6º Cinefantasy vai até 04-12 ::  | Curta o Curta

6º Cinefantasy vai até 04-12

Por Guilherme Whitaker em 14/11/2011 09:19


 O CineFantasy, principal evento brasileiro dedicado ao cinema de gênero fantástico (Ficção Científica, Horror e Fantasia), chega a sua 6ª Edição, com a Mostra competitiva para longas e curtas-metragens nacionais e internacionais, homenagem ao cineasta italiano, Ruggero Deodato, a pré-estréia do filme “A Noite dos Chupa Cabras” do diretor capixaba Rodrigo Aragão, a retrospectiva do mexicano Juan López Moctezuma, entre outras atividades. Nesta edição, o CineFantasy apresentará mais de 130 títulos distribuídos na mostra Competitiva de Longas e Curtas-Metragens, Sessão Dark Little Tales, Desafio Mestre dos Gritos, além de oficinas práticas. Os filmes vêm de diversas partes do mundo como Singapura, Coréia do Sul, Grécia, Croácia, Polônia, Espanha, entre outros países.

Os brasileiros também são destaques, entre eles está o filme independente “Entrei em Pânico ao saber o que vocês fizeram na sexta-feira - 13 do verão passado- PARTE 2” (Ficção, Horror, Brasil, 2011, 83’) do diretor Felipe Guerra, com orçamento de apenas R$ 3mil.

Já na seleção internacional as expectativas ficam em torno do mexicano “Alucardos – Retrato de um Vampiro” (Documentário, Horror, México, 2010, 90’), de Ulises Guzmán, que estará presente no Festival, o argentino “Suor Frio” (Ficção, Horror, Argentina, 2010, 90’) de Adrián García Bogliano, e o britânico “Um Dia de Violência” (Ficção, Horror, Reino Unido, 2010, 91’) de Darren Ward.

O italiano Ruggero Deodato, diretor do clássico “Canibal Holocausto” (1980), filme referência para o gênero mais violento do horror e um dos mais polêmicos da história do cinema, é o principal convidado do CineFantasy deste ano. Com 72 anos, o diretor causou grande controversa na Itália e Reino Unido, devido à violência extrema e realista, deste filme, obrigando Deodato a revelar os segredos por trás dos efeitos especiais e levar os atores principais à corte Italiana, para provar que eles estavam vivos.

A 6ª edição do CineFantasy, acontece de 22/11 a 04/12 em São Paulo, nas salas do Centro Cultural São Paulo, CineSesc, e sala Luiz Sérgio Person (biblioteca Viriato Correa). Patrocinado pelo ProAC da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, a edição deste ano do CineFantasy conta com os apoios da Prefeitura da cidade de São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura e Governo do Estado de São Paulo.

Mostra Competitiva de Curtas

A mostra competitiva de curtas este ano exibirá 87 títulos de diversos países. Os filmes foram divididos nas Sessões “ Um Novo Brasil I, II e III “, “ Fantasia Sombria I e II e”, “Fantasia Iluminada”, “Horror I e II”, “ SCIFI I e II ”, “ Animação Obscura”. Para complementar a competição e agradar também a garotada, pelo segundo ano, o Festival traz a “Sessão Fantástico Infantil”. Veja todos os selecionados:


CURTAS – UM NOVO BRASIL 1
Classificação: 12 anos

A FOME
(Ficção, horror, Recife – Brasil, 2011, 4´35´´, HD cam).
Classificação: 12 anos
Direção: Luciano Monteiro.
Elenco: Victor Laet e Bruno Reis.
Sinopse: Madrugada. Um vampiro ronda a cidade. Tudo pode acontecer...

OBSOLETO
(Animação, ficção científica, Rio de Janeiro – Brasil, 2011, 5'40", MiniDV).
Direção: Heitor Mendonça, Leandro Henriques e Victor Mendonça.
Classificação: 12 anos
Sinopse: Em uma cidade do futuro, encontramos OP-068, um simpático robô que perdeu um de seus braços e passa os dias sentado na calçada, pedindo esmola. Ele tenta voltar à ativa e ter uma existência digna novamente, a fim de não se tornar obsoleto.

TURNO DA NOITE
(Ficção, horror, Recife – Brasil, 2011, 9'31", HD cam).
Direção: Henrique Spencer.
Classificação: 12 anos
Elenco: Bruno Azevedo, Eduarda Ferreira, Gustavo Arruda, Flávia da Rosa Borges, Raul Cintra, Camilla Figueiredo, Luiz Eduardo.
Sinopse: Uma brincadeira não tão inocente pode ter sérias consequências!

EU & A LOIRA
(Ficção, fantasia, Recife – Brasil, 2011, 13'14'', HD cam).
Direção: Lucas Calmon.
Classificação: 12 anos
Elenco: Hélder Agostini, Daniela Guaraná, Daniel Archangelo, Felipe Haiut, Bernardo Schlegele Gueko Hiller.
Sinopse: Vicente nunca acreditou na história da lendária e mortal Loira do Banheiro. Por isso, ele jamais poderia imaginar que seus caminhos estavam traçados. Ainda mais, dessa forma.

FAMALIÁ
(Ficção, fantasia, São Paulo – Brasil, 2010, 16', HD cam).
Direção: Ivan Cassone e Ricardo Imakawa.
Classificação: 12 anos
Elenco: Juliana Pina, Cibele Troyano, Leandro Destácio, Armando Cruz, Rick dos Anjos e Ednei Lino
Sinopse: Famaliá conta a história de Joca, um malandro desempregado. Seu pai o abandonou quando ele ainda era pequeno, deixando de herança apenas uma garrafa com um diabinho dentro. Ao procurar emprego, Joca será surpreendido por uma série de mistérios que envolvem a garrafa.

DUAS VIDAS PARA ANTONIO ESPINOSA
(Ficção, fantasia, São Paulo – Brasil, 2011, 16', 35 mm).
Direção: Caio D'Andrea e Rodrigo Fonseca.
Classificação: 12 anos
Elenco: Guilherme Lopes, Angelo Coimbra, Gessy Fonseca, Luiz Fernando Resende, Índio Lopes, Caio Merseguel, Lucas Dantas, Tony Budnikas.
Sinopse: Alberto Espinosa, seu irmão mais novo, Antonio, e seus amigos decidem aterrorizar uma família indígena que está acampada em sua antiga propriedade. O reflexo dessa noite é o aparecimento de uma figura misteriosa, que busca implacavelmente um acerto de contas.

CURTAS – FANTASIA SOMBRIA 1
Classificação: 12 anos

WESTERN MOVIE
(Ficção, fantasia, Seul – Coreia do Sul, 2010, 9’, 35 mm).
Direção: Lee Hyung-Suk.
Classificação: 12 anos
Elenco: Ko Kwan-Jae.
Sinopse: Um xerife atravessa, a cavalo, um campo desolado e entra em uma vila devastada por nativos americanos. Dentro da cidade, olhos nele se fixam.

LA TRAGEDIA DEL HOMBRE HUECO
(Ficção, fantasia, Valência – Espanha, 2011, 16', HD Cam).
Direção: Jorge de Guillae
Elenco: Gabriel Pasqual, Joan Maria Pascual, Baiana Plana e Abel Ruiz
Sinopse: Gonzalo é um homem com um olhar claro e intenso, seu queixo largo e suas covinhas apresentam-nos um homem amável e pacífico, com um grande coração ... aqui está a contradição, Gonzalo não tem coração.

VEN ESTA NOCHE
(Ficção, horror, Valencia – Espanha, 2010, 14’30”, 35 mm).
Direção: Ximo Azagra.
Classificação: 12 anos
Elenco: Ángel Figols, Arlette Biot.
Sinopse: Hector está dormindo. Ele acorda com o som de vidro quebrando – o espelho ao pé de sua cama. Ele acende a luz e vê o espelho intacto. Nas noites seguintes, Hector tentará desesperadamente escapar do terror que o persegue.

LA GRAN CARRERA
(Ficção, fantasia, Espanha, 2010, 6'57'', Beta SP).
Direção: Marian Fernández.
Classificação: 12 anos
Elenco: Eriz Alberdi, Iñaki Urrutia, Charly Urbina, Puri Urretabizkaia, Ana Elordi, Joseba Apaolaza, Aitor Mendizabal, Eider Pikabea, Mikel Díez, Pedro Arnáez, Toni Sánchez, Pilar Guerra, Matxalen de Pedro, Beñat Mendizabal, Andoni Mendizabal
Sinopse: Ano 1914. O hipódromo de Lasarte anuncia uma corrida com um prêmio nunca visto para o cavalo ganhador. Inscreveram os oitos melhores cavalos e éguas do mundo. Aficionados os maiores apostadores vem de todos os continentes para participar do grande evento: o Grande Prêmio de Meio Milhão.

THE TWIN GIRLS OF SUNSET STREET
(Animação, fantasia, Barcelona – Espanha, 2010, 13', 35 mm).
Direção: Marc Riba e Anna Solanas.
Classificação: 12 anos
Sinopse: Unguentos, elixires e emplastros. Enriqueta e Ramoneta atendem suas necessidades com discrição, reserva e gentileza na Rua Sunset, 17A, Barcelona. Produtos não encontrados em drogarias ou farmácias de manipulação.

THE CONTRACT
(Ficção, fantasia, Croácia, 2011, 15'30”, Beta SP).
Direção: Dario Lonjak.
Classificação: 12 anos
Elenco: Robert Roklicer, Ivan Kunej, Lena Politeo.
Sinopse: Empresário, Ante acorda num banco da praça. Vai até o advogado e, se ele concordar em assinar um contrato, vai conseguir ampliar sua companhia de enterros.

O ÚLTIMO DIA
(Ficção, fantasia, São Paulo – Brasil, 2010, 20', Beta SP).
Direção: Elder Fraga.Classificação: 12 anos
Elenco: José Roberto Jardim, Rafael Losso, Julio Machado, Ricardo Gelli, Jennicer Perez, Claudio Savietto e Flavio Guedes.
Sinopse: Um grupo de extermínio faz justiça com as próprias mãos. No submundo de uma grande metrópole, a polícia tenta localizar os culpados pelos assassinatos. No meio de toda essa violência, surgem: um playboy; dois policiais; uma prostituta; um camareiro ; e Jesus, como morador de rua. Será que existe salvação para o mundo? Uma visão frenética, perturbada e única das pessoas que vivem em desespero e no limite de suas vidas no nosso apocalipse urbano, em busca de satisfação. Mostra como as drogas, a violência e a tortura afetam direta e indiretamente a vida de cada um, revelando prazeres, misérias e desespero.

CURTAS – UM NOVO BRASIL 2
Classificação: 12 anos

O POÇO E O TEMPO
(Ficção, horror, Santo André – Brasil, 2009, 5', DV cam).
Direção: Rodrigo Cabral.
Classificação: 12 anos
Elenco: Laura Mendonça, Zeca Capellini, Dudu Capellini, Sólon C. L. de Melo, Thaís Marola, Claudio Feldman, Luciana Menegheti

TONRAR YURALRIA
(Ficção, fantasia, São Paulo – Brasil, 2011, 6'08'', 16 mm).
Direção: Laísa Ramthun.

Classificação: 12 anos
Elenco: Alex Hecht, Eiki Sasaki, Ken Kaneko, Marco Watanabe e Sophia Heshiki.
Sinopse: A cada 3027 luas, o monstro Tonrar Yuralria desperta para capturar crianças das longínquas terras gélidas de Kapianartok, para submetê-las a trabalhos escravos. Dois esquimós, percebendo os sinais da vinda de Tonrar Yuralria, pegam duas crianças e se escondem em um iglu, para tentar salvar a vida delas e as próprias. Porém, o monstro é ardiloso e, disfarçando-se de Shaman, consegue que o deixem entrar.

A JANELA DE ANA
(Ficção, fantasia, São Paulo – Brasil, 2010, 7', MiniDV).
Direção: Daina Giannecchini
Elenco: Maria Güttler Polo, Alexandre Pasqüelli e Rafael Melo.
Sinopse: Ana passa seus dias trancada em um quarto. A única forma de abrir a janela e conhecer a liberdade é desvendando uma estranha charada, ou, então, aceitando a ajuda do sedutor e experiente Homem de Capa.

A VIDA DA MORTE
(Ficção, fantasia, Pelotas – Brasil, 2011, 9', HD cam).
Direção: Maciel Edinei Fischer.
Classificação: 12 anos
Sinopse: A Morte, clássico personagem do imaginário popular, vive a vida corriqueiramente no mundo moderno, mostrando que há sentimentos e conflitos escondidos sob seu semblante infernal e sorriso estático.

ELA SÓ
(Ficção, fantasia, Porto Alegre – Brasil, 2010, 9'52”, DV cam).
Direção: Pâmela Hauber e Stefania Curti.
Classificação: 12 anos
Sinopse: Elenco: Eduardo Gorziza, Luiza Perufo, Sofia Stoffel.
Mãe e filho, perdidos em suas angústias, dentro de uma casa que guarda conflitos de família e um segredo que está prestes a ser desvendado, ou melhor, enfrentado. É chegada a hora de brincar.

A FÁBRICA DE GRAVATAS
(Ficção, ficção científica, Campina Grande – Brasil, 2011, 10'10'', HD cam).
Direção: Érik Medeiros de Souza.
Classificação: 12 anos
Elenco: Natasha Danta, Ramon Zeferino, Lela Belém, Lívia Escorel, Cássia Lobão, Rayanne Araújo, Joani Litiery, Aluska Gomes.
Sinopse: Uma mulher (Natasha Dantas) perambula sob a atmosfera quente e sombria, no deserto de uma realidade distinta. Outras mulheres como ela (Lela Belém, Lívia Escorel, Cássia Lobão) são portadoras de uma chaga asquerosa. Entre os objetos sem sentido, há uma fábrica onde o homem (Ramon Zeferino) mantém em ordem a devoção ao meio de produção.

TUTTI MARIA (COSCO COIFA)
(Ficção, fantasia, São Bernardo do Campo – Brasil, 2011, 19'55'', MiniDV).
Direção: André Brazinéis.
Elenco: Fabrícia Neres, Kátia Gondo, Lúcia Kakazu, Natália Ricciardi, Stephanie Tenório, Carol Mendes, André Brazinéis, Diego Urbaneja, Igor Carcará, Oubí Inaê Kibuko, Rodolfo Valentino, Paulo Lapinski, Rogério Eira, Renato Okuhara Canalonga, Rogério Takashi, Rafael Rocco, Dasto Tespar, Yugo Hattori.
Sinopse: Um ciclo de mulheres e um mal-entendido tornam uma situação ordinária em circunstância agravante de caos.

CURTAS – FANTASIA SOMBRIA 2
Classificação: 14 anos

TOUS LES HOMMES S'APPELLENT ROBERT
(Ficção, fantasia, Paris – França, 2010, 5’49”, HD cam).
Direção: Marc-Henri Boulier.
Elenco: Gwenaël Pzrydatek, Jean-François Picotin, Thomas Baelde.
Sinopse: Um homem nu, seu corpo coberto por escoriações, corre pela mata. Ele para de repente: quem é essa mulher misteriosa que o chama, pedindo ajuda? E quem são esses homens que tentam atirar nele?

LAVAGEM
(Ficção, horror, João Pessoa – Brasil, 2010, 20’, HD cam).
Direção: Shiko.
Elenco: Tavinho Teixeira, Mariah Teixeira, Omar Brito, João Faissal.
Sinopse: Quando o disco da Xuxa gira ao contrário, muita coisa pode acontecer...

THE CLEARING
(Ficção, horror, Austrália, 2011, 17’39”, 35 mm).
Direção: Seth Larney.
Elenco: Damian Walshe-Howling, Clare Bowen, Damon Royle, Peter Glencross, Gareth Davies.
Sinopse: Quando Adam acorda, sem memória, em uma clareira no meio da selva, ele precisa decifrar a verdade sobre seu misterioso anfitrião.

AMY'S IN THE ATTIC
(Ficção, horror, Canadá, 2011, 20’, ?).
Direção: Matthew Saliba.
Elenco: Kayden Rose, Matt Lacas, Lisa Di Capa, Sebastien Fournier, Chastity Castro e Matthew Saliba.
Sinopse: O longa narra a história de um grupo de amigos que, em uma noite, se reúne na casa do seu líder, Alucard, para uma festa de swing no velho estilo. Infelizmente, a festa não está tão animada, então Alucard sugere um jogo. O que começa como um inocente jogo termina numa horrível tragédia, envolvendo estupro, violência e a degradação feminina. O filme é uma homenagem apaixonada aos filmes italianos de exploitation.

BLACK SUITE
(Ficção, horror, Grécia, 2011, 6’50”, HD cam).
Direção: Evdokia Kalamitsi.
Elenco: Stavros Sioulis, Maria Eglezaki, Ioanna Pogiantzi.
Sinopse: Um homem perdido em suas fantasias sexuais e autodestruição.

EL LIBRO
(Ficção, fantasia, Nerja – Espanha, 2011, 19’, HD cam).
Direção: Carlos Guerrero e Rubén Jiménez.
Elenco: Miguel de Miguel, Miguel Hermoso, Jesús Palmero, Martin Pérez de Siles, Soraya López, Irene Molina, Rubén Jiménez.
Sinopse: O pneu do carro de Raul estourou, o estepe está vazio e agora ele precisa esperar pelo socorro em uma velha estrada deserta. Horas antes, ele estava negociando com um cliente sobre um livro que ele tinha adquirido e carregava no carro. O cliente estava muito preocupado com o fato de Raul ter lido o livro.

VONTADE
(Ficção, horror, São Paulo – Brasil, 2010, 10’, HD cam).
Direção: Fabiana Servilha.
Elenco: Alexandre Rabello, Douglas Domingues, Marina Ballarin.
Sinopse: Após um exaustivo dia de trabalho, Luís acorda no meio da madrugada. Desesperado, sai às ruas em uma busca misteriosa. Conforme o tempo passa, fica cada vez mais difícil conseguir o que procura.

CURTAS – UM NOVO BRASIL 3
Classificação: 12 anos

BLACKOUT
(Animação, horror, São Paulo – Brasil, 2011, 6'04'', 35 mm).
Direção: Paulo Henrique M. Scatena.
Sinopse:Ele achava que seria uma noite normal. Mas sua noção de realidade é desafiada quando as intenções de um poste de luz temperamental começam a se revelar.

AGNUS
(Ficção, horror, Florianópolis – Brasil, 2010, 12'30'', HD cam).
Direção: Paulo Trejes.
Elenco: Paula Valéria Dias, Elianne Carpes, Renato Turnes.
Sinopse: Após a morte do pai, Alice, uma jovem solitária, descobre que, entre os bens que o pai deixou em testamento, existe um hotel, do qual que ela nunca havia ouvido falar. Um hotel no meio do nada. Alice, então, resolve passar alguns dias no hotel para conhecer melhor o lugar. Esses dias mudarão a vida de Alice para sempre.

VELHO MUNDO
(Ficção, fantasia, São Paulo – Brasil, 2010, 13', HD cam).
Direção: Armando Fonseca.
Elenco: Pablo Sgarbi, Melissa Schleich, Ana Maria Bucceroni.
Sinopse: Uma misteriosa substância é trazida da Europa para o Brasil. Acidentalmente, contamina o encanamento do prédio onde mora o casal Laerte e Mônica. As desconhecidas propriedades da substância do Velho Mundo vêm à tona quando o casal se encontra numa relação presa-predador.

MORTE E MORTE DE JOHNNY ZOMBIE
(Ficção, horror, São Paulo – Brasil, 2011, 12', HD cam).
Direção: Gabriel Carneiro.
Elenco: Joel Caetano, Charlene Chagas, Felipe M. Guerra, Mariana Zani, Ana Luiza Garcia, Chico Spagnolo, Jorge Miguel, Gabriel Carneiro, Adriana Câmara, Marília Passos, Fernanda Fernandes, Dênis Arrepol.
Sinopse: Johnny Zombie é um jovem engenheiro que inala, por acidente, um gás tóxico, o qual, aos poucos, o transformará num morto-vivo.

ESTRANHA
(Ficção, horror, São Paulo – Brasil, 2011, 12', HD cam).
Direção: Joel Caetano.
Elenco: Mariana Zani, Kika Oliveira, Roberta Rodrigues, Tiago Galvão e Walderrama dos Santos.
Sinopse: Duas mulheres em uma estranha e sensual trama de amor, vingança, violência e psicodelia.

A NOITE DE SAMEDI
(Ficção, horror, Mogi das Cruzes – Brasil, 2010, 20', HD cam).
Direção: Pedro Gandolla.
Elenco: Cris Giollo, Antônio Nicodemo, Mariana Molina, Rodrigo Romão, Walmir Sparapane, Jamille Farah, Ronaldo França, Leon Carvalho, Brenda Karolyne, Luiz Fernando Nunes, Éric Belhassen, Sônia Andrade, Vagner Cezarei, Luciano Gomes, Giballin Gilberto, Maria Margareth da Silva, Benedito Calazans.
Sinopse: Um adolescente investiga a morte de seus pais e o desaparecimento de um cadáver de gêmeo em circunstâncias misteriosas, e acaba se envolvendo em um ritual vodu.

BASTAR
(Ficção, horror, Brasília – Brasil, 2010, 20', HD cam).
Direção: Gustavo Serrate.
Elenco: Tiago Belotti, Alberto Brandão, Selma Damasceno, Leo Layon , Helenne Sanderson, Nilmar Paulo, Rodrigo Luiz Martins, Ana Flávia Garcia, Rangel Arede, Davy da Silva Paixão, Maicon Daniel da Silva Paixão, Zé Ricardo, Pedro César Ramos, Maurício Roboredo, Alci (do jornal Alô Brasília), Iramar Wildson, Isaac Mendes, José Neves, Bruno Saviotti, Cristiano Silva.
Sinopse: Um homem dedicado a descobrir o lado podre e secreto de Brasília durante as madrugadas de insônia.

CURTAS – FANTASIA ILUMINADA
Classificação: livre

DAISY CUTTER
(Animação, fantasia, Espanha, 2010, 6'41”, Beta SP).
Conta a história de uma garotinha de 10 anos de idade, Zaira, que (como muitos outros) experimentou a injustiça da guerra, com a perspectiva que a ternura e ingenuidade de seus olhos permitiram.
Sinopse: Zaira colhe margaridas todo os dias para um amigo de quem sente falta; para não esquecê-lo, para não perdê-lo.

DESIERTO
(Animação, fantasia, México, 2010, 15', 35 mm).
Direção: Christian Rivera.
Sinopse: Um noivo está tentando achar sua noiva em um deserto mágico; ali ele irá
aprender que o caminho mais curto nem sempre é o mais rápido.

DEAD HAPPY
(Ficção, fantasia, Reino Unido, 2010, 35 mm).
Direção: Nicky Lianos.
Elenco: Alice Lowe, Dario Bernal.
Sinopse: Comédia sobre uma ceifadora, cansada de seu trabalho, tentando lidar com seu amor não correspondido.

EMPLOYEE OF THE MONTH
(Ficção, fantasia, Suíça, 2011, 15', HD cam).
Direção: Olivier Beguin.
Elenco: Catriona MacColl.
Sinopse: Monstros desempregados estão procurando trabalho.

BRED IN CAPTIVITY
(Ficção, fantasia, Canadá, 2011, 10'27”, HD cam).
Direção: Bryn Hewko.
Elenco: Richard Clairmont, Dawson Dunbar.
Sinopse: Suspeitando que sua vida é o sonho de um koala, Fletcher leva Joey para o zoológico para descobrir a verdade, antes que a criatura acorde.

PODE ACREDITAR
(Animação, fantasia, São Paulo – Brasil, 2010, 4'13”, Beta SP).
Direção: Paulo Muppet, Johnny Araújo, Luciana Eguti.
Elenco: Marcelo D2 e Seu Jorge.
Sinopse: Coisas estranhas acontecem quando Marcelo D2 e Seu Jorge chegam a uma festa.

ZAPPING LIFE
(Ficção, fantasia, Madri – Espanha, 2010, 7', HD cam).
Direção: Daniel Hernández.
Elenco: Franciso Javier Gómez Castaño–, Sonsoles Tarazona, Meritxell Pérez–, David Rubio–.
Sinopse: Os membros de uma família, hipnotizados pela televisão, que mostra todo tipo de absurdo e programas alienantes, vivem como meros espectadores do mundo à sua volta e da própria vida, até que uma dramática sequência de eventos os força a acordar para a realidade.

MOBY DICK
(Animação, fantasia, São Paulo – Brasil, 2011, 8', DV cam).
Direção: Alessandro Corrêa.
Sinopse: O velho capitão de um pequeno navio segue em busca de sua amada.

PROPRIEDADES DE UMA POLTRONA
(Animação, fantasia, Porto Alegre – Brasil, 2010, 8'34”, 35 mm).
Direção: Rodrigo John.
Vozes: Rico Assoni, Sissi Venturin, Silvia Schultz, Leandro Leffa, Felipe Monaco.
Sinopse: Na casa de Jacinto, as crianças se divertem com as estranhas propriedades de uma velha poltrona, até que a passagem do tempo as façam ver o misterioso móvel com outros olhos.

MY VERY OWN DEATH
(Ficção, fantasia, Landes – França, 2010, 10', HD cam).
Direção: Mathieu Mazzoni.
Elenco: Sylvain Dieuaide, Jean-Louis Tribes, Béryl Coutat.
Sinopse: Enquanto resgata uma mulher da morte certa, o homem cai no barranco. Na primeira página do Scoop, informa-se que ele morreu por causa de um iogurte estragado. O homem contesta a notícia. Será que ele conseguirá defender sua própria morte?

CURTAS – HORROR 1
Classificação: 14 anos

Y VOLVERÉ...
(Ficção, horror, México, 2010, 22', 35 mm).
Direção: Edgar Nito.
Elenco: Yaride Rizk, Guillermo Larrea, Antonio Monroi, Dettmar Yáñez, Ángel Guernica, Francisco Cruz, Inti Aldasoro, Luz María Rodríguez.
Sinopse: O marido de Aurora ordenou a morte dela por ter dado à luz um primogênito deformado e morto. Mas os encarregados do assassinato não fizeram o serviço bem feito. Agora, Aurora decide voltar, usar a vingança como redenção e ser capaz de seguir em paz com sua vida.

WILT
(Ficção, horror, México, 2011, 21'15”, HD cam).
Direção: Daniel Vogelmann.
Elenco: Rudolf Waldemar Brem, Leonie Thelen, Maria Pletz.
Sinopse: Eles vivem em uma casa próxima da floresta. Ano após ano, ele caminha pela mata, coletando plantas. Ela fica em casa, fumando maconha. Dia após dia. Mas eles não estão sozinhos: algo vive na floresta. Algo que, de repente, surge em suas vidas, encantando e aterrorizando ao mesmo tempo – perigoso e belo. Tudo muda.

BRUTAL RELAX
(Ficção, horror, Ibiza/Barcelona – Espanha, 2010, 15', HD cam).
Direção: Adrián Cardona, Rafa Dengrá e David Muñoz.
Elenco: José Mª Angorrilla, Pep Sais, Mayka Dengrà.
Sinopse: Após uma crise de raiva, o senhor Olivares é aconselhado a tirar férias. Mas, este não será um período de paz, e sim de sangue e vísceras!

PINBALL
(Ficção, horror, São Paulo – Brasil, 2010, 17'48”, 35 mm).
Direção: Ruy Veridiano.
Elenco: Rodrigo Pavon, Juliana Galdino.
Sinopse: Um Jovem faz uma bruxaria que não dá certo, foge do cemitério e encontra-se com a Morte em um fliperama sombrio e mal frequentado. Entre diálogos metafísicos e recordes de pinball, ele tenta enganar a Morte e ter mais uma chance no jogo.

A MALETA
(Ficção, horror, Juiz de Fora – Brasil, 2010, 15'30”, HD cam).
Direção: Rodrigo Brandão.
Elenco: Weiller Vilela, Wollas Marçal, Gabriel Fonseca, Juliano Gomes.
Sinopse: A maleta – pessoas matam e morrem por ela. O que, de fato, ela carrega? Um homem irá protegê-la e tentará evitar que ela caia em mãos erradas, mesmo que, para isso, tenha de deixar um rastro de sangue dos que tentaram lhe impedir de cumprir sua missão. Uma produção que simboliza o destino não questionável e o fanatismo cego.

HASSAD AL MÖTA / ENVY THE DEAD
(Ficção, horror, Abu Dhabi – Emirados Árabes Unidos, 2011, 9'42”, HD cam).
Direção: Isa Swain.
Elenco: Ahmed Elbendary, Gabe Webster, Fatima Al Taei, May El Calamawy, Isa Swain, Jessica Radaza-Clark.
Sinopse: Um sobrevivente luta para seguir pelas ruínas de uma metrópole árabe, em meio a uma epidemia zumbi.

PARANOIÁ
(Documentário, Brasília – Brasil, 2011, 5', HD cam).
Direção: Fê Cruz e Filipe Gontijo.
Sinopse: Assim como Brasília, o Lago Paranoá foi construído às pressas. Cada vez mais, os animais do Cerrado respondem à violenta invasão do homem, e os mitos sobre os perigos do lago estão vindo à tona.

CURTAS – SCIFI 1
Classificação: 14 anos

PROTOPARTICLES
(Ficção, ficção científica, Espanha, 2010, 7’, 35 mm).
Direção: Chema Garcia Ibarra.
Elenco: Jose Fernandez, Jose Manuel Ibarra, Susi Martinez, Pedro de La Ossa.
Sinopse: A experiência foi quase um sucesso: a protomatéria existe!

DECAPODA SHOCK
(Ficção, ficção científica, Madri – Espanha, 2011, 9’18”, HD cam).
Direção: Javier Chillon.
Elenco: Federico Martín, Jaroslaw Bielski, Jose Antonio Fuentes.
Sinopse: Um astronauta retorna à Terra depois de um acidente fatal em um planeta distante.

O HÓSPEDE
(Ficção, ficção científica, Campina Grande – Brasil, 2010, 17’04”, HD cam).
Direção: Anacã Agra, Ramon Porto Mota.
Elenco: Fernando Teixeira, Walmar Pessoa, Sôia Lira, Oscar Neto, Geovanne Santos.
Sinopse: Em uma pousada no interior da Paraíba, um estranho hóspede e um incidente misterioso deixam o proprietário inquieto e obcecado em descobrir quem é aquele homem e o que ele está fazendo ali.

DETENTION
(Ficção, ficção científica, Christchurch – Nova Zelândia, 2010, 11’47”, MiniDV).
Direção: Aden Shillito.
ElencoNick Jeffrey, Matt Hudson, Brian Sullivan, Torum Heng, Kirsty Tait, Marama Grant, Ian Walsh, Juliet Neill, Mary Dunn, Rick Harvey.
Sinopse: Um aluno do ensino fundamental luta para revelar o comportamento suspeito do zelador caolho da sua escola, somente para descobrir que a vida é muito mais complexa do que ele jamais imaginou.

POTABLE
(Ficção, ficção científica, Cingapura, 2011, 9"12”, HD cam).
Direção: Jaryl Lim e Kew Lin.
Elenco: Peer Metze.
Sinopse: O que seria mais um dia de trabalho para um agente que investiga uma possível contaminação da água de determinada área se torna crucial e sua decisão pode mudar o curso da História.

ESENCIA
(Ficção, ficção científica, México, 2010, 17’, 35 mm).
Direção: Francisco Amezcua.
Elenco: Manuel García Rulfo, Leticia Fabian, Ruben Cristiani, Pilar Ramirez, Carlos Alejandro Díaz, Gastón Peterson.
Sinopse: Depois da morte de Sofia, Carlos recebe um pacote com um frasco no qual a alma dela é mantida. Toda vez que ele injeta em si mesmo o líquido do frasco, recupera seu amor por uns instantes. Diante do iminente fim do líquido e de sua própria degradação, Carlos precisa tomar uma decisão.

ZORGASM
(Ficção, ficção científica, Croácia, 2011, 11’, Beta SP).
Direção: Dario Lonjak.
Elenco: Iskra Jirsak, Filip Deteli, Ana Maras, Robert Ugrina, Svebor Barun.
Sinopse: Em um futuro próximo, grandes corporações norte-americanas estão espalhando um vírus mortal para diminuir a população mundial e os sobreviventes se tornarem dependentes de seus produtos. Claro que o vírus sai do controle, e nós seguimos a trágica história de três “humanos” sobreviventes.

CURTAS – FANTÁSTICO INFANTIL
Classificação: Livre

COPIA "A"
(Animação, fantasia, Buenos Aires – Argentina, 2009, 5'35”, miniDV).
Direção: Gervasio Rodriguez Traverso e Pablo A. Diaz.
Sinopse: Conta as aventuras e desventuras de Demódoco, um projecionista que descobre, por acaso, uma forma inusitada de diversão. No entanto, o abuso pode levar a consequências perigosas.

MEU MEDO
(Animação, fantasia, Curitiba – Brasil, 2010, 10'46”, 35 mm).
Direção: Murilo Hauser.
Sinopse: Independente de sua causa, o medo geralmente faz com que os sentidos da visão e da audição sejam despertados. Inicialmente, o ser amedrontado permanece parado e sem respirar, como uma estátua, ou se abaixa, como se instintivamente tentasse escapar da observação. O coração bate rápido e violentamente. A respiração acelera. As pupilas se dilatam. Os olhos permanecem abertos.

NAIÁ E A LUA
(Ficção, fantasia, São Paulo – Brasil, 2010, 13', 35 mm).
Direção: Leandro Tadashi.
Elenco: Liviane Arã Mirim de Lima, Brandina Benites Guarani.
Sinopse: A jovem índia Naiá se apaixona pela lua ao ouvir, da anciã de sua aldeia, a história do surgimento das estrelas no céu.

MEMÓRIAS DO MEU TIO
(Ficção, fantasia, Curitiba – Brasil, 2011, 13', HD cam).
Direção: Alexandre Rafael Garcia e Álvaro Zeini Cruz.
Elenco: Daniel Jorge, Roberto Innocente, Dulce Tramujas, Luiz Godói, Maureen Miranda, Rayane Lopes, Rossana Ceres, Blaise Musepere, Klaus Faryj.
Sinopse: As aventuras de Ariel, um garoto de 10 anos, que encontra o tio-avô já morto e, ao lado dele, parte em busca de um tesouro inimaginável.

FÁBULA DAS TRÊS AVÓS
(Ficção, fantasia, São Paulo – Brasil, 2010, 17', HD cam).
Direção: Daniel Turini.
Elenco: Mariana Emerick, Geísa Gama, Lucélia Machiaveli, Bri Fiocca.
Natália é uma pequena órfã que será levada, por um sujeito esquisito, a conhecer as suas avós. Sinopse: Ela terá de escolher uma de que goste de verdade. Mas suas avós não são muito normais...

ARITHMÉTIQUE
(Animação, fantasia, Itália, 2010, 4', Beta SP).
Direção: Giovanni Munari e Dalila Rovazzani.
Sinopse: Tic, tic, tic... Quem tem medo de Aritmética? Um garoto entediado está lutando para fazer sua lição de casa de matemática e cai em um pesadelo. O filme é baseado em um fragmento da ópera de Ravel "The Child and the Spells".

YUKI
(Ficção, fantasia, Belfast – Irlanda do Norte, 2011, 12'38, HD cam).
Direção: Jonathan Beer.
Sinopse: Elenco: Haruka Abe, You-Ri Yamanaka, Junichi Kajioka, Lalor Roddy, Warren Rusher.
Sem nenhum diagnóstico para a doença de sua mãe, Yuki sabe que é está na hora de enfrentar seu demônio, antes que sua mãe se perca para sempre.

CURTAS – SCIFI2
Classificação: 14 anos

UNIVERSO DE MYA
(Ficção, ficção científica, Lisboa – Portugal, 2010, 10'42”, 35 mm).
Direção: Miguel Clara Vasconcelos.
Elenco: Catarina Wallenstein, Joana de Verona, André Nunes e Raquel de Oliveira.
Sinopse: Maria é uma adolescente que recusa o seu mundo físico e assume o avatar de “Mya”: Maria, para os pais, Mya, para o resto do mundo. O universo de Mya é uma reflexão sobre a relação do nosso corpo com o conceito de identidade, sobre o conflito de gerações, a noção de tempo e a necessidade de Deus, sobre a descoberta do amor, a perda de memória e a revolta interior.

LUCID DREAM
(Ficção, ficção científica, Warsaw – Polônia, 2011, 9'59”, MiniDV).
Direção: Julia Bui Ngoc.
Elenco: Katarzyna Kapela, Aleksandra Gronowska, Justyna Jary, Kamila Czerwinska.
Sinopse: Em um sonho lúcido, o sonhador pode dele participar ativamente e manipular experiências imaginárias, mas é uma linha tênue que separa o mundo do sonho do mundo real.

DYSTOPIA ST.
(Ficção, ficção científica, Newcastle – Inglaterra, 2010, 10'40”, HD cam).
Direção: David Cave.
Elenco: Danny Shayler, Shaun Lavery.
Sinopse: Perdido em um mundo de pesadelos, um homem deve desemaranhar o mistério de sua difícil situação, com o objetivo de achar a chave para sua fuga.

VENT SOLAIRE
(Ficção, ficção científica, Canadá, 2011, 18', 35 mm).
Direção: Ian Lagarde.
Elenco: Pascal Contamine, Sandrine Bisson, Normand Carrière.
Sinopse: Durante os últimos dias de um culto isolado, Michel se prepara para a última passagem. Junto com Louise, outra discípula, ele vai para uma loja de departamentos para comprar os uniformes do culto. Os movimentos são simples, mas o corpo reluta em seguir.

NO FACE
(Ficção, ficção científica, Canadá, 2010, 8’06”', Beta SP).
Direção: Mathilde Arnaud e Jean-Yves Arnaud.
Sinopse: Elenco: Lula Suassuna, Julien Buda, Mathieu Gorges, Catherine Hoellinger.
Um estranho fotógrafo tira fotos de pessoas pelas ruas de Paris. O que ele fará com esses retratos? Ele nem sequer tem uma face.

BONSAI
(Ficção, ficção científica, Madri – Espanha, 2011, 14’33”, HD cam).
Direção: Oscar Martin.
Elenco: Javier Botet.
Sinopse: A árvore é uma ponte entre a terra e o céu, o humano e o divino. Aquele que pode manter uma árvore em um vaso tem a imortalidade garantida.

FÁBRICA DE MUÑECAS
(Ficção, ficção científica, Madri – Espanha, 2011, 11’, 35 mm).
Direção: Ainhoa Menéndez.
Elenco: Leticia Dolera, Paco Maestre, Iván Lamas.
Sinopse: Anna trabalha em uma fábrica de bonecas. Toda sua vida gira em torno dos mesmos movimentos mecânicos para colocar olhos em bonecas. Mas uma pequena mudança em seu trabalho altera sua vida para sempre.

CURTAS – ANIMAÇÃO OBSCURA
Classificação: 14 anos

VICENTA
(Animação, ficção científica, Valência – Espanha, 2010, 22’, Beta SP).
Direção: Sam.
Elenco: Esperanza Elipe, Santiago Segura, Marta Poveda.
Sinopse: Depois que Alfredo morreu sem revelar à sua esposa o esconderijo da fabulosa fortuna que ganhara na loteria, Vicenta decidiu, depois de procurar em todos os lugares, que o único caminho para saber onde o dinheiro estava era seu marido morto.

NEOMORPHUS
(Animação, fantasia, São Paulo – Brasil, 2011, 2'28"’, HD cam).
Direção: Animatorio.
Sinopse: Mutações, etapas de uma transformação. A evolução como ganho de função é denominada neomórfica: ecossistema imaginário de adaptação das criaturas a seus meios e a transformação desses meios em função dessas criaturas, gerando um ciclo fantástico.
A simbologia da mutação é parte do momento que o Animatorio vivencia em sua trajetória, mudando de espaço, encontrando um novo espectro, uma nova fase... evoluindo. Neomorphus é o segundo filme criado para a série de minicurtas livres, chamada “Preapostere” (do latim: “de dentro para fora”). O primeiro, Adiantum Pedatum, realizado em stop motion, abordava a evolução do incomum dentro de um visionário mórbido.

BOBBY YEAH
(Animação, horror, Inglaterra, 2011, 22', HD cam).
Direção: Robert Morgan.
Sinopse: Bobby Yeah é um pequeno bandido que ilumina sua existência miserável brigando e roubando coisas. Um dia ele rouba o bicho de estimação favorito de indivíduos muito perigosos e se encontram em um grande problema. Ele deveria aprender, mas ele simplesmente não consegue.

THE BACKWATER GOSPEL
(Animação, ficção científica, Dinamarca, 2011, 9'31"’, Beta SP).
Direção: Bo Mathorne.
Sinopse: Tão antiga quanto qualquer um pode se lembrar, a vinda do Ceifador significa a vinda da morte. A não ser que, um dia, a promessa da morte falhe e a tensão aumente, enquanto os tementes a Deus da cidade de Backwater esperam pela morte de alguém.

O OGRO
(Animação, horror, Goiânia – Brasil, 2011, 8', MiniDV).
Direção: Márcio Júnior e Márcia Deretti.
Elenco: Sandro Freitas, Sêmio Carlos, Márcio Júnior.
Sinopse: Uma floresta sombria, um castelo em ruínas, dois cavaleiros medievais e uma diabólica criatura de tempos imemoriais. Baseado na HQ de Antônio Rodrigues e Julio Shimamoto, lenda dos quadrinhos brasileiros.

SCRATCH
(Animação, fantasia, Porto Alegre – Brasil, 2009, 11', HD cam).
Direção: Fred Luz.
Vozes: Felipe Mônaco, Otto Gomes, Cado Bottega, Gisela Habeyche, Letícia Bittencourt.
Sinopse: O sr. Ming, o cozinheiro gordo, dono de um restaurante chinês, é encontrado morto com a cara mergulhada em um prato de sopa. Larry não faz ideia de quem cometeu o crime. Nossos heróis têm, como principais suspeitos, membros de uma máfia chinesa de baratas, muita bizarra, que teria arquitetado um engenhoso plano para assassinar o sr. Ming. Uma investigação pelo submundo de uma cozinha chinesa muito suja, com muita sopa e saltos mortais. Nesse episódio em que nem tudo é o que parece, o final surpreende, escondendo, até o último minuto, quem é o verdadeiro assassino!

THE DOCTOR'S WIFE
(Animação, fantasia, EUA, 2011, 6'10”, HD cam).
Direção: Julian Grant.
Sinopse: Nesse apaixonado tributo a Frankenstein, Tim Burton e aos antigos filmes de horror, um médico tenta salvar a vida de sua esposa.

CÉU, INFERNO E OUTRAS PARTES DO CORPO
(Animação, fantasia, Porto Alegre – Brasil, 2011, 7'33”, HD cam).
Direção: Rodrigo John.
Vozes: Sissi Venturin e Felipe Monaco.
Sinopse: Ele é um cachorro. Sua ex, uma cadela. Sua vida, um osso duro de roer.

SESSÃO HORROR 2
Classificação: 16 anos

INQUÉRITO POLICIAL Nº 0521/09
(Ficção, horror, Assunção – Paraguai, 2011, 19', 35 mm).
Direção: Vinícius Casimiro.
Elenco: Elder Fraga, Ricardo Puccetti, Rafaela Clemente, Liz Marins, Daniel Ribeiro.
Sinopse: Por meio de evidências em vídeo, policiais tentam desvendar um misterioso caso de sequestro e assassinato.

TRINIDAD
(Ficção, horror, São Paulo – Brasil, 2011, 13', HD cam).
Direção: Sergio Colman Meixner e Andrea Gandolfo.
Elenco: Paola Amaini, Rocío Uran, Julio Spinzi, Jorge Monges, Francisca Cabral.
Sinopse: Paola é documentarista e viaja para entrevistar uma garota possuída pelo demônio. Uma tragédia ocorre na entrevista e Paola nunca mais será a mesma.

BUNNY THE KILLER THING
(Ficção, horror, Tornio – Finlândia, 2011, 17'34”, HD cam).
Direção: Joonas Makkonen.
Elenco: Tuomas Massa, Matti Kiviniemi, Valtteri Herrala, Joonas Makkonen, Marika Pekkarinen, Henry Saari, Jouko Kallio.
Sinopse: Quatro jovens dão de cara com uma estranha criatura, aparentemente metade humana, metade coelho. Essa criatura chama-se Bunny, a Coisa Assassina, e ela caça qualquer coisa que lembre a genitália feminina.

LIMBO
(Ficção, horror, São Paulo – Brasil, 2010, 13'06”, HD cam).
Direção: André Schuck.
Elenco: Nicolas Trevijano, Camila Donatelli, Elisa Castro.
Sinopse: Todos os anos, um devotado pai retorna à sua antiga mansão para celebrar o aniversário de sua filha. E toda boa festa precisa de convidados!

DEVOURMENT
(Ficção, horror, Cidade do México – México, 2011, 6', miniDV).
Direção: Lex Ortega.
Sinopse: O que melhor descreve esse filme: ele é P.V.Z. (do ponto de vista do zumbi). Um rapaz é atacado por zumbis. Assim que se torna um deles, tudo que ele costumava fazer não faz mais sentido. Nem reconhece mais a garota que amou.

O OLHO DO ABUTRE
(Ficção, horror, Curitiba – Brasil, 2010, 16', DV cam).
Direção: June Meireles.
Elenco: Luiz Godoi, Dimitri do Vale, Anderson de Almeida, Rogerio Canarim e Paulo Galvez.
Sinopse: Um ancião, em uma casa antiga. Um enfermeiro, que cumpre com eficiência sua função de cuidador, até que tem um surto psicótico em que se julga perseguido pelo “olho” do patrão. O curta faz uma adaptação livre do conto “O coração delator”, de Edgar Allan Poe, considerado o precursor da narrativa de terror.

H. P. LOVECRAFT EN LA CRIPTA
(Ficção, horror, Buenos Aires – Argentina, 2010, 19'52”, miniDV).
Direção: Willy Burrut.
Sinopse: Um coveiro, acostumado a manipular os corpos que chegam ao cemitério sem lhes dar muito respeito, se vê em uma situação complicada quando o cadáver de um poderoso indivíduo cai em suas mãos, manifestando os mais básicos e primordiais temores. Adaptação de um conto de Lovecraft.


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta

[confira outras notícias]