14º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte ::  | Curta o Curta

14º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte

Por Guilherme Whitaker em 21/08/2012 09:06


Cavi Borges e Fábio Andrade conduzem oficinas no FestCurtas; as inscrições estão abertas

 

 

 

Além da exibição de quase 170 filmes e da realização de debates sobre a atual produção cinematográfica, o 14º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte – que ocorre no Cine Humberto Mauro e Sala Juvenal Dias de 14 a 23 de setembro – vai promover duas oficinas: Produção em Rede e Introdução à Crítica Cinematográfica, cujas vagas estão abertas. Os interessados devem enviar currículo até o dia 31 de agosto para o e-mail secretaria@festcurtasbh.com.br.

Conduzida pelo cineasta Cavi Borges, a oficina Produção em Rede tem como intuito incentivar a realização audiovisual independente de filmes de baixíssimo orçamento, com equipes reduzidas. A atividade ocorre nos dias 15 e 16 de setembro, de 14 às 19 horas, e tem capacidade para 30 alunos.

Borges, fundador da Cavideo (locadora especializada em filmes de arte, referência dos cinéfilos cariocas que depois também se tornou produtora e distribuidora de filmes), dará destaque à produção de filmes baseados em parcerias e redes de contatos. Segundo ele, essa é uma fórmula desenvolvida por coletivos no Brasil e fora também. Novos caminhos para filmar sem dependência de editais e dinheiro público. O público alvo da atividade são produtores da área audiovisual e profissionais interessados em trabalhar nesta área, em especial aqueles que querem viabilizar produções de filmes de forma independente, em processos colaborativos.

Já a oficina Introdução à Crítica Cinematográfica, ministrada pelo crítico, roteirista e editor da Revista Cinética, Fábio Andrade, apresentará ao participante uma introdução ao pensamento crítico e à produção de textos a partir de obras cinematográficas, dentro de uma perspectiva histórica da crítica de cinema como crítica de arte. Com capacidade para 30 alunos, as aulas serão realizadas de 15 a 18 de setembro, de 14 às 17 horas (exceto no domingo, que será de 13 às 16 horas).

Crítica: o que é? De onde veio? Qual seu objeto de trabalho? Quais seus compromissos? A oficina buscará algumas respostas para essas perguntas, em diferentes autores da filosofia, da crítica de arte e da filosofia da arte - modalidades distintas que serão diferenciadas nos dias de trabalho - na tentativa de delimitar uma definição e uma área de atuação específica da crítica cinematográfica. O público alvo são pessoas interessadas em cinema e em linguagem cinematográfica. Estudantes de cinema, comunicação e artes.

As oficinas são gratuitas e os candidatos selecionados terão seu nome divulgado no site www.festcurtasbh.com.br no dia 7 de setembro. Outras informações pelo telefone 3236 7367.

***

SERVIÇO

14º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS DE BELO HORIZONTE

Data: 14 a 23 de setembro de 2012

Local: Cine Humberto Mauro | Palácio das Artes

Informações: www.festcurtas.com.br

Programação gratuita

***

Assessoria de Imprensa

Sinal de Fumaça – A comunicação original

Fone: (31) 3264-4404 e e-mails: aline@sinaldefumaca.com.br,

Contatos: Aline Ferreira (31)8778-1774 e Sérgio Stockler (31) 9143-1001

Fonte: Aline Ferreira


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]