6° edição do ENTRETODOS - Festival de Curtas de Direitos Humano ::  | Curta o Curta

6° edição do ENTRETODOS - Festival de Curtas de Direitos Humano

Por Curta o Curta em 02/12/2013 13:04


De 9 a 13 de dezembro acontece em 40 pontos de cultura e educação da cidade de São Paulo a 6° edição do ENTRETODOS – Festival de Curtas de Direitos Humanos , o evento faz parte da programacao do  “Cidadania nas Ruas”,  realizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo. 

Com o tema EMERGÊNCIA, uma referencia à Teoria da Emergência, onde os movimentos de mudança de paradigma são conduzidos pelas massas, o Entretodos pretende promover o cinema independente, além de dar espaço às questões relevantes da sociedade e da pessoa.

Os curtas estão divididos nos programas temáticos “Descobertas”, “O Outro”, “Meu Lugar”, “Afetos” e “Ruas”. Com curadoria de Manuela Sobral e Jorge Grinspum, a sexta edição do Festival, que é gratuito, ainda contará com debates, palestras e oficinas e uma Mostra Infantil.

O Júri, formado por Paulo César Teles, chefe do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação do Instituto de Artes da Unicamp, Marciel Consani, professor e pesquisador da USP, Marcelo Machado, cineasta, Michael Warmhan, diretor e roteirista, Rafael Carvalho, diretor de programação do Departamento de Expansão Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Tata Amaral, cineasta, Francisco César Filho, cineasta e curador do Cine Direitos Humanos da SMDHC, e Rogério Sottili, secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, vai selecionar eleger o melhor Curta-Metragem (Prêmio do Júri Oficial); Visão Social; Melhor Roteiro; Melhor Curta-Metragem Educativo; e Melhor Curta-Metragem (Prêmio do Público).

O Festival também exibe no dia 12 de Janeiro às 20h no Cine Matilha Cultural o longa-metragem "Avanti Popolo" de Michael Warmann  e logo após o curta"O momento certo" de Sergio Gambier. Vencedor  de  Melhor Filme  no Festival Internacional de Cinema de Roma (2012) e de Melhor diretor e Premio da Critica em Brasília (2013), “Avanti Popolo" gira em torno de André, um homem que resgata imagens em Super-8 captadas na ditadura dos anos 1970 para tentar reavivar a memória do seu pai.

Todo o ano o ENTRETODOS chama artistas diferentes para confeccionar os troféus entregues aos premiados. Em 2013, o artista escolhido para foi o arte-educador e agente marginal, Everaldo Costa. Os troféus que serão entregues aos premiados foram confeccionados em oficinas com jovens do bairro do Grajaú, zona sul da cidade de São Paulo. O artista utiliza a escultura com foco no meio ambiente, ele faz uso de materiais descartados como madeira, papel, plástico, ferro, entre outros, na construção das obras.

O evento, que visa descentralizar a informação e privilegiar o debate e reflexão sobre as questões relacionadas aos Direitos Humanos  realizará a cerimônia de premiação a no dia 13 de dezembro, a partir das 16h, no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.

O ENTRETODOS 6 – Festival de curtas metragens de Direitos Humanos é organizado pela Coordenação de Educação em Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, com apoio das Secretarias Municipais de Cultura, Educação e Coordenação das Subprefeituras, Os locais de exibição do 6º Festival ENTRETODOS poderão ser consultados no sitewww.entretodos.com.br.

Serviço:

ENTRETODOS 6 - Festival de curtas de Direitos Humanos

Quando: 09 a 13/12 em 40 espaços culturais de São Paulo

Classificação indicatica: de livre a 16 anos

Mais informações: www.entretodos.com.br



Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]