15o. Festival Internacional de Curtas de Sampa exibe 437 filmes, grátis, saiba m ::  | Curta o Curta

15o. Festival Internacional de Curtas de Sampa exibe 437 filmes, grátis, saiba m

Por Guilherme Whitaker em 23/08/2004 13:41


Festival de Curtas de SP faz 15 anos 
 
Começa nesta quinta-feira (26/08) o 15º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, que exibe 157 trabalhos da mais recente safra brasileira no formato e promove um Tributo a Thomaz Farkas no ano em que o fotógrafo e produtor completa 80 anos. O Foco: Megacidades exibe filmes das megalópoles do planeta (como Nova York, Cidade do México, Bombaim, Seul, Jacarta, Los Angeles, Tóquio, Cingapura e, claro, São Paulo), enquanto que dois programas prestam homenagem ao cineasta francês François Truffaut (1932-1984), com curtas produzidos entre 1957 e 2002, por ele dirigidos ou são influências diretas de seu estilo cinematográfico. Ao todo, são 437 títulos, exibidos com entrada gratuita até 4 de setembro em 13 salas paulistanas.
 
O festival promove também extensões em outras três capitais. No Rio de Janeiro (no dia 3/09, no Cine Odeon BR) e no Recife (6/09, no Cinema Apolo) acontecem maratonas cinematográficas reunindo destaques do evento. Já em Porto Alegre, são dez sessões previstas no período de 9 a 12 de setembro na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro.
 
O Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo objetiva promover o intercâmbio entre a produção brasileira e a internacional.O festival tem um caráter cultural e não competitivo e visa exibir filmes que contribuam para o desenvolvimento do curta quanto à sua linguagem, formato específico e forma de produção e, também, incentivar a reflexão com oficinas, encontros e seminários. O evento acontecerá simultaneamente em diversos espaços da cidade de São Paulo, realizando posteriormente itinerâncias nas cidades do Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre.

Mostra Internacional
Produções recentes de diversos países dos cinco continentes, incluindo ganhadores do Oscar, Palma de Ouro em Cannes, Grande Prêmio de Clermont Ferrand, Urso de Prata de Berlim, Leão de Ouro de Veneza, Prêmio em Oberhausen, entre outros.

Mostra Latino-americana
Curtas da Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, México, Peru, Uruguai, Venezuela, compôem uma abrangente vitrine da produção do sub-continente.

Mostras Brasileiras
Maior vitrine da produção nacional de curtas-metragens distribuidos nas diferentes seções: Panorama Brasil , Curta o Formato, Cinema em Curso e Brasileiros no Exterior, além de um tributo ao importante produtor Thomaz Farkas.

Formação do Olhar – Uma reunião de projetos que têm em comum o uso do vídeo como instrumento de inserção social. Exibição de vídeos e debates, reunindo experiências de diversas regiões do país.

Foco:Megacidades - Buscando integrar o evento à celebração dos 450 anos de São Paulo, o foco da 15 edição será dedicado a cinematografias de cidades de mais de quinze milhões de habitantes. Curtas que retratam a vida de megalópoles como Tóquio, Cidade do México, Los Angeles, Nova York, Seul, Jacarta, Nova Delhi, Bombaim, Cairo e a própria São Paulo.

Programas Especiais - Tributo a Truffaut; Semana da Crítica de Cannes, Jameson Awards Program, A Marca do Curta (BMW, Nike e Absolut); Curtas de Marca (Agnés Varda; Nick Park; Mathias Müller); Espírito Esportivo, entre outros.

Mix Brasil - Os melhores trabalhos da recente produção mundial de curtas-metragens sobre o tema da sexualidade.

Atividades Paralelas - Encontro das ABDs, Oficinas Kinoforum , Worshops; Noites de Kino.

Salas de exibição - MIS, CCBB-SP, CineSesc, Centro Cultural S. Paulo, Espaço Unibanco de Cinema, Cinusp e FAAP
 
Saiba tudo no saite do festival em www.kinoforum.org

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]