2ª edição do Cine Periferia Pai D'égua ::  | Curta o Curta

2ª edição do Cine Periferia Pai D'égua

Por Guilherme Whitaker em 19/09/2012 14:51


Sendo uma realização da Central Única das Favelas do Pará (Cufa - Pa), O Cine Periferia Pai D'égua está em 2012 em sua segunda edição, com previsão de ocorrer de 14 a 18 de Novembro de 2012, no Cine Olympia - cinema mais antigo em atividade no Brasil - localizado em Belém (Pa).

Para compor a mostra, serão selecionados por uma curadoria especializada filmes do tipo vídeo-minuto, curta, média e longa metragem, de diferentes categorias (documentários, animação, ficção, experimental, entre outros), que necessariamente retratem periferia(s) de diversas partes do mundo.

As inscrições para a candidatura de filmes foram abertas na última sexta feira, dia 14 de Setembro e seguem até 28 de Outubro de 2012.

***

REGULAMENTO - 2012

I. DO FESTIVAL
Art. 1º - O Cine Periferia Pai D’égua 2012 é a segunda edição do festival produzido pela Crias do Futuro (Central Única das Favelas do Pará - CUFA Pará) e dedicado às obras audiovisuais produzidas nas periferias urbanas nacionais e internacionais, que tem como proposta o incentivo a busca de meios para produção de audiovisual com recursos próprios, concebidos com criatividade a partir do olhar de quem reside nas periferias das cidades, contribuindo dessa forma na construção de uma nova ordem cultural artística.
Parágrafo Único – As obras inscritas não poderão conter conteúdos com apologia ou incitação ao uso de drogas de qualquer espécie, ao racismo, a homofobia, a violência sexual ou qualquer outra forma de violência e\ou tipo de discriminação.

II. DA DATA E LOCAL
Art. 2º - O Cine Periferia Pai D’égua 2012 acontecerá em Belém – Pará, de 14 a 18 de novembro de 2012 (data sujeita a alteração) em local e horário a serem definidos e divulgados pela organização do evento.

III. DA INSCRIÇÃO
Art. 3º - Para candidatar obra(s) para participar do Cine Periferia Pai D’égua 2012 é necessário: que o proponente esteja de acordo com as regras e regulamentações a seguir e realize a inscrição da(s) obra(s) conforme estipulado nos artigos 4º e 7º deste regulamento.
Art. 4º - As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas de 14 de setembro a 28 de outubro de 2012, através do envio da ficha de inscrição própria, à disposição dos interessados no Blog do Festival www.cineperiferiapaidegua.blogspot.com, para o e-mail cineperiferiapaidegua@yahoo.com.br.
Art. 5º - Podem participar do Cine Periferia Pai D’égua 2012 obras em todos os formatos (vídeo minuto, curta, médio e longa metragem) e gêneros, ressaltando a importância de que tais produções cumpram o objetivo do festival ressaltados no art. 1º deste edital: exibir filmes vindos da periferia, de forma a retratá-la.
Parágrafo 1º – Ao inscrever a obra o produtor se responsabiliza legalmente pela veracidade das informações, assim como por seus direitos autorais, de titularidade e de liberação para exibição pública. Uma vez selecionado o filme não poderá ser retirado do festival ao longo de sua duração.
Parágrafo 2º – A classificação dos vídeos de que trata este artigo, ficam assim definidas:

  • Vídeo minuto – de 1 a 5 minutos;
  • Curta – de 5 a 15 minutos;
  • Médio – de 15 a 59 minutos;
  • Longa – Acima de 60 minutos.

Parágrafo 3º – As variáveis de encaixe das peças concorrentes às categorias serão definidas pela curadoria.
Parágrafo 4º - O parágrafo 1º deste artigo não se aplicará, no caso da veracidade das informações, quando o conteúdo da obra for de caráter fictício.
Art. 6º - A ficha de inscrição deve ser preenchida com os dados que serão publicados no catálogo do evento, caso o filme seja selecionado.
Art. 7º - Após a inscrição via e-mail, o responsável/produtor deverá remeter por correio (por carta registrada), para a produção do Cine Periferia Pai D’égua 2012, no endereço Avenida Doutor Freitas, 794 (Térreo), Bairro Pedreira, CEP 66.080-250, Belém - PA, o seguinte material:

  • Cópia do filme em DVD;
  • Ficha de inscrição preenchida;
  • Autorização de exibição;
  • Cópia de documento de identificação do produtor;
  • Foto (mínimo de duas) do produtor da obra para fins de divulgação, em papel 10x15cm ou em CD com arquivo digital, em formato JPG, com resolução mínima de 300 dpi.

Art. 8º - A partir da inscrição via e-mail será dado um prazo de até 05 (cinco) dias úteis para que o material e documentação estipulados no artigo 7º sejam recebidos pela produção do Cine Periferia Pai D’égua. Qualquer contratempo no envio deve ser imediatamente comunicado à organização do festival.
Art. 9º - Os filmes em DVD enviados devem estar identificados com o título completo, passando a fazer parte do acervo do Crias do Futuro e CUFA Pará. Não há limite de filmes inscritos por realizador e, em caso de inscrição de mais de um trabalho, os filmes deverão estar em DVDs independentes, especificando cada obra.
Art. 10º - O material recebido não será devolvido.
Art. 11º - Ao inscrever-se no Cine Periferia Pai D’égua 2012, o responsável/produtor da obra inscrita atesta que entende e aceita os termos deste Regulamento.

IV. DA SELEÇÃO
Art. 12º - Fica a critério da Curadoria do festival decidir se os filmes inscritos correspondem aos critérios de participação, assim como será de responsabilidade de qualquer um dos membros desta Curadoria decidir sobre pontos que por ventura não tenham sido mencionados neste edital.
Art. 13º - A lista com os nomes dos filmes selecionados para o Cine Periferia Pai D’égua 2012 estará disponível no BLOG oficial do festival www.cineperiferiapaidegua.blogspot.com a partir de 04 de novembro de 2012.
Art. 14º - A cópia de seleção enviada em DVD vídeo poderá ser utilizada como cópia de exibição, desde que esteja em perfeito estado. Importante: é de inteira responsabilidade do proponente/realizador enviar cópias de exibição de alta qualidade.

V. DA PREMIAÇÃO
Art. 15º – A comissão do júri oficial será composta por 05 (cinco) membros com vivências e experiência em audiovisual, a ser escolhida pela produção do Cine Periferia Pai D’égua 2012.
Art. 16º – O Júri Oficial concederá os seguintes prêmios oficiais:
I. Troféu PERIFERIA PAI D’ÉGUA para a melhor direção;
II. Troféu PERIFERIA PAI D’ÉGUA para o melhor roteiro;
III. Troféu PERIFERIA PAI D’ÉGUA para o melhor vídeo minuto ficção ou documentário;
IV. Troféu PERIFERIA PAI D’ÉGUA para o melhor curta-metragem ficção ou documentário;
V. Troféu PERIFERIA PAI D’ÉGUA para melhor média-metragem ficção ou documentário;
VI. Troféu PERIFERIA PAI D’ÉGUA para o melhor longa-metragem ficção ou documentário;
Parágrafo Único: Serão admitidos outros prêmios e menções honrosas oferecidos pelo júri oficial e por instituições nacionais, desde que previamente aprovados pela organização do festival, sendo a escolha e a entrega dos mesmos de responsabilidade dos proponentes.

VI. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS
Art. 17º – A organização do Cine Periferia Pai D’égua 2012 reserva-se o direito de exibição, sem ônus, em cinema e televisão, de trechos da obra selecionada para efeito de divulgação do festival.
Parágrafo 1º - Após a realização do festival, conforme autorização dos produtores/realizadores, o Crias do Futuro e CUFA Pará poderão utilizar os DVD’s do acervo para exibições em mostras culturais ou demais programações da instituição e parceiros sempre que necessário.
Parágrafo 2º – As exibições de que tratam o item anterior serão feitas sem fins lucrativos.
Art. 18º - Todas as questões que se apresentem no festival e não estejam amparadas pelo presente regulamento serão dirimidas pela coordenação do Festival com apoio de sua Curadoria oficial.

Mais informações: http://cineperiferiapaidegua.blogspot.com.br

Regulamento: https://dl.dropbox.com/u/105923139/cine2012-regulamento.pdf
Ficha de inscrição: https://dl.dropbox.com/u/105923139/cine2012-ficha.doc
Autorização: https://dl.dropbox.com/u/105923139/cine2012-autorizacao.doc

Fonte: Aline Machado - Coordenadora Geral do Cine Periferia Pai D’égua 2012
 


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]