1a Mostra de Imagens em Movimento MG ::  | Curta o Curta

1a Mostra de Imagens em Movimento MG

Por Guilherme Whitaker em 14/09/2004 13:48


6a Mostra Competitiva de Imagens em Movimento  

Refletir sobre os novos agenciamentos da imagem contemporânea, desenvolver projetos e pesquisar as novas técnicas utilizadas na produção de imagens em movimento, levou professores e alunos da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, a criar em 1997 o Núcleo de Imagens em Movimento – cinema, vídeo e animação no laboratório de pesquisa da Escola de Design.
 
 
Desde o início A Mostra apostou na parceria, no encontro, no diálogo e na experimentação.
No ano em que foi criada, um novo desafio para os integrantes deste núcleo de pesquisa: criar uma mostra que apresentasse ao público o que estava sendo produzido na Escola de Design naquele momento.
 
Acontecia no Cine Humberto Mauro no Palácio das Artes em Belo Horizonte as  primeiras exibições de vídeo e animação da 1a Mostra de Imagens em Movimento, um evento sem fins lucrativos visando somente a troca de experiências entre os estudantes que dela participam, estimulando assim a produção áudio-visual.
 
No ano seguinte a Mostra se tornou competitiva, estimulando a produção universitária do design das imagens em movimento.  Sempre com salas de exibição lotadas a mostra esteve da 1a a 4a edição no Palácio das Artes e em sua última realização na Casa do Conde.
 
Hoje a mostra é um evento consolidado e participam dela estudantes universitários em geral. Neste ano de 2004 se encontra na sua 6a Edição e, a partir da grande procura tornou-se um evento nacional, trazendo até Belo Horizonte trabalhos de estudantes de vários estados brasileiros. 
 
O público será o grande beneficiado da 6a Mostra Competitiva de Imagens em Movimento que traz novidades neste ano. Como nas outras edições as exibições serão totalmente gratuitas, divididas em três momentos: mostra competitiva dos vídeos que serão julgados por uma banca e também pelo júri popular, um segundo momento com a mostra paralela dos vídeos não selecionados para a competição e finalmente e também não competitiva e de caráter não estudantil, aberta para o público mineiro, a Mostra Trash com o lançamento do DVD comemorativo dos dez anos de Lençol Assassino (filme produzido na Escola de Design). A grande novidade é o lançamento da sessão matinê aberta para escolas do ensino fundamental e a participação e todos os núcleos da Escola de Design numa exposição coletiva de trabalhos realizados na faculdade.
 
Novos enfoques, novas reflexões. Múltiplas, híbridas, as imagens da 6a Mostra de Imagens em Movimento da Escola de Design tem o prazer de apresentar ao público novos criadores.
O propósito principal da 6a Mostra Competitiva de Imagens em Movimento é  estimular o estudante realizador iniciante e, proporcionar troca de experiências e técnicas utilizadas nas produções, contribuindo para a formação profissional destes realizadores na medida que o evento promove o intercâmbio cultural e proporciona o aprendizado de novas técnicas.
A mostra tem um momento de palestras e debates, objetivando a  reflexão da imagem através de exposição e assimilação de novas tecnologias, assim como a transmissão de informação profissional aos universitários.
 
Além de trazer a tona os talentos universitários estimulando a criação da imagem, o grande público, a sociedade em geral é beneficiada, pois as exibições são totalmente gratuitas sendo o evento sem fins lucrativos e o cenário brasileiro atual é de uma crescente valorização da produção cinematográfica.
 
A mostra tem um caráter inovador, experimental e aberto ao mesmo tempo, levando o expectador a uma análise crítica das variadas formas e técnicas empregadas na imagem e, ao julgamento destes produtos apresentados a ele.
 
Inserir o público infanto-juvenil das escolas fundamentais às salas de exibição numa mostra selecionada especialmente para eles vem a acrescentar a mostra um caráter múltiplicador da idéia do fazer vídeo, da criação e processo da imagem.

PROGRAMAÇÃO

Data prevista para realização da mostra 28 de setembro a 02 de Outubro

 

Dia 28/09

segunda-feira

-Coquetel de abertura com realizadores, produtores, patrocinadores e apoiadores da mostra com exibição de vídeos premiados das edições anteriores
-Abertura da exposição que estará recebendo público durante toda a mostra

 

Dia 29/09

terça-feira

-Sessão Matinê
-Mostra Paralela
-Mostra Competitiva
Conversa com os realizadores
 
Dia 30/09
quarta-feira
-Sessão Matinê
-Mostra Mineira Trash

 

Dia 01/10

quinta-feira

Mostra de Tipografia
 
Palestra ministrada pwela Prof. claudia terezinha Almeida

 

Dia 02/10

sexta-feira

Resultado, premiação e encerramento
 
***Lançamento do DVD 10 Anos do Video Lençol Assassino juntamente com Festa comemorativa de encerramento da mostra
 
 
EQUIPE TÉCNICA
José Rocha Andrade
 
Rosemary Portugal
 
Maria de Fátima Augusto
 
Coordenadores do Núcleo de Imagens em Movimento
 
 
Equipe Organizadora
Valéria Regina Ferreira
Karla Ozana Xisto

Produtoras

 
Contato
Valéria Regina
(31)9613-4275
Karla Ozana
(31)9119-6015
lotusprodutora@hotmail.com

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]