de Santa Maria e Região poderão inscrever-se trabalhos sob as seguintes condições:
* Diretores ou realizadores residentes em Santa Maria e Região que tenham atuação em Santa Maria e região;
* Empresas Produtoras ou Instituições registradas em Santa Maria e região; e *80% da equipe residente em Santa Maria e região.
6) Cada concorrente deverá enviar, obrigatoriamente, os trabalhos, da seguinte forma:
* Em DVD sendo, obrigatório, um trabalho para cada DVD;
* Se falado em outra língua, deverá ser legendado em português;
* Ficha de Inscrição preenchida e, obrigatoriamente, assinada pelo Diretor ou responsável;
* Quando houver empresa produtora responsável pelo projeto, a ficha também deverá estar assinada pelo responsável legal da empresa produtora;

A ficha de inscrição preenchida e assinada poderá ser encontrada na Internet no sítio do Santa Maria Vídeo e Cinema - Organização Não Governamental sem Fins Lucrativos, em www.smvc.org.br

As inscrições poderão ser feitas de 03 de setembro a 09 de outubro de 2012 (data de postagem válida).

DO ENDEREÇO PARA ENVIO OU ENTREGA DIRETA DO MATERIAL
11º SANTA MARIA VÍDEO E CINEMA
R. Venâncio Aires, 2035 / sala 701
Santa Maria – RS
Centro/ 97010-005
3E.mail: smvc@smvc.com.br

DA SELEÇÃO E PREMIAÇÃO
7) A Coordenação Geral e Executiva do Festival indicarão nomes que comporão a Comissão de Seleção – Júri de Seleção e nomes para o Júri Oficial da Mostra Nacional Competitiva, os quais serão escolhidos entre pessoas de reconhecida competência no campo audiovisual e cultural.
8) Os premiados, escolhidos pelo Júri Oficial, receberão o TROFÉU VENTO NORTE. A premiação, que acontecerá em 15 de dezembro de 2012, sábado, se dará nas seguintes categorias:

Mostra Competitiva Nacional
* Melhor Curta do Festival
* Melhor Curta de Animação
* Melhor Curta de Ficção
* Melhor Curta Documentário
* Melhor Direção
* Melhor Roteiro
* Melhor Fotografia
* Melhor Edição
* Melhor Trilha Sonora Original
* Melhor Direção de Arte
* Melhor Atriz
* Melhor Ator
* Melhor Desenho de Som
* Melhor Curta pelo Júri Popular
* Menções honrosas, quando houver
* Prêmio Clayton Coelho de Direitos Humanos

Mostra Competitiva de Santa Maria e Região
* Melhor Curta de Santa Maria
* Melhor Direção
* Melhor Roteiro
* Melhor Fotografia
* Melhor Edição
* Melhor Trilha Sonora Original
* Melhor Direção de Arte
* Melhor Atriz
* Melhor Ator
* Melhor Desenho de Som
* Melhor Curta pelo Júri Popular
* Menções honrosas, quando houver.
* Troféu Lanterninha Aurélio
* Troféu CNC – Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros
* Prêmio Clayton Coelho de Direitos Humanos

9) Os espectadores presentes nos diferentes locais de exibição do 11º SANTA MARIA VÍDEO E CINEMA escolherão o Melhor Curta pelo Júri Popular, dentro da Mostra Nacional Competitiva e Mostra Competitiva de Santa Maria e Região.

DA MOSTRA NACIONAL COMPETITIVA DE VIDEOCLIPES
10) Para a Mostra Nacional Competitiva de Videoclipes serão aceitos trabalhos finalizados a partir de 1º de janeiro de 2011, não inscritos em edições anteriores, realizados em quaisquer formatos exigindo-se de cada realizador, cópia em DVD, que será enviada à Coordenação do 11º SANTA MARIA VÍDEO E  CINEMA para a avaliação da Comissão de Seleção - Júri de Seleção. Os videoclipes produzidos em Santa Maria e Região estarão habilitados ao Júri de Seleção da Mostra Nacional Competitiva de Videoclipes e não concorrerão na Mostra Competitiva de Santa Maria e Região.
11) Da Mostra Nacional Competitiva de Videoclipes poderão participar realizadores nascidos no Brasil, naturalizados ou residentes no país há mais de 02 anos em situação legal. Cada diretor ou produtora poderá inscrever quantos trabalhos desejar, vedando-se a participação de trabalhos que caracterizem promoção institucional e/ou empresarial.
12) Cada concorrente deverá enviar, obrigatoriamente, os trabalhos, da seguinte forma:
* Em DVD sendo, obrigatório, um trabalho para cada DVD;
* Ficha de Inscrição preenchida e, obrigatoriamente, assinada pelo Diretor;
* Quando houver empresa produtora responsável pelo projeto, a ficha também deverá estar assinada pelo responsável legal da empresa produtora;
A ficha de inscrição preenchida e assinada poderá ser encontrada na Internet no sítio do Santa Maria Vídeo e Cinema - Organização Não Governamental sem Fins Lucrativos, em www.smvc.org.br.
As inscrições poderão ser feitas de 03 de setembro a 09 de outubro de 2012 (data de postagem válida).

DO ENDEREÇO PARA ENVIO OU ENTREGA DIRETA DO MATERIAL
11º SANTA MARIA VÍDEO E CINEMA
R. Venâncio Aires, 2035 / sala 701
Santa Maria – RS
Centro/ 97010-005
E.mail: smvc@smvc.com.br

DA SELEÇÃO E PREMIAÇÃO
13) O premiado, escolhido pelo Júri Oficial da Mostra Nacional Competitiva de Videoclipes, receberá em 10 de dezembro de 2011, sábado, o TROFÉU VENTO NORTE de:
* Melhor Videoclipe do Festival;
* Menções honrosas, quando houver.
14) O Júri Oficial poderá atribuir menções honrosas e premiações especiais, dentro das obras selecionadas para as Mostras Competitivas.
15) As decisões do Júri Oficial serão irrevogáveis. No caso de ausência eventual de membros do Júri Oficial, a Comissão Organizadora indicará os respectivos substitutos.

DA AUTORIZAÇÃO DOS DIREITOS DE EXIBIÇÃO
16) TODAS AS OBRAS SELECIONADAS SERÃO exibidas on line, dentro da programação do festival, na sua semana de realização, de 10 a 15 de dezembro de 2012. Portanto, ao se inscrever o realizador e/ou a empresa produtora autorizam a veiculação pela web no período do festival.
17) As obras inscritas poderão integrar, caso o realizador aceite o termo de Concessão de Direitos de Exibição de Obra Audiovisual, na ficha de inscrição do 11º Santa Maria Vídeo e Cinema, nas  seguintes hipóteses:
* Exibição no circuito cineclubista nacional e internacional.
* Exibição em espaços culturais, universidades, cursos, palestras e escolas visando a divulgação do Santa Maria Vídeo e Cinema;
* Com a aceitação dos termos acima, em nenhum momento o realizador e/ou empresa produtora poderá solicitar ressarcimentos financeiros.

DOS TRABALHOS SELECIONADOS
18) Os trabalhos selecionados serão divulgados no site do Santa Maria Vídeo e Cinema e em mídias on line, redes sociais e outros;
19) Os trabalhos selecionados receberão emails de comunicado, informando como e de que forma devem enviar o trabalho final para a exibição na semana de realização do festival;

DA VEICULAÇÃO EM TV´S PÚBLICAS (COMUNITÁRIAS, EDUCATIVAS) E PRIVADAS
19) Para as emissoras, públicas ou privadas, que demonstrarem interesse na exibição dos trabalhos, a Coordenação do Festival repassará os endereços de e.mail dos realizadores, para que sejam feitos os contatos diretos de acordo com o melhor resultado para as partes.

DAS MOSTRAS NÃO COMPETITIVAS
20) As Mostras Não Competitivas serão compostas por trabalhos convidados pela Coordenação do SANTA MARIA VÍDEO E CINEMA.

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
22) As obras inscritas passam automaticamente a integrar a o acervo do SANTA MARIA VÍDEO E CINEMA.
22) A concordância com esse regulamento dará direito a Comissão Organizadora a utilizar os trabalhos inscritos em Mostras Itinerantes, sem fins lucrativos, apresentadas em outras cidades, estados e países, interessados na proposta do SANTA MARIA VÍDEO E CINEMA.
23) As obras inscritas estão automaticamente autorizadas a serem veiculadas em campanhas publicitárias de divulgação do SANTA MARIA VÍDEO E CINEMA.
24) A inscrição é gratuita e as despesas com envio dos trabalhos por correio são por conta do realizador.
25) A Coordenação do Festival não se responsabilizará por danos causados pelo uso das produções inscritas. As produções devem estar em perfeito estado de conservação.
26) Os casos omissos e quaisquer outros problemas serão resolvidos pela Coordenação do Festival.
27) A Coordenação do Festival se reserva o direito de propor a outras entidades, empresas e instituições, caso necessário, para serem realizadoras, promotoras, co-promotoras ou apoiadores do SANTA MARIA VÍDEO E CINEMA.
28) A Coordenação do Festival é formada pelos integrantes da Organização Não-Governamental Santa Maria Vídeo e Cinema e por profissionais e estagiários convidados para atuarem na produção do SMVC.
29) A inscrição do trabalho importa na aceitação do presente regulamento.
30) O 11º SANTA MARIA VÍDEO E CINEMA – 11º SMVC - FESTIVAL DE SANTA MARIA é uma realização da Organização Não-Governamental SANTA MARIA VÍDEO E CINEMA com promoção da Prefeitura Municipal de Santa Maria e RBS TV Santa Maria e Co-Promoção da CESMA – Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria.


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta

[confira outras notícias]