1° Festival de Nova Iguaçu ::  | Curta o Curta

1° Festival de Nova Iguaçu

Por Guilherme Whitaker em 31/12/2007 11:03


O Iguacine – 1° Festival de Cinema da Cidade de Nova Iguaçu, acontecerá em sua primeira edição, de 3 a 13 de abril em diversos bairros do município. Realizado pela Escola Livre de Cinema com o patrocínio da Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu, é o primeiro festival audiovisual sediado na Baixada Fluminense. Todas as atividades serão gratruitas.

Confira o regulamento e etc. do Iguacine AQUI. Até 20 de janeiro!

Além de difundir a recente produção nacional, o Iguacine proporciona o encontro do público com os realizadores e profissionais da área. O festival pretende discutir de novas estratégias de produção e difusão que surgem a partir das novas tecnologias digitais, como o uso de celulares com câmeras e exibição na Internet. O Iguacine acredita na importância de gerar reflexões sobre como os realizadores se apropriam destas tecnologias e como o público interage com elas.

O projeto é uma estratégia de inclusão produtiva e subjetiva dos moradores da cidade, buscando contribuir para o direito ao acesso público de práticas culturais. O festival terá caráter social, além do caráter de entretenimento, uma vez que incentiva a criação de uma política pública de cinema para a cidade de Nova Iguaçu.

O Iguacine invade a cidade e vai atrás do seu público. Além de mostrar os filmes nas principais salas de cinema da cidade e centros culturais, o festival criará um circuito de exibição alternativo em locais por onde os moradores circulam no seu cotidiano. Praças, ruas, videolocadoras, e até mesmo um parque de diversões, tornam-se locais de exibição.

O Iguacine tem em sua programação 7 mostras. São elas: Competitiva Nacional, Panorama Nacional, Homenagem, Filme de um homem só, Bairro Escola, Coletores de Imagens e Filmes de Celular. Promove ainda outras atividades, como oficinas, debates e um Jogo de Vj's.

O Panorama Nacional é o programa de longas-metragens brasileiros. A Competitiva Nacional exibe curtas-metragens nacionais em competição, com sessão seguida de debate com os realizadores.

A Mostra Infantil leva ao público filmes para crianças que não foram exibidos no grande circuito.

"Filme de um homem só" é também uma mostra competitiva. O programa exibirá filmes nos quais apenas uma pessoa passa por todos os processos de produção e realização do filme, desde a criação até sua finalização.

A mostra Bairro Escola, exibe filmes realizados por crianças, jovens e adultos nas escolas de Nova Iguaçu e na Escola Livre de Cinema, que resultam de iniciativas que aproximam o audiovisual da educação.

A Mostra Homenagem reúne filmes realizados pelo diretor homenageado do respectivo ano. Anunciaremos em breve o diretor escolhido para a 1ª edição do Iguacine.

Os Coletores de Imagens tem como objetivo principal gerar integração e reconhecimento territorial, através da prática do audiovisual. Os jovens saem às ruas munidos de câmeras de vídeo e máquinas fotográficas, em busca de memórias imagéticas dos moradores da cidade, como fotografias e vídeos de família. Travam relação direta com os moradores e conseqüentemente com o seu território, gerando a produção de memória social e pertencimento. A mostra Coletores de Imagem exibirá os filmes que resultarão deste encontro.

Serão oferecidas oficinas tanto para realizadores convidados como para o público interessado. Essas oficinas promovem a integração e implementação da produção dos participantes, viabilizando a aproximação com equipamentos e temas que girem em torno do universo da produção audiovisual e dos novos suportes do Séc. XXI.

Para além dos filmes, o Jogo de VJ's traz ao público bases para o improviso de arranjos entre som e imagem, através de um jogo onde os participantes realizam ao vivo um duelo audiovisual. Realizado em praça pública, com telão e computadores disponibilizados para o público, qualquer um pode aventurar-se nesse jogo.

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]