20º É Tudo Verdade começa nesta quinta-feira em São Paulo ::  | Curta o Curta

20º É Tudo Verdade começa nesta quinta-feira em São Paulo

Por Curta o Curta em 09/04/2015 17:53


Começa hoje, em São Paulo, a 20ª edição doFestival Internacional de Documentários É Tudo Verdade. No Rio de Janeiro, o evento começa amanhã, dia 10, e segue simultaneamente à versão paulista até o dia 19 de abril.

 

Esta edição do festival contará com mais de uma centena de títulos de 31 países – quase 60 deles, brasileiros, entre curtas, médias e longas-metragens. Tanto em São Paulo como no Rio, o festival abre para convidados com o inédito “Últimas Conversas”, de Eduardo Coutinho, que será exibido também em sessões abertas ao público durante o evento. A produção nacional presente no É Tudo Verdade estará dividida entre as competições brasileiras de Curtas-Metragens e de Longas e Médias-Metragens; a Retrospectiva Brasileira: Vladimir, 80, que trará quatro longas de Vladimir Carvalho e dois sobre o cineasta; a Retrospectiva 20! Vinte aos Pares, que comemora os 20 anos do festival; as mostras O Estado das Coisas, É Tudo Verdade/BNDES e Documentários Musicais no É Tudo Verdade; os Programas Especiais; e as sessões de “Iracema, uma transa amazônica” (1975), de Jorge Bodanzky e Orlando Senna, que acontecem na Cinemateca Brasileira, em SP, e no Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro.

 

Todos os sete filmes na Competição Brasileira de Longas e Médias-Metragens são estreias mundiais: “Caminho de volta”, de José Joffily e Pedro Rossi; “Eu sou Carlos Imperial”, de Renato Terra e Ricardo Calil; “Filme sobre um bom fim”, de Boca Migotto; “Orestes”, de Rodrigo Siqueira; “A paixão de JL”, de Carlos Nader; “Sete visitas”, de Douglas Duarte; e “Um filme de cinema”, de Walter Carvalho.

 

Já a Competição Brasileira de Curtas-metragens, que exibirá nove filmes (três deles inéditos), apresenta uma novidade: o vencedor da mostra receberá não apenas o prêmio em dinheiro no valor de R$ 10 mil e o troféu criado pelo artista plástico Carlito Carvalhosa, como também será elegível para concorrer a uma vaga na disputa do Oscar de melhor curta documental no prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

 

Acesse aqui a programação completa de filmes do festival.

 

Outras atividades

 

Além das exibições de filmes, sempre gratuitas, o festival promove lançamentos de livros, debates, uma exposição no Centro Cultural São Paulo e a 14ª edição da Conferência Internacional do Documentário, que acontece apenas em São Paulo, na Cinemateca Brasileira, também com entrada franca. Clique aqui e confira a programação de eventos paralelos às mostras.

 

Nesta edição, as mostras itinerantes, com exibição dos destaques da programação no Rio de Janeiro e São Paulo, acontecerão em Belo Horizonte entre os dias 29 de abril e 4 de maio; em Santos entre os dias 7 e 10 de maio; e em Brasília, de 27 de maio ao dia 1º de junho.

 

Para mais informações, acesse o site oficial do Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade.

Fonte: ANCINE


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]