11a Bienal de Santos divulga seleção e Premiados ::  | Curta o Curta

11a Bienal de Santos divulga seleção e Premiados

Por Guilherme Whitaker em 30/04/2008 08:20


Cineasta participante do Curta o Curta,  recebe Referência Especial

Ricardo E. Machado, que já participou do Cineclube Curta o Curta com diversos de seus filmes, alguns também em exbição online, explica sua videoarte:  Intervalo de Coveiros (foto ao lado) , que acaba de ser destacado em Santos.

"... é minha primeira ingressão oficial nos Salões de Arte. O loop mostra 3 coveiros tirando um pequeno intervalo durante uma obra. Os 3 olham fixamente, como posando para uma foto. Um deles traga seu cigarro, gesto que é sempre repetido, revelando a prisão temporal onde esses homens se encontram. Fiquei muito honrado, tanto com a seleção, como com a Referência Especial.

Mesmo tendo recebido Referência Especial, o Salão não dispõem de equipamentos de projeção para exibir minha obra. Isto está descrito no regulamento, e eu concordei. Devido as minhas dificuldades financeiras, agora procuro apoio de equipamento para expor durante 45 dias

Acredito que a formação dessa parceria é muito importante para outros vídeo-artistas, pois permite maior autonomia na escolha do suporte de exibição. Nem todo Salão de artes dispoe de um pro-labore, ou de equipamentos, o que faz com que o artista tenha que custear a sua exibição."


11a Bienal de Santos de artes visuais divulga seleção e Premiados

Com uma vídeo-instalação intitulada ‘Fazer um Vídeo Passo a Passo’, o artista paulistano Wagner Perez Morales Júnior foi o vencedor da 11ª Bienal Nacional de Santos – Artes Visuais. A seleção das obras foi realizada por uma comissão julgadora formada por Marcos Moraes, Ricardo Resende e Cristina Freire, neste último sábado (5), no Centro de Cultura Patrícia Galvão.

O segundo lugar ficou com a artista Amanda de Souza Meirelles (São Paulo). Ela se inscreveu em duas modalidades, uma série de pintura e outra de desenho, vencendo com uma obra de cada. Já o terceiro lugar ficou com Renan Lucas Lúcio de Araújo ( Ribeirão Preto), com um trabalho fotográfico. Receberam Referência Especial (menção honrosa) os artistas Bruno Amorim Siqueira de Siqueira (instalação) e Ricardo Ernest Machado (vídeo).

Dos mais de 600 artistas de diversas cidades do país que se inscreveram para participar da 11ª Bienal, 34 foram selecionados para a semifinal e 23 escolhidos para expor suas obras na mostra. Durante a Bienal, os visitantes poderão apreciar 56 obras da arte contemporânea, dentro das modalidades de pintura, instalação, vídeo, fotografia, gravura, escultura, entre outras. A mostra neste ano contará também com uma sala especial, com trabalhos de gravuras da artista Tomie Ohtake.

O vencedor da Bienal receberá o prêmio de 12 mil. O segundo receberá 10 mil e o terceiro, 8 mil. Todas as obras vencedoras ficarão para o acervo da Coordenadoria de Galerias. A Bienal será realizada de 10 de maio a 22 de junho deste ano, nas dependências do Centro de Cultura Patrícia Galvão (Av. Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias). O evento é realizado pela prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.

Informações: 3226-8000.

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta

[confira outras notícias]