3° Cineport - Festival de Cinema dos Países de Língua Portuguesa - Inscreva-se! ::  | Curta o Curta

3° Cineport - Festival de Cinema dos Países de Língua Portuguesa - Inscreva-se!

Por Guilherme Whitaker em 01/03/2007 07:27



3º CINEPORT
Festival de Cinema dos Países de Língua Portuguesa acontece na capital da Paraíba: João Pessoa


Seguindo seus preceitos de itinerância e revezamento de sede, em 2007 o 3° CINEPORT será realizado entre os dias 4 de maio a 13 de maio de 2007 na cidade brasileira de João Pessoa, no Estado da Paraíba — em função de um convênio assinado entre A Fundação Ormeo Junqueira Botellho entidade promotora do CINEPORT ,a Fundação Cultural de João Pessoa – Funjope e o Governo da Paraíba.

Confira o regulamento e etc. no site do evento AQUI.

O 3°CINEPORT irá conceder cinco tipos de troféus: Andorinha, Andorinha Digital, Andorinha Técnica, Andorinha Criança e Humberto Mauro. Para selecionar as realizações e conceder o Troféu Andorinha, na modalidade 35mm, foi criada em 2004 a Confraria do Cinema, formada por profissionais da área, que atua nos países de língua oficial portuguesa. Para a concessão dos troféus do Andorinha Digital, como já ocorreu no I CINEPORT, a Comissão Executiva do Festival constitui primeiro uma comissão de seleção. Durante o evento, forma-se um júri multinacional composto por três membros, que elegerá os vencedores.

O Troféu Andorinha Técnica será concedido pela Comissão Executiva do Festival em comum acordo e por sugestão das associações técnicas e sindicatos que representam os trabalhadores da indústria cinematográfica. Serão concedidos três troféus nesta categoria, representando os países de língua portuguesa nos continentes africano, americano e europeu. Já os vencedores do Troféu Andorinha Criança serão indicados por um júri infantil que fará sua escolha a partir da mostra de cinema infantil que será exibida durante o Festival e que será concebida pela Comissão Executiva do CINEPORT.
Quanto ao Troféu Humberto Mauro, este será outorgado pela Comissão Executiva do Festival e contemplará três personalidades de destaque nas cinematografias abrangidas pelo CINEPORT.

Instituído pela Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho em 2004, o CINEPORT- Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa tem como objetivo integrar e desenvolver o mercado audiovisual, promovendo os filmes realizados em português e dialetos falados nas nações que compõem a CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Propõe-se também o CINEPORT a cooperar para que o segmento do audiovisual se fortaleça naqueles países onde esta expressão cultural é pouco desenvolvida, procurando abrir possibilidades de intercâmbio entre os profissionais do cinema e do audiovisual e — na medida do possível e em cooperação com os governos — buscando uma legislação que incremente a co-produção e a parceria técnica entre os países-membros da CPLP.

O CINEPORT teve sua primeira edição realizada com grande sucesso no Brasil, entre os dias 01 e 12 de junho de 2005, na cidade de Cataguases, Estado de Minas Gerais. O Festival acontecerá a cada dois anos no Brasil, revezando sua sede nos outros anos com Portugal e uma das demais nações de língua oficial portuguesa no Continente Africano.

Em 2006, o II CINEPORT realizou-se na cidade de Lagos, no Algarve, região sul de Portugal, entre os dias 01 e 11 de junho com a parceria fundamental da Câmara de Lagos.

João Pessoa - PB
Durante a cerimônia de encerramento do 2° CINEPORT na cidade portuguesa de Lagos, foi assinado por Mônica Botelho, presidente da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, Luis Carlos Vasconcelos, diretor da Fundação Cultural de João Pessoa-FUNJOPE, e pela representante do governo da Paraíba, Gal Cunha Lima, um convênio para a realização em 2007 do 3° CINEPORT em João Pessoa, no Estado da Paraíba.

Os convidados do CINEPORT em 2007 terão um verdadeiro privilégio: João Pessoa é uma das cidades mais bonitas do Brasil, muito arborizada e com grandes extensões de praias paradisíacas. A Fundação OJB mantém bem no coração da cidade um belíssimo e charmoso espaço cultural que funciona em grandes galpões industriais do início do século XX. Conhecido como Usina Cultural SAELPA, é neste local que será a sede do 3° Festival CINEPORT.

Ali estará concentrada toda a estrutura do evento, as salas de exibição, as oficinas, o restaurante Cinema com Angu, a área para as apresentações musicais. E ainda com o plus do Parayba Café, o bar mais freqüentado pela intelectualidade paraibana, que funciona dentro da Usina Cultural e que já está se preparando para a grande concentração de cinéfilos que ali vão aportar.

O cinema paraibano, com suas estrelas de primeira grandeza como os irmãos Vladimir e Walter Carvalho – e uma novíssima e talentosa geração como Marcus Vilar e Torquato Joel, ambos produzidos pela Parai`wa sob o comando do competente Durval Leal Filho – irá ganhar espaço especial no evento.

A exemplo das outras edições do Festival, tudo indica o maior sucesso para o 3° CINEPORT na Paraíba. Esperamos todos lá em João Pessoa,
a Cidade-CINEPORT 2007!!!

Contato: Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho
Assessora de Imprensa: Fernanda Brasileiro
E-mail: imprensacineport@cataguazes.com.br

Telefone: 32-3429-6218
32-9977-1528

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]