260 inscrições nas oficinas livres 2007 ::  | Curta o Curta

260 inscrições nas oficinas livres 2007

Por Guilherme Whitaker em 30/01/2007 21:37



Em apenas 12 dias foram recebidas 260 inscrições para as Oficinas Livres, sendo 121 de interessados no curso de Cinematografia Digital e 139 no curso de Edição. Saiba mais das oficinas abaixo.
O resultado com os selecionados será publicado no site da MFL no dia 31-01 (Edição) e 05-02 (Cinematografia). Serão selecionados até 50 alunos por curso.

Em parceria com a Oi Futuro, a Mostra do Filme Livre volta a realizar, gratuitamente, oficinas de vídeo, desta vez focadas nas facilidades que o mundo digital e online vêm ofertando em relação à captação e à manipulação audiovisual.
Entre outras ações, serão apresentadas novas possibilidades na utilização de sistemas e programas gratuitos/trial.  Confira abaixo as características de cada curso. A MFL tem certezas de que tal parceria com a Oi Futuro, aqui inciada, será de grande benefício a todos os participantes. 

MISSÃO

Desenvolver, apoiar e reconhecer ações educacionais e culturais que promovam o desenvolvimento humano, utilizando tecnologia de comunicação e informação.

É com prazer que o Oi Futuro apóia a Mostra do Filme Livre que, a cada ano, vem se firmando como importante espaço de exibição e de discussão sobre a força da autoria da obra de arte, nesses tempos de popularização dos meios, especialmente no campo da produção audiovisual.

A Mostra do Filme Livre inaugura o calendário 2007 dos festivais cariocas. Em nosso espaço, que já nasceu sob a marca da democratização do acesso ao conhecimento, abrigaremos as oficinas de Curso Livre de Edição e de Curso Livre de Fotografia e Câmera Videodigital , ambos com inscrições gratuitas.

Bom festival e boa produção.

Maria Arlete Gonçalves
Diretora Oi Futuro


De 6/2 a 10/2 – das 9:30h às 12:30h
Oficina de Edição - 15h/aula = 5 aulas de 3 horas cada.
Com Pedro Lobito e coletivo ip://, Bruno Tarin, Caetano Ruas, Leandro Fossá e Marcelo Amaral.
Link pra apostila interativa de AVID.
Link pra referência de softwares livres para edição audiovisual
Conteúdo do curso: Pretende-se mostrar novos sistemas e aplicações de edição em Windows e Linux. A oficina abordará as diferentes fases na finalização de um vídeodigital utilizando vários programas e alternativas de baixo custo; digitalização de imagens, edição de efeitos, som, correção de cor, animação e finalizando na exportação para diferentes mídias. Exemplos: AVID FreeDV, Cinelerra, Adobe After Effects (Trial), e com os softwares livres : cinelerra, kino, ffmpeg, jubler entre outros.
Pedro Lobito é diretor de diversos curtas, formado pela AVID (EUA). Ip:// é um espaço colaborativo para repensar novas praticas de transformação social.
 Confira AQUI um modelo de Vídeo Aula em Avid Xpress Pro -"Configurando Câmera e Deck"

De 12/2 a 16/2 – das 9:30h às 12:30h
Oficina de Cinematografia digital
- 15h/aula = 5 aulas de 3 horas cada
Com Othon Castro. Conteúdo: Fundamentos da linguagem cinematográfica, direção de fotografia e operação de câmeras nos formatos DV/HDV. O vídeo entendido como cinematografia eletrônica, as analogias e diferenças em relação ao trabalho com a película. Noções de iluminação, linguagem, exposição, relação de contraste e cor da fotografia em vídeo. Controle do áudio. Explicação do menu da câmera e prática das conceitos abordados. As aulas são ilustradas com pinturas, cenas de filmes e fotografias. 
Othon Castro é formado em direção de fotografia pela EICTV-Cuba, participou de vários longas-metragens nacionais e extrangeiros, é diretor de fotografia de curtas, videoclipes, documentários e programas de tv para os canais NatGeo, Futura e GNT.

Espaço Cultural Oi Futuro
Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo – Rio de Janeiro
Tel: 21 3131 3060   -   www.institutotelemar.org.br/oifuturo

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta

[confira outras notícias]