27 novos filmes gaúchos ::  | Curta o Curta

27 novos filmes gaúchos

Por Guilherme Whitaker em 26/03/2003 12:05


27 novos filmes gaúchos


3ª Mostra APTC de Cinema Gaúcho


7 filmes em 16mm, 10 em 35mm e 8 em super-8, num total de 25 curtas concorrendo nas 12 categorias de premiação, além de 2 longas sendo exibidos em programa especial.

A 3ª Mostra APTC de Cinema Gaúcho dá continuidade à bem-sucedida iniciativa da APTC (Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos do RS). De 1º a 6 de abril, nas Salas Eduardo Hirtz (Casa de Cultura Mário Quintana), Cine Santader (Santander Cultural) e P. F. Gastal (Usina do Gasômetro), serão exibidos, com entrada franca, o mais amplo panorama de curtas-metragens finalizados no ano de 2002 no RS. Em programa especial, haverá a exibição dos longas Houve uma Vez Dois Verões e Festa de Margarette.

Este ano a Mostra traz novidades. Além da exibição dos filmes que será dividas nas três salas já citadas, ocorrerão também três debates, sempre às 19hs: dia 31 de março, Relações Trabalhistas na Assembléia Legislativa; 3 de abril, Políticas Cinematográficas na Assembléia Legislativa e 7 de abril, Reflexão Crítica 2002 no Santander Cultural.

Caso não seja possível assistir a algum dos programas 1 a 4, haverá ainda uma última chance, na Maratona Cinematográfica, dia 07/04, no Cine Santander, a partir das 14hs. Os programas serão exibidos em ordem numérica (confira a duração de cada programa na programação abaixo).

No dia 08 dia abril acontece a entrega do Prêmio APTC, no Cine Santander, com coquetel a partir das 20hs para equipes, imprensa, jurados e sócios. Serão concedidos troféus para os curtas-metragens em 35mm, 16mm, Super-8, melhor direção, fotografia, arte, roteiro, som, montagem, trilha original, ator e atriz. Os longas-metragens receberão troféus especiais.

Serão premiados todos os técnicos envolvidos em cada categoria e não apenas o diretor. Ou seja, serão distinguidos, também, os assistentes e demais técnicos envolvidos no filme. Por exemplo: Para Melhor Fotografia serão lembrados o Diretor de Foto, o Operador de Câmera, os Assistentes, os Eletricistas e outros técnicos citados na ficha de inscrição.

Estarão aptos a votar todos os sócios da APTC em dia com a entidade, mais cerca de 20 personalidades ligadas ao cinema e a cultura do RS. Entre elas: Hélio Nascimento (Crítico de Cinema), Daniel Galera (Escritor da Editora Livros do Mal), Luís Pighini (Diretor e Programador das Salas da Casa de Cultura Mario Quintana), Bia Barcellos (Coordenadora de Cinema e Vídeo da Secretaria Municipal da Cultura, Luiz Eduardo Crescente (Diretor de Programação da TVE), Fábio Zimbres (Artista Plástico), Mariângela Machado (IECINE).

A 3ª Mostra APTC de Cinema Gaúcho conta com o patrocínio da Assembléia Legislativa e do Santander Cultural e apoio cultural da Casa de Cultura Mário Quintana – Cinemateca Paulo Amorim e Secretária Municipal de Cultura. No dia 27 de março, durante as comemorações do dia do Cinema Gaúcho na Assembléia Legislativa, será lançada a 3ª Mostra APTC de Cinema Gaúcho. Às 21 horas, na Praça da Matriz, haverá a exibição do longa Festa de Margarette.


Calendário da Mostra APTC:

27 de março- lançamento da Mostra na Assembléia Legislativa, a partir das 19 horas.
Exibição do longa A Festa de Margarette no Rodacine da Praça da Matriz, às 21 horas.

31 de março – Debate Relações Trabalhistas no Cinema Brasileiro, às 19 horas na Assembléia Legislativa.

De 1º a 06 de abril – Mostra completa nas salas Eduardo Hirtz da Casa de Cultura Mário Quintana, Cine Santander e Sala PF Gastal.

03 de abril – Debate Políticas Cinematográficas no Rio Grande do Sul, às 19 horas na Assembléia Legislativa.

07 de abril – Maratona no Cine Santander – exibição dos programas 01 a 04 a partir das 14 horas
- às 19 horas, debate Reflexão Crítica 2002.

08 de abril – Entrega do Prêmio APTC de Cinema Gaúcho, a partir das 20 horas no Cine Santander.


APTC – Com quase 18 anos de atuação a APTC é uma das ABDs (Associações Brasileiras de Documentaristas e Curtametragistas) mais respeitadas no país, devido a sua movimentação junto a órgãos de cultura estaduais, municipais e particulares, na elaboração de projetos, editais, cursos e concursos. A atual diretoria da APTC conta com Milton do Prado na Presidência e outros 7 profissionais. Dentre os mais de 200 sócios estão Sérgio Silva, Jorge Furtado, Beto Souza, Liliana Sulzbach, Gustavo Spolidoro, Gilson Vargas e Fabiano de Souza.


Mais detalhes da mostra e toda a sua programação você encontra em http://web.archive.org/web/20040305080722/http://www.aptc.org.br/.


Contatos: Zu Escobar (51) 9162.1011 ou zuescobar@terra.com.br
Janaína Costa (51) 9182.5443 ou jcostasousa@yahoo.com.br


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]