26ª Jornada Nacional de Cineclubes começa no SUL ::  | Curta o Curta

26ª Jornada Nacional de Cineclubes começa no SUL

Por Guilherme Whitaker em 11/07/2006 08:52



26ª Jornada Nacional de Cineclubes
começa em Santa Maria, RS



Com participação confirmada de cerca de 60 cineclubes que desenvolvem suas atividades em cidades de 15 estados brasileiros, tem início nesta segunda-feira (10), em Santa Maria (RS), a 26ª Jornada Nacional de Cineclubes.

O evento é promovido pelo CNC - Conselho nacional de Cineclubes e está sendo organizado localmente pelos Cineclubes Lanterninha Aurélio e Unifra, com o apoio da CESMA - Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria.

Segundo os organizadores durante a jornada serão debatidos temas como a regulamentação da atividade cineclubista, a democratização das comunicações e do acesso aos bens culturais, a regionalização da produção audiovisual brasileira e a consolidação de um grande circuito de distribuição e exibição alternativas. Está prevista ainda a eleição de uma nova diretoria que
comandará o CNC no biênio 2006/2008.

A programação completa dos eventos esta em www.cineclubes.org.br

Aberto a participação popular, além dos cineclubistas já inscritos, o evento contará com a participação de representantes do Ministério da Cultura e de entidades representativas do setor audiovisual brasileiro, como por exemplo, do presidente da ABD nacional, Guigo de Pádua.

A programação prevê ainda a exibição de várias mostras cinematográficas, com destaque para a Mostra Cineclubista do Audiovisual, que contará com produções realizadas pelos próprios cineclubistas. II Encontro Ibero Americano de Cineclubes

Outro destaque da Jornada será a realização do II Encontro Ibero Americano de Cineclubes, que terá início a partir do próximo dia 13 e já tem participação confirmada de representantes de cineclubes de 10 países.

Segundo o Presidente do CNC, Antonio Claudino de Jesus o encontro terá por principal finalidade o fortalecimento da articulação e do intercâmbio entre os cineclubes dos países ibero americanos.

Recém eleito vice-presidente da FICC - Federação Internacional de Cineclubes, Claudino de Jesus observa ainda que a realização do encontro marcará a definitiva reinserção do Conselho Nacional de Cineclubes no movimento cineclubista internacional. "Nossa eleição para a vice presidência da FICC, além de ser um marco histórico, já que tal cargo nunca foi ocupado por representantes do cineclubismo latino americano, demonstra o vigor do cineclubismo brasileiro, cuja retomada vem sendo acompanhada com grande
interesse pelos cineclubes do mundo inteiro".

Ainda segundo Claudino, o evento já tem a presença garantida do Presidente da FICC, o italiano Paolo Minuto e dentro de sua programação, além de mesas e painéis, será realizada a II Mostra Ibero Americana de Cineclubes.

Tanto a Jornada como o Encontro tem o apoio do Ministério da Cultura, através da SAV - Secretaria do Audiovisual, da Prefeitura Municipal de Santa Maria, da CESMA - Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria, UNIFRA - Centro Universitário Fransciscano, da APTC - Associação Profissional dos Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul, da Estação Cinema, do CREC - Centro
Rio-Clarense de Estudos Cinematográficos e do UTOPIA - Educação e Comunicação.

JBPN/2006

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]