580 pessoas na MFL em BH ::  | Curta o Curta

580 pessoas na MFL em BH

Por Guilherme Whitaker em 10/11/2006 07:24



MFL em Beagá
Se cinema é cachoeira, vídeo é arrebentação
Palácio das Artes - Belo Horizonte

3 a 9 de novembro



580 pessoas foram ao Palácio das Artes a fim de conferir um resumo com 126 filmes da MFL. A maior dificuldade foi na divulgação, já que a fizemos apenas através da internet e boca-a-boca. A sessão mais concorrida foi a feita em parceria com a Curta Minas, chamada Curta Circuito, com alguns dos destaques da MFL que foram realizados em MG. Confira abaixo textos e a programação completa do evento:

MFL = mostrando filmes livres

MFL, feitos por conta própria, com e por amor
MFL que tenham questão e que em mil anos seguirão tendo e sendo livres
MFL também pra sacar que sem liberdade não rola singularidade
MFL por conta própria, levando os dvds e vhss debaixo do braço e sem frescuras
MFL por aís, por lás, pela internet, tv, celular e, como não? nas salas de cinema que passam vídeo


Belo Horizonte com certezas tem muito a ver com a atual produção de filmes independentes, feitos por própria conta e que acham caminhos originais para a linguagem audiovisual, hoje tão pardoxal quanto mais popular que há 10 anos. Também por isso esta chegando na capital a mostra mais democrática do mundo, a Mostra do Filme Livre, uma celebração pela liberdade criativa, seu principal tempero. Mas o que seria filme livre!?  Bom, pra saber mais veja aqui o curta ´o que é um filme livre` eou leia sobre a MFL aqui. 

Em Beagá a MFL vai mostrar, durante 1 semana, 126 destaques dos mais de 1000 filmes já mostrados aos cariocas desde 2002. Confira mais da MFL no site oficial em www.mostradofilmelivre.com

A Mostra do Filme Livre é considerada a mostra mais democrática do Brasil: exibe filmes de todos os formatos, bitolas e estilos. Além de exibir, discute e incentiva a difusão da linguagem audiovisual. (abaixo, vista do parque Muncipal de BH, onde fica o Palácio das Artes, bem no centro do centro da capital das minas gerais.)

“ Atenção! O mundo tem mudado desde as cavernas e cada vez mais rapidamente. Via informática quase tudo vem se digitalizando, se virtualizando e democratizando. Sorte também temos de participar deste momento de forma mais ativa do que passiva, fazendo e principalmente mostrando filmes que não costumam frequentar certos ambientes finalmente em decadência; a indemocrática televisão e o caro cinema tradicional, que por sinal buscamos sempre desmistificar. Se cinema é cachoeira, vídeo é arrebentação e também por isso a nossa praia esta na internet e nas tantas novas formas de se captar e difundir o que seja a linguagem audiovisual. A revolução já começou, é silenciosa e, como nos conta o CMI, não tem sido televisionada!

A Mostra do Filme Livre visita Beagá desde 2004, em sessões especiais dentro do Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, onde rola um imenso palácio por onde circulam artes e artistas variados, do cinema inclusive. Ao se interessar por hospedar a MFL, este palácio mineiro nos incentiva a seguir focando nossa busca por filmes inesperados, obras que carreguem mais que estrelas, questões. Não nos importa quando ou como (qual formato?) ou aonde o filme é feito e sim o que se faz e seus porquês.

É isso, uma zensacional Mostra do Filme Livre pra todos!”

Guiwhi Santos - Idealizador da MFL
21 25397016 / 21 86973200

Resumindo, em BH a MFL será assim:


(clique para saber mais e mais...)
Panoramas Brasil = 6 sessões com o que de mais legal rolou nas MFLs desde 2002.
Curta  +  Longa = 4 Sessões únicas com longas inéditos em BH.
Sessões Especiais =  6 sessões com filmes da A Organização, PEPA Filmes, Arquivo Nacional, Nilson Primitivo, Curta Circuito e Coisas Nossas.

Realização: Palácio das Artes
Organização: WSET
Apoio: Banco do Brasil
Curadoria: Curadores da MFL 2006
Produção: Guilherme Whitaker e Isabela Lobo
Apoio em BH: Daniel Queiroz, João 
Arte Folder: Tatiana Altberg
Vinhetas: Christian Caselli

Agradecimentos: A Geraldo Veloso e aos realizadores que cederam seus filmes para exibição no evento.

Cine Humberto Mauro - Palácio das Artes
Av. Afonso Pena, 1537 - Centro - Belo Horizonte, MG
Balcão de Informações - (31) 3237-7399
www.palaciodasartes.com.br


Organização
WSET Multimídia – RJ - Rua Voluntários da Pátria, 98 / 1.114
Rio de Janeiro - RJ – CEP: 22.270-010 Telefax: (21) 2539-7016

























Confira abaixo os longas e as sessões Especiais da MFL BH, de 3 a 9 de novembro no Palácio das Artes. E AQUI os curtas dos Panoramas Brasil.  No total são 126 filmes, programe-se!

CURTA + LONGA
Exibições únicas de 4 longas inéditos em BH, precedidos de curtas com eles relacionados.

SESSÃO 1 (66’) - Dia 03/11 – SEXTA - 21h
O Que é um Filme Livre
RJ / 2006 / Digital / 3’
De Christian Caselli
Sinopse: Finalmente a explicação de como se fazer um filme da melhor forma possível.Contato: chriskzl@hotmail.com

Sobre o Amor em Tempos Difíceis (foto ao lado)
MG / 2004 / VHS, Hi-8 e Mini-DV / 63’
De Dellani Lima
Sinopse: Experiência audiovisual independente composta de três alegorias debochadas sobre a influência do capitalismo nas relações afetivas de hoje. Fragmentos sem roteiros convencionais, feitos com improvisações dos atores, através de uma linguagem experimental influenciada pelos quadrinhos underground, videoarte, com composições de filmes pornôs e de narrativas do cinema udigrudi. Ficções nas quais os conflitos estão, principalmente, nas imagens, seus signos e suas justaposições. Contato: dellanilima@gmail.com

SESSÃO 2 (77’) - Dia 06/11 – SEGUNDA - 21h
Final
RS / 2001 / 16mm / 7’
De Gustavo Spolidoro
Sinopse: O que os olhos não vêem o coração não ouve. Num piscar de olhos o amor pode virar ódio.
Contato: gusspolidoro@hotmail.com

Deu pra Ti Anos 70 (Cartaz ao lado)
RS / 1981 / Super-8 / 108’
De Nelson Nadotti e Giba Assis Brasil
Sinopse: Um painel nada oficial da década de 70, contando histórias que não foram contadas, do ponto de vista das pessoas que despertaram para o mundo no período. Marcelo e Ceres, dois deste bando de muitos outros, encontram-se e desencontram-se em reuniões dançantes, bares, cinemas, universidades e acampamentos, atravessam a década e , na noite de ano novo de 1980, ainda têm motivos para sonhar. E sonham.
Contato: giba@portoweb.com.br








SESSÃO 3 (95’) - Dia 08/11 – QUARTA - 21h
Caro Rô
RJ / 2006 / Mini-DV / 2’
De Christian Caselli
Sinopse: Uma homenagem verdadeira e um bate papo virtual com o cineasta Luiz Rosemberg Filho. Contato: chriskzl@hotmail.com

Poeminha Biológico para JB (foto ao lado)
RJ / 2006 / Mini-DV/16mm / 3’
De Christian Caselli
Sinopse: Uma homenagem póstuma a uma grande personalidade brasileira. Contato: chriskzl@hotmail.com

A$$untina das Amérikas (cartaz ao lado)
RJ / 1976 / 35mm/Betacam / 90’
De Luiz Rosemberg Filho
Sinopse: Aventuras e Desventuras de uma prostituta carioca no intervalo de 24 horas: suas brigas familiares com a mãe, encontros com seu amante rico decadente e namoros com Papai Noel e suas amiguinhas.
Contato: poletica@terra.com.br











LONGA DE ENCERRAMENTO (135’) - Dia 09/11 - QUINTA - 21h
Exibição única do mais recente trabalho de Andrea Tonacci. "Serras da Desordem" mistura documentário e ficção sobre um tema caro ao autor: o preço da ganância e do progresso num país como o Brasil de agora.

Serras da Desordem
SP / 2005 / 35mm / 135’
De Andrea Tonacci
Sinopse: Carapirú é um índio nômade, que escapa de um ataque surpresa de fazendeiros. Durante 10 anos ele perambula sozinho pelas serras do Brasil central, até ser capturado em novembro de 1988, a 2000 km de distância de sua fuga inicial. Levado a Brasília pelo sertanista Sydney Ferreira Possuelo, em uma semana ele se torna manchete por todo país e centro de uma polêmica entre antropólogos e lingüistas em relação à sua origem e identidade. Na tentativa de identificar sua origem ele reencontra um filho, com quem retorna ao Maranhão. Porém o que Carapirú encontra ao retornar já não está mais de acordo com sua vida nômade. Contato: extremart@ig.com.br

Mostra do Filme Livre em BH
PANORAMAS BRASIL

Seleção com 50 curtas que se destacaram nas 5 edições da MFL. A curadoria levou em conta filmes inéditos ou pouco exibidos em BH. Alguns filmes ficaram de fora porque não conseguimos contactar os realizadores para pedir autorização. A idéia era fazer sessões com no máximo 75 minutos.

PANORAMA 1 (71’) - Dia 03/11 – SEXTA - 16:30 e Dia 06/11 - SEGUNDA - 18h     (foto ao lado do filme "Trânsito por Dora")

A Primeira Vida
SP / 2000 / 16mm / 5’
De Flávio Dezorzi e Moira Toledo
Sinopse: O infinito. A matéria escassa da visão. Eu vejo a primeira vida, a primeira vida, a primeira vida.Contato: toledo.moira@gmail.com



Barbie Problemas da Vida
RJ / 2005 / Mini-DV / 5’
De Yan Whately
Sinopse: Num momento de revolta, a jovem Yara Ligiéro (12 anos) flagra a Barbie em momentos explícitos que você nunca viu.
Contato: yamwhately@dh.com.br

Euclydes & Anna
SP / 2002 / Mini-DV e Betacam / 12’
De Fernando Coimbra
Sinopse: Cem anos após a publicação de “Os Sertões”, um casal refaz a viagem do autor, passando por Salvador, Canudos e Monte Santo. O filme foi realizado sem roteiro, ganhando forma na medida em que era filmado.
Contato: Fernando-coimbra@uol.com.br

Nunca Fui Santa
PR / 2000 / Fotos em 35mm e Mini-Dv / 2’
De Cláudia Guimarães
Sinopse: Ensaio fotográfico.
Contato: eu.claudia@uol.com.br

Artifícios do Olhar
MG / 2005 / Mini-DV e DVD / 20’
De Pablo Lobato
Sinopse: Zulus, Brancos e Indianos formam a rede de personagens deste vídeo. Como um espelho, o monitor de cristal líquido de uma câmera de vídeo é oferecido a diversos moradores de Durban, terceira maior cidade da África do Sul.
Contato: lobatopa@uol.com.br

Fragmento de Uma Mulher Sozinha
RJ / 2002 / Mini-DV e Betacam / 8’
De Camila Márquez e Poliana Paiva
Sinopse: Uma mulher é trancada em casa pelo marido e conta as suas angústias a uma vizinha. Baseado em texto de Dario Fo.
Contato: polianapaiva@uol.com.br

Trânsito por Dora
SP / 2005 / 16mm / 9’
Sinopse: A morte interior é o ponto de partida para a transformação de uma mulher e das pessoas e lugares ao seu redor.
Contato: paulafaro@hotmail.com

Ratos de Rua (foto ao lado)
RJ / 2003 / Mini-DV / 5’
De Rafael de Paula Rodrigues
Sinopse: Ratos de Rua é um curta de animação, que utiliza técnicas como nankím sobre papel, misturado com imagens feitas em vídeo digital manipuladas e fotos de jornal entre outras. Com uma linguagem e estética própria, tenta mostrar um pouco da realidade de muitas crianças brasileiras que hoje vivem nas ruas de grandes cidades como o Rio de Janeiro. Uma crítica social ao descaso em que são tratadas as nossas crianças, o futuro do nosso país. Para ver e refletir.
Contato: rafael@verdesign.com.br

Landscape Theory
MG / 2005 / Mini-DV e DVD / 5’
De Roberto Bellini
Sinopse: Um diálogo e uma paisagem. Um breve discurso sobre a possibilidade da contemplação, a política do olhar e autoridade. Contato: clarissa@teia.art.br

PANORAMA 2 (71’) - Dia 03/11 – SEXTA - 18h e Dia 06/11 - SEGUNDA - 16:30
A Família que Morava na Impressora
TO / 2004 / DVD / 3’
De Raquel Etges e Rafael Carneiro
Sinopse: Dentro de uma impressora, morava uma feliz família de aranhas, até o dia em que queriam despejá-las. Depois de diálogos, encontraram uma solução. Contato: retges@brturbo.com

Uma História Severina (foto ao lado)
DF / 2005 / Mini-DV / 23’
De Debora Diniz e Eliane Brum
Sinopse: Severina teve seu destino alterado por uma decisão do Supremo Tribunal Federal. Grávida de quatro meses de um feto sem cérebro, ela estava internada no hospital na mesma tarde em que o tribunal cassou a permissão para interromper a gestação. Era 20 de outubro de 2004. Plantadora de brócolis de Chã Grande, em Pernambuco, mulher de Rosivaldo e mãe de Walmir, Severina peregrina por fóruns e maternidades por três meses. Pede que lhe abreviem o sofrimento. O documentário testemunha essa trajetória severina – conta o longo dia seguinte que os ministros não acompanharam.
Contato: imagenslivres@anis.org.br

Esperança
CE / 2001 / Digital 8 / 10’
De Ivo Lopes Araujo
Sinopse: Esperança mostra a trajetória poética de um homem e sua relação com o sol, a terra, o tempo e o trabalho.
Contato: ivolopesaraujo@hotmail.com

Saravá
RJ / 2004 / Mini-DV / 14’
De Beto Valente e Dado Amaral
Sinopse: Dois malandros mequetrefes na periferia do mundo neoliberal. Ficção inspirada no universo estético dos artistas plásticos Cabelo e Jarbas Lopes, que protagonizam o filme. O improviso e a performance, características dos dois artistas, são a tônica do curta.Contato: dadoamaral@yahoo.com.br

Nanofania ( foto ao lado)
MG / 2003 / Super-8 e Mini-DV / 3'
De Cao Guimarães
Sinopse: Bolhas de sabão que explodem. Moscas que saltam. O pulsar de micro-fenômenos cadenciados por uma pianola de brinquedo. Contato: caoguima@terra.com.br


Todo Punk é Católico
MG / 2003 / Mini-DV / 7’
De Carlos Magno e Bruno Pacheco
Sinopse: Vídeo metalingüístico que questiona maneirismos da videoarte contemporânea.
Contato: karlmarx@uai.com.br

Nosferatum
SC / 2003 /VHS / 9’
De Gurcius Gewdner
Sinopse: Médico psicopata atende paciente esquizofrênica. Realidades que se cruzam e se refletem, dois pólos opostos, emoção e razão que se destroem quando em conflito. Um filme forte adulto, onde medos e traumas vêm à tona, em conflito com um mundo de aparências.
Contato: adolfunho@ig.com.br

Tchau, Pai
PR / 2005 / Mini-DV / 2’
De Ricardo E. Machado e Livia Izar
Sinopse: Separados pelo vão e pelas grades, pai e filha se acenam amorosamente.
Contato: cinemasensivel@pop.com.br


PANORAMA 3 (73’) - Dia 04/11 – SÁBADO - 16:30  e  Dia 07/11 – TERÇA - 18h
Elyseu (foto ao lado)
RJ / 2005 / Mini-DV e DVD / 6’
De Pedro Bronz e Raquel Diniz
Sinopse: Mestre do cinema marginal brasileiro, Elyseu Visconti esteve na Festa Livre de 2004 e aqui é singelamente homenageado.
Contato: pedrobronz@pelamadrugada.com.br

A Farsa do Acre

SP / 2003 / DVCam / 13’
De Guga Caldas
Sinopse: Documentário didático que prova que o estado do Acre não existe.
Contato: gugazero@hotmail.com

Bainema
MG / 2003 / Mini-DV / 11’
De Marília Rocha
Sinopse: Bainema é a procura de um lugar onde sentir vem antes de pensar.
Contato: contato@teia.art.br

Tudo
MG / 2005 / Mini-DV / 3’
De Adriane Puresa
Sinopse: Videoclipe em animação metafísica
Contato: pupubr@gmail.com

Air
RJ / 2005 / mini-DV e DVD / 2’
De Mauricio Castro
Sinopse: O ar em movimento através de aeronave no espaço aéreo e terrestre com ritmo imprevisível.
Contato: mnc1978@uol.com.br

Geografia do Som
MG/ 2001 / 35mm / 7min’
De Fábio Carvalho
Sinopse: Da manhã à noite, vários lugares da cidade de Belo Horizonte com seus habitantes são retratados em um falso documentário onde tudo é verdade.
Contato: ufa.audiovisual@terra.com.br

Acossada
RJ / 2005 / 16mm / 7’
De Karen Akerman e Karen Black
Sinopse: Francesinha perdida no Rio de Janeiro se depara com mafiosos do cinema nacional. Quem poderá salvá-la?
Contato: karenblackbarros@gmail.com, karenakerman@pelamadrugada.com.br

Veludo e Cacos-de-Vidro  (foto ao lado)
SC / 2004/ DV-Cam / 17’
De Marco Martins
Sinopse: A ascensão e queda de uma história de amor, numa releitura debochada do Cinema Marginal brasileiro.
Contato: marcomartins78@yahoo.com.br

Cinema da Luz Vermelha (foto ao lado)
RJ / 2004 / Hi-8 e Mini DV / 7’
De Rodrigo Modenesi
Sinopse: Um depoimento do diretor Rogério Sganzerla, feito em Paris em 2000, é o ponto de partida para uma investigação cinematográfica sobre caos e memória.
Contato: interferenciafilmes@hotmail.com






PANORAMA 4 (75’) - Dia 04/11 – SÁBADO - 18h e Dia 07/11 – TERÇA - 16:30
Velodrome
RJ / 2000 / Super-8 / 9’
De Snir Wine
Sinopse: Uma tresloucada corrida de fuscas no autódromo de Jacarepaguá.
Contato: snirwine@hotmail.com

Desarmado
RJ / 2003 / 35mm / 10’
De Walter Fernandes Jr.
Sinopse: Derradeiro filme do cineasta Walter Fernandes que cometeu suicídio com um tiro na boca após chegar à conclusão de que nunca deveria ter nascido. O curta-metragem é composto por cenas de filmes inacabados realizados por ele. É a última gargalhada de um sujeito que não conseguiu de forma alguma se enquadrar no panorama do cinema brasileiro contemporâneo.
Contato: walter@foradoeixo.com.br

Rasgue Minha Roupa (foto ao lado)
SP / 2002 / Super-8, Mini-DV e DVD / / 11’
Sinopse: As aventuras do Bofe na Coleira, perdido na selva de pedra da cidade grande, sempre perseguido por personagens bizarros.
Contato: lufesteffen@yahoo.com.br

Wragda
RJ / 2004 / Mini-DV e 35mm / 11’
De Frederico Cardoso
Sinopse: Equipe de filmagem viaja para Cataguazes com interesses documentais e acaba por conhecer Seu Iran, pertencente a uma seita que tem um idioma próprio e inventado. Decidem por um roteiro ficcional inspirados nos relatos. A morte ronda.
Contato: fredericocardoso@foradoeixo.com.br

Operação Cavalo de Tróia (foto ao lado)
SP / 2004 / DVD / 30’
De Laura Faerman, Axel Weisz e Thiago Villas Boas
Sinopse: A aventura de jovens da periferia de São Paulo que tentam entrar de graça numa RAVE. Durante a jornada, eles enfrentam mata, lama, cachorros e até tiros dos seguranças.
Contato: producao@zoifilmes.com.br

No a La Guerra
RJ / 2003 / Mini-DV / 4’
De Matias Maxx
Sinopse: A manifestação contra a guerra do Iraque em Barcelona num pararelo com a guerra civil nos morros do Rio de Janeiro.
Contato: matias@cucaracha.com.br

PANORAMA 5 (71’) - Dia 05/11 – DOMINGO - 16:30 e Dia 08/11 – QUARTA - 18h
A Ilusão (foto ao lado)
Paris / 1997 / 35 mm / 3’
De Gabriela Greeb
Sinopse: A vertigem dos sentidos.
Contato: ggreeb@uol.com.br / www.homemadefilms.com.br

Busílis
MG / 2002 / Mini-DV / 5’
De Clarissa Campolina e Helvécio Marins Jr.
Sinopse: Cinco videoartistas brasileiros foram convidados a realizarem um vídeo de 5 minutos sobre a obra de cinco artistas participantes da 25ª Bienal de Arte de SP, escolhidos livremente. Busílis quer dizer “problema de difícil resolução”, numa alusão à metrópole.
Contato: contato@teia.art.br

Terral
RJ / 1995 / 16mm / 18’
De Eduardo Nunes
Sinopse: Som do mar. Noite. A mulher, o marido bêbado e outros dois pescadores numa cabana à beira-mar. O marido dorme na velha cadeira de balanço. A mulher prepara o café. Os dois pescadores a observam. O lampião se apaga. A escuridão.
Contato: ed.nunes@terra.com.br

Deu no Jornal
RJ / 2005 / 35mm / 3’
De Yanko Del Pino
Sinopse: Um desenho animado para adultos que narra a saga de um solitário e suas fantasias. Traços de esferográfica no jornal velho desvendam as suas relações mais íntimas, consigo próprio. Com 3 minutos, esse filme deseja ir ao âmago de uma grande questão humana mas na verdade, só consegue ser gozado.
Contato: cor@corfilmes.com.br

Caximbau (foto ao lado)
RJ / 1998 / VHS e DV-Cam / 14’
De Leonardo Duarte
Sinopse: Quinhentos anos após serem descobertos, os brasileiros permanecem desconhecidos! Uma nave de ferro abandonada e digerida pela comunidade local da Baia de Guanabara, Rio de Janeiro. Terceiro mundo. Um ponto de encontro, um clube masculino de jovens. Meninos marginalizados transformam o lixo de uma sociedade industrial decadente em puro divertimento. Ironia acida e ferrugem. Óleo queimado e o mar.
Contato: pu@plusultra.pro.br


Trem do Poeta
RJ / 2005 / Digital 8 / 6’
De André Scucato
Sinopse: Trem que passa pelas histórias da pintura, suas texturas, cores e formas. Um trem poético, de sentido, tinta, movimento e poesia.
Contato: andre@cinemadepoesia.art.br / cris@cinemadepoesia.art.br

A Sentinela
BA / 2005 / DVCam / 22’
De Michelle de Paula Sinopse: Através dos olhos de uma menina, descobre-se imagens, recordações, dores e esperanças que cercam jovens que vivem de uma maneira bem particular: em uma casa de "detenção" para adolescentes.
Contato: michellepcs@gmail.com

PANORAMA 6 - Dia 05/11 – DOMINGO - 18h e Dia 08/11 – QUARTA - 16:30
Unido Vencerás
RJ/200/ Mini-DV / 10`
Sinopse:  Hilário documentário sobre a torcida do centenário América Futebol Clube.Contato: racafilmes@openlink.com.br

Ação e Dispersão
RJ / 2002 / Mini-DV / 5’
De Cezar Migliorin
Sinopse: Brasil, México, Estados Unidos e Portugal. Um homem em uma jornada solitária com a sua câmera filmando todo transporte que utiliza, todo lugar que dorme e tudo que come. Sua única regra é nunca passar duas noites na mesma cidade até o seu dinheiro acabar. Contato: mgliorin@gmail.com

02. Conjunto Residencial
SP / 2005 / Mini-DV / 5’
De Adams Carvalho e Olívia Brenga
Sinopse: Foi a melhor coisa que eles acharam para fazer num sábado à noite.Contato: olibrenga@yahoo.com.br

Hilda

RJ / 2003 / Mini-DV / 7’
De Manu Sobral
Sinopse: Hilda encarna a justiça feita de mãos à foice, na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. Contato: manuela.sobral@ig.com.br

A Górgona Doméstica (foto ao lado)
PE / 1973 / Super-8 / 12’
De Osman Godoy Sinopse: A Górgona está ali na penumbra da sala, e petrifica a nossa sensibilidade, em forma de capítulos diários. Contato: osmang@uol.com.br

O Bloqueio
MG / 2002 / 35mm / 10’
De Cláudio de Oliveira
Sinopse: Gérion é o solitário morador de um edifício assolado por uma imensa quantidade de barulhos. Atormentado e quase louco ele questiona: estariam construindo ou destruindo? Baseado na obra de Murilo Rubião. Contato: videokaos@yahoo.com.br

Telepatia: Epidemia
SP / 2005 / Vídeo Digital / 12'
De Daniel Sêda
Sinopse: Uma epidemia de falta de memória prolifera na cidade. O fim da privacidade mental. Telepatas aproveitam o tempo livre para treinar o poder em um Bar de Anões. Viciados em tecnologia não se divertem como telepatas fazem. Os golfinhos não têm alguns problemas. Apesar disso a doação compulsória de sangue continua em curso. Contato: danielseda@gmail.com

Afinação da Interioridade (foto ao lado)
RJ / 35mm / 2001 / 1’
De Roberto Berliner
Sinopse: Gilberto Gil, Ministro da Cultura, define o que é música. Um filme sobre o  espaço entre pensamento e palavras.Contato: roberto@tvzero.com.br

Shake to Shake
RJ / 2004 / Mini-DV e DVD / 2’
De Rachel Castro
Sinopse: Tentativa de obter o ponto de equilíbrio em campo de variantes oscilações. Contato: rache12@uol.com.br

Deleuze Enquanto Modelo Vivo
MG / 2002 / Mini-DV / 3’
De Marcellvs L.
Sinopse: Pensamento de batom e pixel que se faz enquanto se diz. Primeiro trabalho da série Decálogo onde a filosofia se torna imagem e a imagem pensamento. Contato: marcellvs@uol.com.br

Pureza
RJ / 1999 / VHS / 5’
De Mortimer Só
Sinopse: Oh não, Pureza é mais um daqueles insuportáveis filmes experimentais com sons estranhos e imagens idem. Mesmo assim, suporte a vontade de fugir da  sala de exibição e assista até o final. Contato: carlosd@superig.com.br

Mostra do Filme Livre em BH
SESSÕES ESPECIAIS


ARQUIVO NACIONAL (83’) - Dia 07/11 – TERÇA - 21h
Sessão única. Raríssimos momentos de nossa TV antes/durante/depois das eras Flávio Cavalcanti, Amaral Neto, Chacrinha etc. Contato: (21) 3806 6166 www.arquivonacional.gov.br

A Insistência das Imagens Esquecidas
2005 / cor e p&b / sonoro / 20’
Realização do Arquivo Nacional. Imagens da chegada ao Arquivo Nacional de um lote de filmes e fitas deteriorados recentemente descoberto da extinta TV Tupi carioca. Também serão exibidas algumas reportagens das décadas de 1950 e 1960.

Fragmento de um “Programa Flávio Cavalcanti”
1981 / cor / sonoro / 5’
Parte do acervo da Divisão de Censura e de Diversões Públicas. O programa foi censurado presumivelmente devido à entrevista com Ibrahim Sued, então candidato à Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. Os motivos o espectador poderá verificar.

Fragmentos de reportagens sobreviventes da extinta TV Excelsior
1960/70 / p&b / mudo / 5’
Reportagens sobre o cotidiano da vida brasileira transmitidas pelo departamento de jornalismo da emissora.

Fragmentos de séries da TV (“enlatados” estrangeiros), comerciais e filmetes institucionais dos anos 1970
Década de 1960 e 1970 / cor e p&b / sonoro / 5’

Fragmento do “Programa Amaral Neto – O Repórter”
1970 / p&b / sonoro / 5’
Programa que mostra o fenômeno da Pororoca, exibido em pleno período do governo militar.

Fragmentos de “As primeiras novelas da TV Tupi”
Década de 1960 / p&b / sonoro / 5’

Fragmento de “Três subversivos arrependidos”
1970 / p&b/ sonoro / 10’
Um programa de entrevista misterioso cujo título atribuído é “Três subversivos arrependidos”

Fragmento de “A Grande Família”
Década de 1970 / p&b / sonoro / 5’
Programa de TV escrito por Oduvaldo Viana Filho, o Vianinha.

Fragmento do “Programa Amaral Neto – O Repórter "
Início dos anos de 1970 / p&b / sonoro / 5’
Dedicado às favelas da cidade do Rio de Janeiro.

Fragmento de programas da TV Record
Década de 1960 / p&b / sonoro / 5’
Programas sobre os Festivais da Canção, celebrizados pelas músicas de protesto e pelo surgimento de grandes talentos da MPB.

A Rainha e a Cuíca
2005 / p&b / sonoro / 8’
Curta metragem de Felippe Mussel feito na Oficina do Recine 2005.

Entrevista com João Saldanha na TV Tupi
1969 / p&b / 2’

Entrevista com Grande Otelo na TV Tupi
Década de 1960 / p&b / 3’


COISAS NOSSAS (72’) - Dia 09/11 - QUINTA - 19:30
Sessão única. A chance de ver filmes que os curadores e produtores da MFL tem feito.

A Re-Volta do Rei João – O Filme
RJ / 2006 /16mm / 18’
De Guiwi Santos
Sinopse: A prefeitura do Rio acaba de lançar um edital que nos próximos 2 anos apenas dará recursos para peças, livros, filmes e etc. de um único tema, os 200 anos da chegada de D João VI e da Corte Real à cidade. Contra este absurdo DIRIGISMO CULTURAL a custa do dinheiro público, tal filme antes improvável (pois jamais faríamos um filme com este tema bisonho) fez-se em questão de dias, uma FILMEATA protesto focada na clássica mas ainda atual porcaria estatal que se alastra pelo imundo...Contato: guiwhi@gmail.com



Eu te Amo
RJ / 2006 / Mini-DV / 8’
De Marcelo Ikeda
Sinopse: Eu te amo. Eu preciso te amar.
Contato:marcelo.ikeda@ancine.gov.br

Operadores de Cinema
RJ / 2002-2006 / Mini-DV / 17’
De Chico Serra
Sinopse: O cinema brasileiro e o estrangeiro do ponto de vista dos operadores cinematográficos.
Contato: franciscoserra@terra.com.br, chicoserra@hotmail.com

A Lista de Qana
RJ / 2006 / 5’
De Pedro Lobito
Sinopse: Mistura de imagens de arquivo do exército russo captadas nos campos de concentração nazistas no final da segunda guerra mundial, mixadas com a trilha do filme “A lista de Schindler” e imagens dos bombardeios da cidade de Qana no sul do Líbano pela força aérea israelense em julho de 2006.
Contato: pedrolobito@hotmail.com

A Respiração
RJ / 2005 / Mini-DV / 7’
De Raphael Fonseca
Sinopse: Estava o céu com sua imensa tela a tentar respirar, e a cidade com suas pinceladas urbanas a atrapalhar.
Contato: raphaelfonseca@gmail.com

Antes do Fim do Mar
RJ / 2002 / Digital-8 e Mini-DV / 17’
De Rodrigo Savastano
Sinopse: Uma menina brinca e sonha com o fio que a teceu.
Contato: rodrigosavastano@yahoo.com.br


CURTA CIRCUITO (64’) = Dia 06/11 – SEGUNDA - 19:30
Sessão única. Em parceria com o Cineclube Curta Circuito, da Associação Curta Minas, um breve apanhado de curtas mineiros que fizeram a diferença nas MFLs. Contato: curtacircuito@vsnet.com.br www.curtaminas.com.br

O Homem do Fumo
MG / 2005 / Mini-DV / 15’
De Dêniston Diamantino
Sinopse: Seu Sebastião vive no sertão norte mineiro, encostado nos Gerais e nas Veredas do
município de São Romão, no vale do São Francisco. Prega, com uma singularidade própria, o
uso do fumo para combater os males do corpo, da alma, enfeitar as roças, trazer o vento e
precipitar a chuva que refresca a terra.
Contato: contato@opara.art.br / dfdiamantino@hotmail.com

Leito Suntuoso da Revolução (foto ao lado)
MG / 2004 / Mini-DV / 05’
De Louise Ganz e Dellani Lima
Sinopse: Menino percorre espontaneamente os espaços de sua casa passando umafita de renda pelos móveis. Realiza, assim, um ato de ocupação e
incorporação simbólica do espaço de sua nova casa. O som é uma gravação de
audição de crianças estudantes de música, incluindo Frederico Ganz.
Contato: louiseganz@ig.com.br

Merréis
MG / 2000 / digital / 10’
De Leandro HBL
Sinopse: Merréis condensa uma noite no Rio de Janeiro de três personagens que vivenciavam o mundo real com uma câmera de vídeo em mãos. O que se seguiu foi uma teia de engenhosas interações que estimulou uma transformação do momento em documento.
Contato: leandrohbl@terra.com.br

Nada com ninguém
MG e Cuba / 2003 / Mini-DV / 14’
De Marcos Pimentel
Sinopse: Documentário sobre um velho homem que vive com seu filho em uma montanha, isolado de contato com o mundo exterior. Uma reflexão sobre o tempo e o silêncio.
Contato: marcospimentel77@hotmail.com / marcospimentel77@yahoo.com.br

O Estrangeiro
MG-TOKIO / 2005 / Mini-DV / 3’
De Gabras Sanna
Sinopse: O olhar sem lugar de um homem solitário em uma metrópole qualquer.
Contato: gabrielsanna@ig.com.br

The Same Old Choice
MG / 2003 / Mini-DV / 14’
De Francisca Caporali, Joana Meniconi, Rafael Morado e Ricardo Portilho
Sinopse: As eleições presidenciais de 2002 são o tema do vídeo, que enfoca a mídia, os órgãos financeiros internacionais e sua influência no processo democrático. Entrevistas com Tom Zé, Sérgio Miranda e César Benjamin.
Contato: sameoldchoice@mail.com


Retrospectiva A ORGANIZAÇÃO (78’) - Dia 04/11 – SÁBADO - 19:30 e Dia 09/11 - QUINTA - 16:30
Alguns curtas da organização que mais faz filmes no Brasil. Fundada em novembro de 2001, A ORGANIZAÇÃO é uma livre associação de artistas audiovisuais que assume o compromisso da realização. Foram produzidos mais de 200 curtas em 5 anos, sempre apresentados ao público em grandes eventos populares com o lema “Assista a sessão e ganhe um real”.
Contato: Samir Abujamra - (21) 2266 7107

Domingo
De Maria Nepomuceno / 6’
Sinopse: Performance num domingo na praia.

A Cachorra e o Jabuti
De Marcela Amarante / 5’
Sinopse: Uma relação animal.

A Única Coisa Que Vale Entre o Berço e a Tumba
De Antonio Abujamra / 3’
Sinopse: O homem moderno em busca de algum sentido para a vida.

Os 5000 Cigarros
De Francisco Franca / 3’
Sinopse: Um homem que amou e não foi amado.

Vera
De Paulo Mussoi e Renato Fagundes / 9’
Sinopse: Vera não chega. Pedro liga. Vera não atende. Pedro liga. Vera não atende.

O Amor das 3 Laranjas
De Frederico Marcos/ 6’
Sinopse: Filme abstrato que trabalha com imagens caleidoscópicas

Eu Odeio A ORGANIZAÇÃO
De Rodrigo Abujamra / 8’
Sinopse: A verdade sobre A ORGANIZAÇÃO.

Delenda Est
De Paulo Canella / 10’
Sinopse: A trágica transformação de uma cidade.

Ódio Todo mundo Tem Para Dar
De Ricardo Prensado / 5’
Sinopse: Personalidades que odeiam o planeta terra.

Ela Olhou Pra Mim
De Luiza Lima/ 5’
Sinopse: O encontro de duas crianças em um apartamento no Rio de Janeiro.

Cosmocápsula
De Cesar Oiticica Filho / 10’
Sinopse: NY, 1973. Hélio Oiticica e Neville D'Almeida em Super-8.

Alba
De Mauro Heitor / 8’
Sinopse: Um "catecismo” inspirado em Carlos Zéfiro.

Retrospectiva CMI - Centro de Mídia Independente (71’30”) - Dia 03/11 – SEXTA - 19:30 e Dia 05/11 – DOMINGO - 19:30
Curtas realizados pelo Centro de Mídia Independente Brasil, uma rede anticapitalista de produtoras de mídia e produtores autônomos e voluntários com o objetivo de construir uma sociedade livre, igualitária e que respeite o meio ambiente.
Contato: contato@midiaindependente.org
www.midiaindependente.org

Famosos em Passeio | Famosos em Chamas
2003 / 6’
Direção: A Revolução Não Será Televisionada
Sinopse: Ascensão e queda de famosos na Av. Paulista durante o festival Mídia Tática Brasil.

Xuxa em Chamas
2002 / 2’30”
Direção: A Revolução Não Será Televisionada
Sinopse: Extraído do episódio de abertura do anti-programa de TV “A Revolução Não Será Televisionada”, que esteve 3 meses no ar (TV USP).

Tortada no Secretário Municipal de Habitação
2005 / 9’
Direção: Confeiteiros Sem Fronteiras + A.N.T.I. Cinema
Sinopse: Tortada em Orlando de Almeida Filho, um dos responsáveis pela higienização do centro de São Paulo.

Natal na Rampa Antimendigo
2005 / 9’
Direção: CMI-SP-Vídeo.
Sinopse: O prefeito de São Paulo, José Serra, vestido de papai noel, constrói rampas antimoradores de rua de presente para a sua cidade.

Rebatismodaavenidarobertomarinho.mov
2004 / 6’
Direção: CMI São Paulo e Sem Sizo.
Sinopse: Ato de rebatismo popular da Avenida Jornalista Roberto Marinho para Avenida Jornalista Vladimir Herzog, por ocasião do dia mundial pela democratização da mídia.

Destruindo o Monolito
2001 / 4’
Direção: Telephone Colorido.
Sinopse: Zé Roberto e Basemente Shamam se unem para enfrentar o mal maligno (relógio da Rede Globo, por ocasião dos 500 anos de colonização do Brasil).

Manifesto Media Sana
2003 / 1’
Direção: Media Sana.
Sinopse: Todo cidadão tem direito à sua própria rede de TV.

Queimação de Filme
2002 / 8’
Direção: Videohackers
Sinopse: Jovens cineastas invadem a Riofilme, protestando contra os critérios de distribuição do dinheiro público no cinema.

Ocupação da Anatel
2003 / 6’
Direção: CMI São Paulo e Revolução Não Será Televisionada
Sinopse: Dr. Everaldo ganha troféu abacaxi de manifestantes contra a política de fechamento de rádios livres (obs.: a maior campanha pela criminalização de rádios livres comunitárias é feita pela Abert - Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, que tem como maior integrante o grupo Globo).

Não Começou em Seattle, Não Vai Terminar em Quebec
2001 / 20’
Direção: Videohackers.
Sinopse: A20 (manifestação contra a cúpula das Américas, ocorrida em 20 de abril de 2001, em Quebec, Canadá. A reunião de todos os chefes de estado dos países americanos serviu para determinar os prazos de criação da ALCA - Área de Livre Comércio das Américas). Em São Paulo, a manifestação pacífica foi violentamente atacada pela polícia, resultando em 60 pessoas presas e mais de 100 feridas.


Retrospectiva NILSON PRIMITIVO (61’) - Dia 05/11 – DOMINGO - 21h e Dia 07/11 – TERÇA - 19:30
A obra completa mais incompreensível do cinema sujo carioca. E abrindo a sessão, uma entrevista exclusiva com Nilson Primitivo para a MFL 2006.

Entrevista Primitivo Gonzales
RJ / 2006 / Mini-DV / 8’
De Christian Caselli
Sinopse: Nilson Primitivo, que na Mostra do Filme Livre 2006 ganhou uma retrospectiva completa de sua obra de 7 filmes realizados em 16mm nos últimos 5 anos, fala um pouco sobre patologias e telepatias que dançam na liberdade criativa de fazer arte e não apenas ciência, ao mesmo tempo que o sinc perde-se para dar lugar a novos sentimentos nem sempre lógicos e/ou aflitos inclusive.
Contato: chriskzl@hotmail.com

Mais Velho
RJ / 2001 / 16mm / 14’
De Nilson Primitivo
Sinopse: Estória de um bandido real que assombrou, desarmado, pontos de jogo do bicho
no rio de janeiro na década de 80.
Contato: nilsonprimitivo@gmail.com

O Exú do Amor
RJ / 2001 / 16mm / 2’30”
De Nilson Primitivo
Sinopse: Mulher desafia alta cúpula militar durante a ditadura, é assassinada e vira entidade.
Contato: nilsonprimitivo@gmail.com

Idade da Pedra
RJ / 2002 / 16mm / 5’30”
De Nilson Primitivo
Sinopse: Bam! Um elefante rolou ao chão. Quem o matou? Bekou. Quem receberá as preciosas presas, ó pobre Bekou? Paciência bekou. Receberás o rabo.
Contato: nilsonprimitivo@gmail.com

Dez pro Inferno
RJ / 2004 / 16mm / 2’30”
De Nilson Primitivo
Sinopse: Você nunca teve vontade de mandar dez pro inferno?
Contato: nilsonprimitivo@gmail.com

O Crack do Futuro
RJ / 2005 / 16mm / 5’30”
De Nilson Primitivo
Sinopse: Um anjo visita a boca do lixo.
Contato: nilsonprimitivo@gmail.com

Império das Pelúcias
RJ / 2005 / 16mm / 7’
De Nilson Primitivo
Sinopse: É chegado o momento, é chegada a hora, de vocês, seres humanos, darem uma reviravolta nas suas vidas.
Contato: nilsonprimitivo@gmail.com

Duelo das Loiras
RJ / 2003 / 16mm / 8’
De Nilson Primitivo
Sinopse: Essa é a estória mais árida que já existiu.
Contato: nilsonprimitivo@gmail.com

Tesão em Saquarema
RJ / 2001-2006 / 16mm / 8’
De Nilson Primitivo
Sinopse: Naquela noite o combinado já não era outro e uma decisão tinha que ser tomada: o sangue de um, o olho de outro.
Contato: nilsonprimitivo@gmail.com


Retrospectiva PEPA Filmes (67’) - Dia 04/11 – SÁBADO - 21h e Dia 09/11 - QUINTA - 18h
Um pouco do acervo da Pepa Filmes, a produtora mais insana do trash nacional, que transformou o Grajaú, no Rio, numa espécie de Hollywood Tupiniquim com a realização de curtas e longas que se tornaram cult no cenário underground carioca.
Contato: contato@pepafilmes.net, pepafilme@yahoo.com.br www.pepafilmes.net

Vinheta Momento Insano
RJ / 2002 / Hi-8 / 1’
Direção, edição e efeitos especiais: Pepa
Sinopse: Vinheta para o quadro "Momento Insano", do extinto programa "Descontrole", de Marcos Mignon (TV Bandeirantes).

Máfia
RJ / 2005 / Hi-8 / 6’
Direção, edição e efeitos especiais: Pepa
Sinopse: Uma tensa negociação está em curso e ambas as partes estão com o dedo nervoso.

Trailer "O Shaolin"
RJ / 2001 / Hi-8 / 1’
Direção, edição e efeitos especiais: Pepa
Sinopse: Direção, edição e efeitos especiais: Pepa.

Black Ninja
RJ / 1999 / Hi-8 / 8’
Direção, edição e efeitos especiais: Pepa
Sinopse: Herói parte para a vingança e porradaria depois da morte do objeto de seu desejo.
Contato: contato@pepafilmes.net, pepafilme@yahoo.com.br

Freakshow
RJ / 2002 / Hi-8 / 3’
Direção, edição e efeitos especiais: Pepa
Sinopse: Clip da banda Uzomi. Banido da MTV.

Influência Maldita
RJ / 1999 / Hi-8 / 8’
Direção, edição e efeitos especiais: Pepa
Sinopse: Respeitável pai de família viaja no tempo para exterminar os estilistas da Bad Boy, responsáveis pelo comportamento violento do filho.

Bonde dos Prey 2
RJ / 2003 / Hi-8 / 7’
Direção, edição e efeitos especiais: Pepa
Sinopse: Playboy do subúrbio carioca leva nerd para perigoso baile funk.

Trailer "Coronel Cabelinho Vs Grajaú Soldiaz
RJ / 2001 / Hi-8 / 2’
Direção, edição e efeitos especiais: Pepa
Sinopse: Trailer do primeiro longa-metragem realizado pela Pepa Filmes.

Extorção Total
RJ / 2002 / Hi-8 / 8’
Direção, edição e efeitos especiais: Pepa
Sinopse: Um típico encontro entre policiais e traficantes no Rio.

Contos Macabros 2 - O Andarilho da Meia-Noite
RJ / 2002 / Hi-8 / 1’
Direção, edição e efeitos especiais: Pepa
Sinopse: Três universitários atropelam um homem estranho durante a noite. Mas irão se arrepender amargamente.

DFC Hardcore Brasil
RJ / 2005 / Hi-8 / 8’
Direção, edição e efeitos especiais: Pepa
Sinopse: Clip da banda DFC. Também banido pela MTV. Direção, edição e efeitos especiais: Pepa.

Projeto Proteus
RJ / 2002 / Hi-8 / 14’
Direção, edição e efeitos especiais: Pepa
Sinopse: Cientista maluco constrói robô de última geração para destruir o carro do pão.

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]