22 prêmios para os curtas MESSALINA e CINCO NAIPES ::  | Curta o Curta

22 prêmios para os curtas MESSALINA e CINCO NAIPES

Por Guilherme Whitaker em 16/04/2005 11:38



22 prêmios para os curtas MESSALINA e CINCO NAIPES 


Com os 7 troféus no recente Prêmio José Lewgoy do Cinema Gaúcho, os dois primeiros curtas da Clube Silêncio já somam 22 prêmios:

MESSALINA – 32º Festival de Gramado: Prêmio Especial do Júri, na Mostra Nacional, e Prêmio de Melhor Montagem na Mostra Gaúcha. 37º Festival de Brasília: Melhor Roteiro, Melhor Atriz e Prêmio Porta Curtas. Prêmio José Lewgoy de Cinema Gaúcho: Melhor Roteiro (dividido com CINCO NAIPES) e Melhor Atriz

CINCO NAIPES - 32º Festival de Gramado: Melhor Roteiro, Montagem, Ator (Pedro Santos) e Aquisição Canal Brasil, todos na Mostra Nacional e, na Mostra Gaúcha, Roteiro e Atriz (Janaína Kremer). 31ª Jornada da Bahia: Melhor Direção, Melhor Fotografia e Melhor Montagem. 8º Festival Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira (Portugal): Prêmio Aquisição da rede de TV RTP. Prêmio José Lewgoy de Cinema Gaúcho: Melhor Filme, Diretor, Roteiro (dividido com MESSALINA), Fotografia e Montagem.

CINCO NAIPES no INPUT, em Turin, Recife e Cuiabá

O curta de Fabiano de Souza, comprovando o seu ecletismo, transitará nas próximas semanas entre festivais tradicionais, gays e de produção televisiva.

Nesta quinta, 14 de abril, Cinco Naipes foi ovacionado por mais de 2500 pessoas na competição do CINE-PE (Recife). O CINE-PE é um dos três mais importantes festivais brasileiros, e é aquele que recebe o maior público, em uma sala para mais de duas mil pessoas. Fabiano estava lá e disse nunca ter sentido uma catarse coletiva desse nível, “com exceção do tri-campeonato colorado em 1979”. A exibição do filme se deu após a platéia quase ir a loucura com um documentário sobre CHICO SCIENCE. Porém, segundo Fabiano “A sessão foi um teste para cardíaco. Mas no final, o CINCO NAIPES foi muito aplaudido. Várias pessoas vieram falar sobre o filme e ganhei um baita beijo da Itala Nandi!”

Após ter competido no MIX BRASIL – Festival da Diversidade Sexual (em novembro), o curta recebeu convite para a competição do 20th Turin Gay & Lesbian Film Festival, e será exibido dia 21 de abril, dentro da sugestiva sessão “Between man” (!?!).

Cinco Naipes é um dos dois projetos brasileiros selecionados para o INPUT 2005, o principal festival mundial que reúne conteúdos audiovisuais e produções independentes de/para cinema e TV, e que este ano acontece em San Francisco/EUA, de 1º a 06 de maio, circulando depois por diversos países. O diretor, Fabiano de Souza, estará acompanhando a exibição do filme.

E no final do mês de maio, Cinco Naipes participa do 12º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, onde também estará MESSALINA.

MESSALINA no Ceará, em Sergipe, Cuiabá e no Curta nas Telas

O curta de Cristiane Oliveira também anda viajando Brasil afora.

Entre 27 de abril e 02 de maio a diretora acompanha a exibição do filme no 5º CURTA-SE - Festival Luso-brasileiro de curtas-metragens, em Aracaju/SE.

De lá, o curta e a diretora seguem para Fortaleza, onde participam, de 06 a 12 de maio, do 15º CINE CEARÁ, um dos mais importantes festivais brasileiros, que em 2002 consagrou o longa “O Homem Que Copiava”.

Quase sem pausa pra respirar, MESSALINA será exibido na competição do 12º Festival de Cinema Vídeo de Cuiabá, junto com o outro curta da Clube Silêncio, CINCO NAIPES.

E em breve, nas telas de um cinema de Porto Alegre, os espectadores poderão ver o curta MESSALINA junto com um longa, dentro do projeto CURTA NAS TELAS, que já está em sua 15ª edição.

MESSALINA vendido para o JAPÃO

Em janeiro deste ano, a Clube Silêncio esteve representada no principal festival de curtas do mundo, o de Clermont-Ferrand, pelos seus dois curtas, através do Grupo Novo de Cinema/Brazilian Promotion.

A partir de Clermont, foi possível a venda do curta MESSALINA para o canal MAN UNION/CINEFIL, do Japão (o mesmo que em 2003 adquiriu o curta DOMINGO, de Gustavo Spolidoro).

O filme entra em cartaz ainda neste semestre e será dublado em japonês!!!

CINCO NAIPES vendido para PORTUGAL

Em sua primeira incursão pelos festivais estrangeiros, o curta de Fabiano de Souza recebeu, durante o 8º Festival Luso-brasileiro de Santa Maria da Feira, o Prêmio Aquisição da RTP, que é a principal rede de TV portuguesa. Lá, CINCO NAIPES será exibido dentro do programa ONDA CURTA.

A DOMICÍLIO, INÍCIO DO FIM e SKETCHES em finalização

Enquanto isso, os 3 novos curtas da Clube Silêncio estão em fase de finalização: A DOMICÍLIO, de Nelson Diniz; INÍCIO DO FIM, de Gustavo Spolidoro; e SKETCHES, de Fabiano de Souza.

Os 3 filmes já foram montados pelo sócio da Clube, Milton do Prado, direto do Canadá, acompanhados “de perto” pelos diretores, através de um processo só permitido graças aos avanços tecnológicos e à parceria da Thaís e do Alfredo Barros, que fazem o link em POA, com a montagem no CANADÁ. 


CLUBE[...]SILÊNCIO
f: 00-55-51-3227.9564
3225.0729 / 9245.8585
R. Luís Afonso, 368
Porto Alegre/RS
CEP 90050-310


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]