36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo começa nesta sexta, dia 19 ::  | Curta o Curta

36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo começa nesta sexta, dia 19

Por Guilherme Whitaker em 15/10/2012 09:18


A 36ª Mostra Internacional de Cinema começa no dia 19 de outubro, na cidade de São Paulo (SP) e vai até 1º de novembro. Neste ano, serão exibidos cerca de 350 longas-metragens, muitos ainda inéditos no Brasil. Durante duas semanas, a mostra ocupará 28 espaços, entre salas de cinema, museus e instituições culturais da cidade de São Paulo.

Nesta edição, o evento exibirá mais de 60 filmes brasileiros, entre os quais "Era uma vez eu, Verônica", de Marcelo Gomes, recém vencedor do Festival de Brasília; o documentário inédito de Domingos Oliveira "Paixão e acaso"; "O som ao redor", primeiro longa-metragem do pernambucano Kleber Mendonça Filho, que recém premiado com o Troféu Redentor, do Festival do Rio, nas categorias Melhor Longa de Ficção e Melhor Roteiro; o vencedor do Festival de Gramado deste ano, "Colegas", de Marcelo Galvão; "Boa sorte, meu amor" de Daniel Aragão, que levou o prêmio de Melhor Direção em Brasília; a animação "Uma História de Amor e Fúria", de Luiz Bolognesi; e "A memória que me contam", longa mais recente de Lucia Murat; entre outros, muitos inéditos em São Paulo.

A mostra é composta por cinco seções: "Competição Novos Diretores", que exibe títulos de diretores que tenham realizado até dois longas; "Perspectiva Internacional", que apresenta um panorama do recente cinema mundial; "Retrospectivas", seção com obras completas ou não de diretores importantes ou mesmo desconhecidos; "Apresentações Especiais", exibição de clássicos ou de filmes de diretores que estão sendo homenageados pela Mostra; e "Mostra Brasil - Perspectiva", exibição de títulos brasileiros inéditos em São Paulo. Todos os filmes brasileiros em exibição concorrem ao prêmio Itamaraty, concedido pelo Ministério de Relações Exteriores. O vencedor do prêmio de melhor documentário em longa-metragem recebe R$ 30 mil, enquanto o melhor longa de ficção ganha R$ 45 mil; filmes inscritos na "Competição Novos Diretores" ainda podem vencer o troféu "Bandeira Paulista", uma criação da artista plástica Tomie Ohtake.

Além disso, a Mostra SP homenageará nomes consagrados da cinematografia mundial, contando com as retrospectivas Andrei Tarkovski, Sergei Loznitsa e Minoru Shibuya, e as apresentações especiais das obras dos cineastas Raúl Ruiz, Miguel Gomes e Chris Marker. Esta edição dedica ainda atenção especial à Alemanha, trazendo mais de 30 filmes alemães e promovendo o Film Cup, encontro entre profissionais dos dois países para discutir acordos de coprodução, além da mostra "Focus Forward", em que cineastas de todo o mundo contam histórias de pessoas que estão renovando o mundo com suas invenções, em filmes que duram no máximo três minutos. A diretora Heloisa Passos representa o Brasil no projeto, com o curta "Panmela Castro". Confira a lista de filmes selecionados para a mostra.

O evento rende homenagem também ao diretor Carlos Reichenbach, morto este ano, com a exibição do seu filme "Alma Corsária", e "Raros Sonhos Flutuantes", de um dos seus diretores preferidos, o japonês Eizo Sugawa.

Para estudantes do ensino fundamental e médio, o "Festival da Juventude" apresenta sessões gratuitas, bastando o aluno comparecer com uma hora de antecedência e apresentar um comprovante escolar. As exibições acontecem nos cinemas Cine Sabesp, Cine Livraria Cultura e também no MIS.

A Mostra Internacional de Cinema, criada em 1977 pelo crítico Leon Cakoff, falecido no ano passado, foi o primeiro grande festival de cinema internacional do Brasil. Em sua homenagem, o prêmio "Humanidade", entregue a personalidades importantes do meio audiovisual, passou a se chamar "Prêmio Humanidade Leon Cakoff", e nesta edição será concedido aos diretores Domingos Oliveira e Abbas Kiarostami, e à atriz Claudia Cardinale.

Para mais informações, acesse o site da 36ª Mostra Internacional de Cinema. http://36.mostra.org/

Fonte: Ancine


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]