12º Festival Mundial do Minuto VIVO anuncia vencedores ::  | Curta o Curta

12º Festival Mundial do Minuto VIVO anuncia vencedores

Por Guilherme Whitaker em 23/11/2005 08:25


12º FESTIVAL MUNDIAL DO MINUTO VIVO

ANUNCIA VENCEDORES

*** selecionados são exibidos até 27 de novembro
em 200 pontos espalhados em 20 estados e no Distrito Federal 


Em cerimônia realizada na noite desta segunda-feira, 21 de novembro, no Cinesesc (São Paulo), foram anunciados os vencedores da décima segunda edição do Festival Mundial do Minuto VIVO.

Composto por todos os realizadores concorrentes (que puderam votar em três trabalhos da competição, exceto os próprios), o júri do festival distribuiu R$ 20 mil em prêmios (dez prêmios de R$ 2 mil). Os premiados ficam estarão disponível por três meses para download gratuito nos aparelhos celulares da VIVO.

”02. Conjunto Residencial”, de Adams Carvalho e Olívia Brenga, e ”Cada Qual pro Seu Lado”, de Yale Gontijo Araújo, dividiram o prêmio de melhor vídeo. Em segundo lugar ficou a produção carioca “Os Incompreendidos”, dirigida por Issac Chueke.

As demais premiações anunciadas foram as seguintes:

melhor plano – “02. Conjunto Residencial”, “No Som Concreto Dorme o Silêncio Secreto” (de Guilherme Valentim), “Pequena Pausa” (Ricardo Santini) e “Masturbação” (Gregório Graziozi)

melhor edição - “No Som Concreto Dorme o Silêncio Secreto”

melhor trilha sonora original – “O Corpo do Vídeo” (João Angelini)

melhor edição de som – “Enquanto Uns Falam, Outros Calam” (Mariana Discacciati, Rodrigo Pazzini e Vicente Pessoa)

situação mais inusitada – “Os Incompreendidos”

melhor animação – “02. Conjunto Residencial”


O décimo premiado é o vencedor da mostra competitiva composta por títulos selecionados para o 1º Festival do Minuto Universitário, a ser anunciado durante a cerimônia de premiação específica desta competição, que acontece no dia 26 de novembro (sábado), às 20h00, no Museu da Imagem e do Som (Av Europa 158, Jardim Europa, São Paulo, entrada franca).

A seleção dos melhores trabalhos de um minuto produzidos no ano são exibidos até 27 de novembro em 200 pontos de exibição (todos com entrada franca) distribuídos em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal, incluindo unidades do Sesc, centros culturais, universidades, bibliotecas, casas de cultura e, na capital paulista, nas unidades dos centros educacionais unificados.

Esta é a décima segunda edição do evento criado em 1991 pelo cineasta Marcelo Masagão (diretor de “Nós Que Aqui Estamos Por Vós Esperamos”, entre outros longas-metragens) que tem como característica principal seu aspecto democrático: além de profissionais da área audiovisual, enviam trabalhos com até um minuto de duração aposentados, estudantes e donas-de-casa. As produções podem ser realizados em qualquer tipo de equipamento que produza imagens em movimento: câmeras de vídeo, câmeras de aparelhos de celular, câmeras de foto digital (seqüências de fotos) ou até mesmo animações em formato Flash feitas no computador. Além da categoria vídeo, podem ser inscritos fotos e frases.

A partir deste ano, o festival passou a contar com parceria da operadora de telefonia móvel VIVO. Com o patrocínio, o evento ganhou caráter permanente, com temas e premiações bimestrais.

“Control+Alt+Del” foi o primeiro tema de 2005 e os vencedores foram O vencedor foi “0.2. Conjunto Residencial“. Em segundo lugar, empatados, ficaram “Xiquexique”, de Luyza Pereira, e “Os Incompreendidos”, de Isaac Chueke.

O segundo tema do ano foi “Silêncio” e “Barreira do Som” (de Sylvain Barre) e “No Som Concreto, Dorme o Silêncio Secreto” (Guilherme Valentim) empataram em primeiro lugar. O segundo lugar ficou com “Pequena Pausa” (Ricardo Santini).

O terceiro tema bimestral proposto foi “Sexo” e seus vencedores ainda não foram anunciados.

Além disso, foram realizadas edições regionais do evento – com o tema “Corpo” - em três cidades (São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília). Foram realizadas ainda 11 festivais regionais nas principais universidades de comunicação do país.

Além da mostra competiva do o 1º Festival do Minuto Universitário, no MIS ainda são apresentadas as mostras “Control+Alt+Del”, “Corpo”, “Silêncio” e “Sexo”.

Mais informações sobre o Festival Mundial do Minuto VIVO estão disponíveis no website www.festivaldominuto.com.br. 

FESTIVAL MUNDIAL DO MINUTO VIVO - até 27 de novembro de 2005
em 200 pontos de exibição localizados em 20 estados e no Distrito Federal
entrada franca


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]