17.774 filmes brasileiros!!!! ::  | Curta o Curta

17.774 filmes brasileiros!!!!

Por Guilherme Whitaker em 23/08/2006 18:26



LANÇAMENTO DO LIVRO:
"DICIONÁRIO DE FILMES BRASILEIROS - CURTA E MÉDIA METRAGEM"



A Associação Kinoforum, através do XVII Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, com o intuito de sempre incentivar a produção cultural do Brasil, tem o orgulho de realizar o lançamento de uma das mais importantes e completas obras já realizadas sobre a produção de curta-metragens no Brasil, o livro: 'Dicionário de Filmes Brasileiros - Curta e Média-Metragem'. O Livro lista toda a produção nacional de curtas e médias metragens no período 1897 a 2005, em projeto pessoal e profissional de um profundo conhecedor sobre o nosso cinema, Antônio Leão da Silva Neto, autor dos não menos importantes, 'Astros e Estrelas do Cinema Brasileiro', de 1998 e 'Dicionário de Filmes Brasileiros - Longa Metragem', de 2002, obras consagradas e de referência obrigatória e diária para jornalistas, críticos, pesquisadores, alunos de cinema e público cinéfilo em geral, com grau de informação e detalhes nunca antes realizado.

Sem a pretensão de esgotar o assunto, o presente dicionário engloba tudo o que já foi publicado até hoje sobre curtas metragens brasileiros, além de dados adicionais e raros de filmes produzidos e nunca exibidos, ou mesmo desaparecidos. Por seu grau de profundidade e riqueza de dados, este Dicionário é fonte de informação obrigatória e imprescindível para qualquer cinéfilo ou pesquisador sobre cinema em geral.

Dicionário mapeia a produção brasileira de curtas e médias metragens desde 1897

'Dicionário de Filmes Brasileiros - Curta e Média Metragem' é o mais completo levantamento já feito sobre a produção brasileira de curta e média metragem, filmes feitos em película de cinema, Super-8, 16mm e 35mm. Resultado de 4 (quatro) anos de pesquisa, o dicionário nos remete ao início do cinema no Brasil, quando Affonso Segreto, de volta da França com uma câmera na mão adquirida dos irmãos Lumière, realiza as primeiras imagens da Baía da Guanabara e caminha pela longa produção oficial do INCE, depois INC e depois Embrafilme, além de ciclos regionais e curtas clássicos. Foram catalogados 17.774 filmes e 4.363 diretores, com sinopses bem elaboradas, que informam a ficha completa do filme, seus técnicos, o elenco, o argumento, as participações em festivais, as premiações, os comentários, as curiosidades, enfim, tudo que foi possível informar nesse incrível e árduo trabalho de pesquisa.

O 'Dicionário de Filmes Brasileiros - Curta e Média Metragem' deve ser considerado como o volume II do seu antecessor, 'Dicionário de Filmes Braileiros - Longa Metragem'. Os dois, tem a pretensão de listar a nata da produção nacional brasileira, excetuando-se produções em vídeo, filmes institucionais e cine-jornais.

A partir de agora, os profissionais da área e público em geral terão nas mãos mais uma importante ferramenta de trabalho, obra de referência, que vem suprir, assim como seu antecessor, uma lacuna inexplicavelmente existente até então no mercado editorial brasileiro.


Lançamento durante o XVII Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo
, dia 26 de Agosto de 2006

Noite de autógrafos com o autor, Antonio Leão da Silva Neto, quando será realizado happy hour com a presença de diretores, atores e personalidades ligadas ao Cinema Brasileiro.

Horário: a partir das 18h
Local: MIS - Museu da Imagem e do Som
Endereço: Av. Europa, 158
Maiores Informações: 3031-5522 (Associação Kinoforum)

Confira mais em www.kinoforum.org

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]