1ª edição do Festival Internacional de Filmes Curtíssimos em Brasília ::  | Curta o Curta

1ª edição do Festival Internacional de Filmes Curtíssimos em Brasília

Por Guilherme Whitaker em 14/04/2008 11:40


1ª edição do Festival Internacional de Filmes Curtíssimos em Brasília.
10ª edição em Paris e simultaneamente no mundo inteiro.

Os interessados podem inscrever filmes em qualquer formato, gênero ou tema, amadores ou profissionais, porém, que não ultrapassem 3 min. de duração (fora os genéricos – título e créditos), realizados em qualquer parte do Brasil e em qualquer data, podendo os mesmos já ter participado de outros festivais ou mostras.

Os candidatos devem preencher a ficha de inscrição disponível (on-line) no site www.filmescurtissimos.com e entregar em mãos ou enviar, via Sedex, cópia do filme em DVD, anexada à ficha de inscrição impressa e assinada, para o endereço: Espaço Cultural Renato Russo - 508 Sul Bl. A - CEP 70.351-580 (Aos cuidados do Festival Internacional de Filmes Curtíssimos), até o dia 24/04/2008. A inscrição é gratuita.

Informações: Anne Daldegan: (61) 8199-0052 - annedaldegan@hotmail.com.

Os filmes selecionados concorrerão a quatro premiações (Grande Prêmio, Animação, Originalidade e Júri Popular), e, ainda, entrarão na curadoria, realizada em Paris, para mostra Internacional do Festival em 2009.

O Festival acontece nos dias 2, 3 e 4 de maio no Cine Brasília, em Brasília, e em mais de 17 países e 54 cidades ao mesmo tempo.

A 1ª edição em Brasília agrega duas novidades ao Festival:

1- Serão oferecidas oficinas de “formação de olhar para o cinema” a alunos do ensino médio da rede pública, com o objetivo de compor um corpo de jurados para o Prêmio “Brasília 50 Anos”;

2- Todos os filmes de Brasília inscritos e selecionados para o Festival serão exibidos em uma mostra competitiva para o Prêmio que antecipa as comemorações dos 50 anos de Brasília.

Organização nacional e produção executiva: Josiane Osório 61 9138-0206
filmescurtissimos@yahoo.com.br

Produção executiva:Danielle Athayde 61 9942-0864 / 923-11403
danielleathayde@yahoo.com.br

Produção: Anne Daldegan 61 8199-0052
annedaldegan@hotmail.com

Assessoria de imprensa:
Rodrigo Machado
61 8175-3794 / 3349-4113
drigo.machado@gmail.com
msn: brancomelo10@hotmail.com
Skype: drigo.machado

FESTIVAL INTERNACIONAL DE FILMES CURTÍSSIMOS
Uma seleção internacional

O Festival Internacional de Filmes Curtíssimos apresenta a seleção de uns cinqüenta filmes vindos de todo o mundo, todos seguindo a mesma regra: não podem ultrapassar três minutos (fora os créditos e título). Todos os gêneros estão presentes: ficção, animação, documentário, experimental. Um concentrado de inventividade e imaginação...

O Júri Internacional é composto de profissionais da área e personalidades, que se reúnem em Paris uma semana antes do início do Festival para conferir a premiação nas categorias “Prêmio de Animação” e “Prêmio de Originalidade”. Nas outras cidades dos países participantes, é atribuído “O Grande Prêmio do Júri Popular” para a seleção internacional, e os resultados de todas as cidades serão publicados no site da organização internacional do Festival (www.trescourt.com). Localmente, na seleção nacional, serão atribuídos os prêmios de Originalidade, Melhor Animação e Melhor Filme, por um júri composto de artistas e profissionais; também haverá o Prêmio do Júri Popular, com o objetivo de dar voz aos espectadores para a escolha do melhor filme da Mostra Competitiva Nacional. Finalmente, o Prêmio “Brasília 50 anos”, será atribuído ao melhor filme brasiliense eleito por um júri composto de alunos do ensino médio da rede pública do DF, que estão participando das oficinas de “formação do olhar para o cinema”. Os Prêmios serão entregues em uma grande festa no dia 4 de maio no Cine Brasília, com a presença dos realizadores dos filmes da Mostra Competitiva Local.


Uma programação nacional e internacional: a originalidade do festival e sua difusão simultânea, durante três dias, em várias cidades em todo mundo. Neste ano a rede do Festival aumentou para reunir mais de sessenta cidades e novos países como a Coréia do Sul, a Tunísia, Israel e Brasil. Nos quatro cantos do planeta vamos descobrir mais de duas horas de um programa eclético e votar para atribuir o Prêmio do Público. De Paris a Montreal, de Marselha a Túnis, passando por Montevidéu, Berlim, Bamako, Seul, Timisoara e em Brasília pela primeira vez.

Festival Internacional de Filmes Curtíssimos – 2, 3 e 4 de maio – 10ª edição internacional, 1ª edição Nacional em Brasília – no Cine Brasília – e simultaneamente no mundo inteiro www.filmescurtissimos.com ou www.trescourt.com


Rede das cidades participantes da 10ª edição

BRASIL: Brasília.

FRANÇA: Aniane; Annecy; Arcueil; Gentilly; Aubagne; Audincourt; Caen; Chambéry; Cherbourg; Cluny; Domqueur; Fougères; La Garde; La Rochelle; Le Mans; Lucé Millau; Marseille; Montpellier; Nogent-sur-Marne; Paris Reims; St-Etienne-du-Rouvray; Wissembourg.

SUIÇA: Bex Genève; Lausanne; Neuchâtel; Sion.

ISRAEL: Tel Aviv.

ITÁLIA: Bolonha; Comacchio; Olbia; Pádua; Trento; Vicenza.

TUNÍSIA: Túnis.

NOVA CALEDÔNIA: Mont-Dore.

ALEMANHA: Berlim; Weimar.

BÉLGICA: Bruxelas.

LUXEMBURGO: Luxemburgo.

MALI: Bamako.

SENEGAL: Dakar.

CANADÁ: Montreal; Québec.

ROMÊNIA: Aiud; Bacau; Baia Maré; Cluj-Napoca; Iasi; Sibiu; Târgu Mures; Timisoara.

CORÉIA DO SUL: Seul.

URUGUAI: Montevidéu.

VENEZUELA: Caracas.

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta

[confira outras notícias]