25º Curta Kinoforum começa dia 20 de agosto, em São Paulo ::  | Curta o Curta

25º Curta Kinoforum começa dia 20 de agosto, em São Paulo

Por Curta o Curta em 20/08/2014 18:46


Começa hoje, dia 20 de agosto, e vai até o dia 31 deste mês a 25ª edição do Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo – Curta Kinoforum. O evento, cuja programação é gratuita para o público, exibirá 337 curtas-metragens – deles, 166 nacionais -, divididos em diversas mostras: Mostra Brasil, Panorama Paulista, Cinema em Curso, Oficinas Kinoforum, Mostra Internacional, Mostra Latina, A Queda de Todos os Muros, Estado Crítico, Tomada única - Quebrando Muros, 3D - Elemento Narrativo, Cachaça Cinema Clube, 100 Anos de Cortázar, USC - University of Southern California, O Realizador e o seu Tempo, Semana da Crítica, Festival de Rotterdam, Quinzena dos Realizadores, Bogoshorts, Diversidade Sexual – Assunto de Família, Dark Side (dedicada a filmes de horror), Mostra Infantojuvenil, Prospectiva Joel Pizzini e Sessão ABC.

 

Mais de 160 curtas nacionais

 

A Mostra Brasil exibirá 50 filmes de diversos estados brasileiros - entre eles, “Fernando que ganhou um pássaro do mar”, de Felipe Bragança e Helvécio Marins Jr.; “O caminhão do meu pai”, de Mauricio Osaki; “O bom comportamento”, de Eva Randolph; “Loja de répteis”, de Pedro Severien; e “O completo estranho”, de Leonardo Mouramateus. Já a seção Panorama Paulista exibirá 30 produções do estado de São Paulo – incluindo a animação “Guida”, de Rosana Urbes, vencedora dos prêmios de Melhor Curta Brasileiro e Prêmio Canal Brasil do Anima Mundi; e a mostra Cinema em Curso programou 19 filmes realizados em cursos de graduação de cinema e audiovisual; e o programa das Oficinas Kinoforum é formado por nove produções, resultado das oficinas realizadas desde o início do ano. Confira aqui a seleção completa dos programas brasileiros.

 

Também há diversos curtas nacionais nas mostra especiais, como a mostra Estado Crítico, que trará curtas de Tata Amaral, Caru Alves de Souza, Aly Muritiba, entre outros; ou a mostra Infantojuvenil, que promove, além das sessões com 24 curtas (onze deles, nacionais), atividades especiais para a criançada - dublagem ao vivo e sessões de jogos e brincadeiras de expressão corporal.

 

O festival não tem caráter competitivo, mas os filmes podem receber prêmios concedidos por parceiros do evento, além do Prêmio Itamaraty para o Curta-metragem Brasileiro, oferecido pelo Ministério das Relações Exteriores.

 

Atividades paralelas

 

O Curta Kinoforum também promove atividades paralelas - exposições, oficinas, encontros com realizadores, debates, lançamentos de livros e eventos especiais, como a gincana a “Noite de Kino”, cujo objetivo é a produção de um filme por alunos de escolas paulistas; exibições ao ar livre; e o workshop "Formação inicial em projetos culturais", cujas inscrições estão abertas até amanhã, 21 de agosto.
 

O festival acontece em diversos espaços da capital: Museu da Imagem e do Som (MIS),

Cinemateca Brasileira, CineSesc, Espaco Itaú Augusta, Centro Cultural São Paulo, Cine Olido, e no Circuito Municipal de Cultura (CEU Navegantes, CEU Paraisópolis, CEU Quinta do Sol, Centro Cultural Penha, CEU Tiquatira e Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes). Confira aqui todos os endereços.

 

Para mais informações, acesse o site oficial da 25ª edição do Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo – Curta Kinoforum.


Fonte: ANCINE


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]