18º Cine PE - Festival Audiovisual começa neste sábado, 26 de abril ::  | Curta o Curta

18º Cine PE - Festival Audiovisual começa neste sábado, 26 de abril

Por Curta o Curta em 26/04/2014 13:46


A edição 2014 do Cine PE - Festival Audiovisual, que começa neste sábado, 26 de abril, e vai até o dia 2 de maio, em Olinda (PE), traz novidades na programação. A competição será dividida em quatro segmentos, sendo dois deles abertos a produções internacionais. Ao todo, serão exibidos 27 filmes na programação do evento - 22 deles, brasileiros.

 

Os longas nacionais “O mercado de notícias”, de Jorge Furtado e “Corbiniano”, de Cezar Maia, estarão entre os filmes exibidos na Mostra Doc Internacional. A Mostra PE, apenas de curtas pernambucanos, programou seis filmes, e sete outros curtas-metragens de todo o Brasil serão exibidos na Mostra Curta Brasil. Na Mostra Competitiva de Longas-metragens de Ficção, há quatro brasileiros: “Mundo deserto de almas negras”, de Ruy Veridiano; “O menino no espelho”, de Guilherme Fiuza Zenha; “Romance policial”, de Jorge Durán; e “Muitos homens num só”, de Mini Kerti. O longa-metragem “Getúlio”, de João Jardim, será exibido fora de competição, em sessão especial. A programação completa do festival pode ser consultada no site do evento.

 

Premiação

 

O prêmio oficial do Cine PE, o Troféu Calunga, será entregue a cada um dos vencedores, escolhidos pelos júris técnico e popular. Os realizadores também concorrem a prêmios concedidos por associações, empresas parceiras e pela Federação Pernambucana de Cineclubes - FEPEC. Na cerimônia de encerramento do festival, além da premiação dos vencedores das mostras competitivas, também está prevista a realização de homenagens - nesta edição, os homenageados serão a atriz Laura Cardoso, com mais de 60 anos de carreira; o ator José Wilker, falecido no início deste mês; e o longa-metragem "Deus e o Diabo na Terra do Sol" (1964), do cineasta Glauber Rocha.

 

Seminários e oficinas

 

O Cine PE também prevê a realização de seminários sobre cultura e audiovisual, e também deoficinas de formação, até o mês de dezembro. A programação dos seminários e das oficinas será divulgada ao longo da semana de realização do festival. Os ingressos para as mostras competitivas variam entre R$ 5 (meia entrada) e R$ 10 (inteira). Atividades paralelas, como as entrevistas coletivas, têm entrada franca, e para a Mostrinha o acesso é somente para alunos da rede pública de ensino.

 

O evento acontece no Teatro Guararapes, Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon), em Olinda (PE). Para mais informações, acesse o site oficial do Cine PE - Festival Audiovisual.


Fonte: ANCINE


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]