2º MIAU divulga filmes selecionados ::  | Curta o Curta

2º MIAU divulga filmes selecionados

Por Guilherme Whitaker em 09/04/2009 11:38


 

De 24 de janeiro a 10 de março estiveram abertas as inscrições para a segunda edição do MIAU – Mostra Independente do Audiovisual Universitário. Durante o período, universitários brasileiros puderam inscrever ficções, documentários e animações para as mostras competitivas do festival.

 

O festival que acontece de 6 a 10 de maio no Cine Goiânia Ouro, em Goiânia/GO, é uma realização da Estação filmes. A segunda edição do MIAU conta com apoio institucional da Prefeitura de Goiânia, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

 

Inscritos

O 2º MIAU recebeu 243 inscrições de curtas-metragens produzidos em 18 estados brasileiros, sendo 147 ficções, 76 documentários e 20 animações.

 

Os números apontam São Paulo e Rio de Janeiro como os estados com o maior número de inscritos: 58 e 49 filmes, respectivamente. E na terceira posição, com 22 inscritos, o estado de Goiás. “Na primeira edição, havíamos recebido apenas 9 inscrições do nosso estado.O aumento significativo, com certeza, tem contribuição dos esforços que realizamos através da mostra.” – alega Douglas Pinheiro, um dos diretores.

 

Seleção

Foram selecionados, para as mostras competitivas do festival, 47 filmes e vídeos vindos de 11 estados. São 31 ficções, 14 documentários e 2 animações compondo as mostras competitivas da mostra que movimentou cerca de 4 mil pessoas em sua última edição.

 

Rio de Janeiro (14), São Paulo (13) e Rio Grande do Sul (6) são os estados com mais representantes nas competitivas. O estado de Goiás terá dois representantes na mostra: o inédito “El camino de Roger”, dirigido por Hugo de Paiva da Universidade Federal de Goiás, e o documentário “Gente Heróica”, de Rodrigo Valle da Faculdade Cambury.

 

A lista completa dos selecionados, disponível no site da mostra (www.mostramiau.com.br), segue abaixo:

 

FILMES SELECIONADOS PARA AS MOSTRAS COMPETITIVAS DO 2º MIAU

 

MOSTRA SETE VIDAS

32 Mastigadas: 16 N e 16 S. Dir.: Maria Vitória Canesin

546. Dir.: Rodrigo Ambrósio

A vermelha luz do bandido. Dir.: Pedro Jorge

Até amanhã. Dir.: André Bonfim

Baronesa. Dir.: Cláudia Afonso

Bicho. Dir.: Vitor Brandt

Cárcere. Dir.: Edson Ferreira

Cedro do Líbano. Dir.: Conrado Krainer

Cigano. Dir.: Eduardo Mattos

Cinco minutos. Dir.: Ricky Mastro

Com as próprias mãos. Dir.: Aly Muritiba

Como ser um grande escritor. Dir.: Guilherme Petry

Cru. Dir.: Fábio Allon

Darluz. Dir.: Leandro Goddinho

Depois de sábado. Dir.: Anmer Pozzobon

Depois de tudo. Dir.: Rafael Saar

Dez elefantes. Dir.: Eva Randolph

Diante da lei. Dir.: Alyson Machado Lacerda

El camino de Roger. Dir.: Hugo de Paiva Ribeiro

Eu, Tereza. Dir.: Nathália Tereza

Eu vejo. Dir.: Tomaz Borges

Encanto. Dir.: Júlia De Simone

Engano. Dir.: Cavi Borges

Fance. Dir.: Flávio Chiarini Pereira

Fé sem nome. Dir.: Alan Felipe Oliveira

Gente heróica. Dir.: Rodrigo Valle

Informe institucional para a educação da nação e formação de cidadãos conscientes nº 37.463/A. Dir.: Anna Carolina, Bruna Leonardi, Gabriel de Paula, Pedro Machado e Victoria Salles

Lágrimas de Ogum. Dir.: Renan Brandão

Maresia. Dir.: Christian Schneider e Natália Piva Chim

Maridos, amantes e pisantes. Dir.: Ângelo Defanti

O dia M. Dir.: Paulo Leierer

Os boçais. Dir.: Lufe Bollini

O gato preto. Dir.: Cristiane Fariah

Poeira nos olhos. Dir.: Gabriel Corrêa e Omar Muro

Romance.38. Dir.: Vitor Brandt

Sobre um dia qualquer. Dir.: Leonardo Remor

Téteco. Dir.: Glauco Kuhnert

Vazio agudo. Dir.: Cristiane Fariah

Vidigal. Dir.: Cavi Borges

 

MOSTRA GATO DA VEZ

O brilho dos meus olhos. Dir.: Allan Ribeiro

Depois das nove. Dir.: Allan Ribeiro

 

Por causa do Papai Noel. Dir.: Mara Salla

Malabares – os filhos dos outros. Dir.: Mara Salla

 

Rio metrópole. Dir.: Mikael Santiago

Pontapé inicial. Dir.: Mikael Santiago

 

Sexo explícito 1 e 2. Dir.: Paula Kim

ChuMar (Weekend). Dir.: Paula Kim

 

Durante os cinco dias de festival, além da mostras competitivas, estão previstas a realização de oficinas, mostras temáticas, debates, exposições de fotografia e design, e apresentações musicais.

 

Oficinas

São oferecidas as oficinas: “Fora da Ordem”, com a cineasta Marília Rocha; e “Crítica Cinematográfica” com o jornalista e crítico de cinema Sérgio Rizzo. Para se inscrever é preciso preencher a ficha de inscrição, disponível na seção de “Notícias” do site da mostra, e enviar para miau@mostramiau.com.br até o dia 17 de abril. Para cada oficina serão oferecidas um total de 35 vagas, das quais 25 serão distribuídas, preferencialmente, entre estudantes universitários do Estado.

 

“Fora da Ordem” com Marília Rocha

A oficina “Fora da Ordem”, com carga horária de 10 horas/aula, se propõe a apresentar e analisar práticas cinematográficas que estão fora da lógica do mercado. A ministrante, Marília Rocha - integrante do centro de pesquisa e produção audiovisual TEIA, alega que o principal objetivo da oficina é: “A partir da experiência do núcleo de realizadores da TEIA, gerar um debate sobre filmes, realizadores, produtores e grupos que criam formas alternativas de produção audiovisual no cenário atual.” A oficina será ministrada nos dias 7, 8 e 9 de maio no Address Hotel.

 

Marília Rocha vive e trabalha em Belo Horizonte, MG. É formada em Comunicação e Artes pela PUC-Minas e mestre em Comunicação Social pela UFMG. Realizou filmes que foram exibidos em alguns dos principais festivais e mostras de cinema no mundo, como Rotterdam International Film Festival, MoMA – Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, Melbourne International Film Festival, Karlovy Vary IFF, Guadalajara International Film Festival, É Tudo Verdade, Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Festival do Rio, entre outros. “Aboio”, seu primeiro longa-metragem recebeu o prêmio de melhor filme brasileiro no 10º É Tudo Verdade (Brasil). Atualmente ela está lançando “Acácio”, seu segundo longa.

 

“Crítica Cinematográfica” com Sérgio Rizzo

A oficina “Crítica Cinematográfica”, com carga horária de 10 horas/aula, será oferecida de 8 a 10 de maio no Address Hotel. O programa prevê a exibição de trechos de filmes e debates com o intuito de avaliar o panorama histórico da crítica na imprensa brasileira, perpassando formatos que variam de uma apreciação aprofundada a resenhas em formas de haicai.

Sérgio Rizzo, 43 anos, é jornalista, mestre em Artes/Cinema e doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. É crítico da "Folha de S. Paulo" e colunista do portal Yahoo! e das revistas "Educação", "Língua Portuguesa", "Idéia Socioambiental" e "Viração". É também professor nos cursos de graduação em Jornalismo e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, das especializações em Crítica Cinematográfica e Jornalismo Cultural da FAAP, do curso de direção cinematográfica da Academia Internacional de Cinema e de cursos livres da Casa do Saber.

 

O MIAU conta com o apoio indispensável das seguintes empresas/instituições: Address Hotel, Cateretê Restaurante, Restaurante Cabaça de mel, Revista de Cinema, Van Gogh Camisetas, Markos Comunicação Visual, Flex Gráfica, Portal Curta o Curta, Programa Tempo Cultural, Voarte filmes, Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro e TEIA.

 

Mais info:

www.mostramiau.com.br

 

 

Contatos - Direção: Douglas Pinheiro - (62) 9976-2150 | Rafael de Almeida - (62) 8432-2520

 

Assessoria de Comunicação: Rafael de Almeida - (62) 8432-2520 / (19) 3289-4279 - ratborges@hotmail.com
 


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]