6º BRASIL CINEMUNDI ANUNCIA PROJETOS SELECIONADOS E PRESENÇA DE 21 PROFISSIONAIS ::  | Curta o Curta

6º BRASIL CINEMUNDI ANUNCIA PROJETOS SELECIONADOS E PRESENÇA DE 21 PROFISSIONAIS

Por João Carlos Martins em 29/09/2015 18:58


Brasil CineMundi – International Coproduction Meeting, evento de mercado do cinema brasileiro, chega a sua 6ª edição de 15 a 19 de outubro maior e mais convicto do seu papel – ser um espaço e plataforma de rede de contatos e negócios para o cinema brasileiro em intercâmbio com o mundo.

 

“A cada edição do Brasil CineMundi  reafirmamos o compromisso de  realizar um empreendimento audiovisual   que possa potencializar a presença da produção audiovisual brasileira no mercado mundial. Acreditamos que a coprodução é um instrumento essencial para o desenvolvimento de uma indústria audiovisual sustentável, além de promover a diversidade cultural e a educação audiovisual”, ressalta Raquel Hallak, coordenadora da Mostra CineBH e do Brasil CineMundi.

 

O evento acontece durante a 9ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte (15 a 22 de outubro). Nesta edição, além dos convidados do Brasil, participam 21 convidados internacionais representativos da indústria audiovisual mundial de 11 países - Alemanha, Argentina, Chile, Colômbia, França, Noruega, Estados Unidos, Suíça, Uruguai, Espanha e Brasil que desembarcam na capital mineira para participar das diversas atividades promovidas pelo evento. 

 

Nesta edição, o programa teve 102  projetos de longas brasileiros em fase desenvolvimento inscritos. Destes, 10 foram selecionados pela comissão do evento para participar dos encontros de coprodução (meetings one-to-one), um projeto brasileiro foi indicado pelo evento de mercado do Festival de Toulouse – Cinélatino, parceiro de intercâmbio do Brasil CineMundi e cinco projetos de documentário foram selecionados para participar da categoria Doc Brasil Meeting, lançada em 2014 e que tem programação dirigida ao cinema documental.

 

“Este ano, percebemos um maior interesse de produtores pelo Brasil CineMundi, com cerca de 40% no aumento do número de projetos inscritos”, destaca o produtor Paulo de Carvalho, da Autentika Filmes (Alemanha) e integrante da comissão de seleção do programa. Ele detecta algumas linhas de força que se relacionam entre as propostas. “Sinto que essa linha conduz às  ideias e histórias de deslocamentos, um olhar em direção a outros continentes, países vizinhos e diferentes estados do Brasil. Em vários casos retrabalhando uma memória pessoal, familiar e histórica sem perder o sentido universal destas histórias e temas”.


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]