7° CURTA CABO FRIO ::  | Curta o Curta

7° CURTA CABO FRIO

Por Curta o Curta em 05/06/2013 16:04


Nos meses posteriores ao Festival serão realizadas mostras itinerantes em bairros e escolas do município de Cabo Frio, além de exibições nas demais cidades da Região dos Lagos e meios de comunicação com o projeto CURTA  O ANO INTEIRO

//CAPITULO 1 – DOS OBJETIVOS

Art.1°. Os objetivos do 7° CURTA CABO FRIO são: selecionar, exibir e disseminar a criatividade através da experimentação e ousadia na produção audiovisual brasileira, mas acima de tudo descobrir novos talentos e difundir o audiovisual valorizando a importância da produção cinematográfica nacional.

Tratar todos os trabalhos inscritos nas mostras competitivas de curtas metragens de forma idêntica, não importando as condições de produção. Promover mostras, workshops, debates e palestras relacionadas ao audiovisual. Instigar o debate sobre o cinema através de projeções em universidades, escolas, espaços culturais, praças e comunidades.

O 7° CURTA CABO FRIO - Festival de Cinema da Costa do Sol tem por objetivo integrar o mercado cinematográfico do pais com as cidades da Região dos Lagos, além de reunir personalidades ligadas ao audiovisual do país, estimulando o intercâmbio cultural, promovendo encontros, seminários, mesas debates, conferências, mostras, lançamentos de revistas, DVDs, filmes e vídeos.

Exibir uma grande quantidade de curtas, médias e longas em 04 mostras competitivas e diversas mostras não competitivas.

Art.2°.  O 7° CURTA CABO FRIO - Festival de Cinema da Costa do Sol  irá conceder diversos tipos de troféus. 

//CAPITULO 2 - DAS CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

Art.3°. CURTAS METRAGENS NACIONAIS

3.1. Curtas-metragens de todos os gêneros;

3.2. Os Curtas-metragens deverão estar finalizados no momento da inscrição;

3.3. Curtas-metragens inscritos (selecionados ou não) ou exibidos nas edições anteriores do eventoNÃO serão aceitos;

3.4. Curtas-metragens realizados no Brasil, por brasileiros, ou no exterior, por Brasileiros;

3.5. A inscrição é gratuita.

3.6. Todos os filmes irão passar por um júri de seleção.

O festival se dividirá em 04 mostras competitivas  - 03 de curtas-metragens e 01 de longa-metragem.

MOSTRA DIGITAL

Curtas-metragens realizados em qualquer formato de vídeo com no máximo 25 minutos (incluindo os créditos). Realizados e finalizados entre Julho de 2012 e Julho de 2013. 

MOSTRA PELÍCULA

Curtas-metragens em película de 35mm com no máximo 25 minutos (incluindo os créditos). Realizados e finalizados entre Julho de 2012 e Julho de 2013.  

MOSTRA WEB VÍDEOS

Curtas-metragens produzidos especificamente para internet. Com linguagem experimental. Duração de até 3 minutos (incluindo os créditos). Realizados e finalizados entre Janeiro e Julho de 2013.

Art.4°. LONGAS METRAGENS NACIONAIS

4.1. Longas-metragens de todos os gêneros;

4.2. Os Longas-metragens deverão estar finalizados no momento da inscrição;

4.3. Longas-metragens inscritos (selecionados ou não) ou exibidos nas edições anteriores do evento NÃO serão aceitos;

4.4. Longas-metragens realizados no Brasil, por brasileiros, ou no exterior, por Brasileiros;

4.5. A inscrição é gratuita.

4.6. Todos os filmes irão passar por um júri de seleção.  

MOSTRA LONGAS-METRAGENS

Mostra competitiva de longas-metragens realizados em qualquer formato de Digital com o tempo entre 70 minutos e 120 minutos (incluindo os créditos). Realizados entre Julho de 2012 e Julho de 2013. 

Art.5°. ENVIO DE FILMES PARA SELEÇÃO

5.1. As cópias dos curtas-metragens / longas-metragens para análise da Comissão de Seleção deverão ser enviadas à Organização do Festival exclusivamente em DVD – NTSC na data da inscrição on-line;

5.2. Os DVDs dos curtas-metragens/ longas-metragens inscritos passarão a fazer parte do acervo do Festival CURTA CABO FRIO e poderão ser utilizados somente para exibições públicas com fins culturais e sem objetivos comerciais, servindo o ato da inscrição como concordância e autorização plena acerca desses usos.

Art.7°. ENVIO DE FILMES SELECIONADOS

6.1. Todos os filmes deverão ser enviados no formato de DVD para exibição (com exceção dos curtas em película) não importando o formato de realização e finalização;

6.2. Os filmes selecionados em película deverão ser enviados para o mesmo endereço, sendo que é necessário comunicar a data de envio para produção do festival. Toda responsabilidade de envio é do responsável pelo filme.

//CAPITULO 02 – DA INSCRIÇÃO

Art.7°. As inscrições deverão ser efetuadas até 10 de Julho de 2013, exclusivamente, através dosite do festival: www.festivalcurtacabofrio.com.br

Art.8°. Após a inscrição on-line remeter, para o endereço da Organização do Festival, os seguintes itens:

8.1. Um (1) DVD com o trabalho inscrito para o endereço do Festival. Sugerimos que os DVDs sejam em PLUG AND PLAY (sem autoração para escolhas no Menu) para seleção. Os DVDs deverão estar indicados com o nome do filme na frente da caixa de proteção e na própria mídia;

8.2. Em caso de inscrição de mais de um trabalho, estes poderão estar no mesmo DVD, desde que sejam identificados na capa ou contracapa da caixa de proteção, ou do DVD, na mesma ordem de gravação em que se encontram; 

8.3. Uma cópia da ficha de inscrição totalmente preenchida e assinada;

8.4. Material de divulgação (cartaz, postal, folder);

Art.9°. O DVD deverá, obrigatoriamente, ser postado até o último dia da inscrição on-line - 01 de Julho.

Art.10°. Se o curta selecionado estiver finalizado em formato diferente do formato enviado para exibição, não é obrigatório o envio de uma cópia no formato original (com exceção da mostra competitiva de curtas em película); caso exceção de problemas com a mídia do DVD enviado.

Art.11°. O envio do DVD ou PELÍCULA, bem como e material de divulgação, ficam a cargo do realizador/produtor do curta.

Art.12°. O Festival não se responsabiliza por mídias de DVDs com qualidade duvidosa, ou gravações que tenham restrições em determinados tipos de aparelho.

Art.13°. O curta-metragem cujo material de inscrição não for recebido até a data estabelecida acima terá sua inscrição invalidada.

Art.14°. O remetente de cada curta-metragem será responsável por todas as despesas de envio do material da inscrição.

Art.15°. Somente serão aceitas inscrições entregues pessoalmente, enviadas pelo correio ou por transportadora para um dos endereços abaixo:

7° CURTA CABO FRIO - FESTIVAL DE CINEMA  DA COSTA DO SOL

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTA METRAGEM

CAMERA DE CELULAR / FOTOGRAFICA – CURTAS EM PELICULA – CURTAS DIGITAIS

MOSTRA COMPETITIVA DE LONGA - METRAGEM DIGITAL

Rua: Nove, nº 123 - Parque Burle
Cabo Frio / RJ - BRASIL
CEP: 28 913 - 050

Art.17°. A Organização não se responsabiliza por devoluções, extravios, impostos ou quaisquer outras despesas.

Art.17°. A inscrição do curta-metragem só será efetivada após o recebimento do todos os itens descritos neste regulamento.

IMPORTANTE: O material enviado para a seleção, bem como o material de divulgação, passarão a fazer parte do acervo do festival CURTA CABO FRIO e poderá ser utilizado em demais mostras do festival realizadas durante o ano. Poderá ser utilizado nas mostras itinerantes que acontecerão na Região dos Lagos pós a realização do festival. Além de utilização para divulgação do CURTA CABO FRIO em mídias televisiva, impressa, radiofônica ou on-line.

Todos os trabalhos deverão fazer chegar ao endereço do festival suas respectivas cópias, acompanhadas de cartazes e demais materiais de divulgação, impreterivelmente, com a data da postagem até 01 de Julho de 2013. Todos os curtas serão exibidos exclusivamente em DVD (exceto os curtas em película), independentemente do formato de finalização.

// CAPITULO 03 – DO JURI 

Art. 19°. Os Júris de Seleção e Premiação serão compostos por cineastas, artistas de diversas formações, produtores culturais, publicitários, críticos e demais pessoas que tenham trabalhos e pensamentos sintonizados com os conceitos audiovisuais do 7° CURTA CABO FRIO.

19.1. O Júri de Seleção ficará a cargo da Organização do Festival.

19.2. O Júri de Premiação será composto por 03 pessoas. Os nomes dos jurados serão divulgados através do site do Festival de acordo com suas confirmações.

19.3. Caberá à produção do CURTA CABO FRIO a responsabilidade pelas despesas dos membros do júri com passagens, translados, hospedagem e alimentação durante o evento.

//CAPITULO 04 – DA PREMIAÇÃO

Art.20°. Todos os prêmios serão acompanhados de uma justificativa, anunciada ao público, que explicite e valorize os motivos da premiação. A premiação se divide em 04 mostras: MOSTRA DIGITAIS, MOSTRA PELÍCULA, MOSTRA WEB VÍDEOS, MOSTRA LONGA-METRAGEM DIGITAIS

O prêmio CURTA CABO FRIO será dividido nas seguintes categorias:

MOSTRA LONGAS-METRAGENS DIGITAIS

1. Melhor longa-metragem *
2. Melhor Direção*
3. Melhor atuação*

MOSTRA COMPETITIVA CURTAS DIGITAIS

1. Melhor curta-metragem Digital ficção*
2. Melhor curta-metragem Digital Documentário*
3. Melhor Direção*
4. Melhor atuação*
5. Melhor Roteiro* 

MOSTRA COMPETITIVA CURTAS EM PELÍCULAS 

1. Melhor Curta Metragem Película Ficção* 
1. Melhor Curta Metragem Película Documentário*
3. Melhor Direção*
4. Melhor Fotografia*
5. Melhor atuação*
6. Melhor Roteiro* 

MOSTRA WEB VÍDEOS

1. Melhor curta Web Vídeos(1º lugar)*

OBS: Todos os curtas-metragens inscritos no festival concorrem ao seguinte prêmio

Melhor Filme De Júri Popular**

Esta modalidade terá sua premiação feita através de voto popular, por meio de urna colocada na sala de exibição dos filmes. 

TROFÉU CURTA CABO FRIO***

O Festival dará um prêmio para o melhor curta produzido nas cidades da Região dos Lagos.

* Premiação a cargo do Júri Oficial do Festival

** Premiação de Júri popular

*** Premiação a cargo da Organização do Festival

Obs. 1:  As premiações serão feitas com troféus.

Obs. 2: O júri oficial terá liberdade para propor novas premiações. Que não envolvam premiação  e nem troféu. 

//CAPÍTULO 05 – DA ENTREGA DE TROFÉUS

Art.22º. Os Troféus serão entregues na cerimônia de encerramento do evento no dia 09 de setembro de 2013 em Cabo Frio, Rio de Janeiro, Brasil .

22.1. Se determinado item das categorias concorrentes for da responsabilidade de um grupo de pessoas, o troféu será único, cabendo a este mesmo grupo decidir sobre sua propriedade.

22.2. A Organização do CURTA CABO FRIO não se responsabilizará pelos troféus após sua entrega aos vencedores.

//CAPÍTULO 06– DA DEVOLUÇÃO 

Art.23º. Após o término do evento, as cópias dos filmes, em película, serão imediatamente devolvidas aos seus proprietários, pela produção do Festival.

// CAPITULO 07 – DOS DEVERES DOS REALIZADORES

Art.24°. A participação dos realizadores e equipe se dará de acordo com as possibilidades permitidas pelo orçamento do Festival e de possíveis apoios podendo ser oferecidas desde hospedagem, alimentação e se possível o transporte na cidade.

24.1. Fica expressamente proibida a participação nas mostras competitivas do festival CURTA CABO FRIO por funcionários da empresa realizadora ou por membros da equipe de produção e organização do evento.

//CAPITULO 08 – DOS DEBATES

Art.25°. Todos os realizadores e equipes presentes ao evento estão automaticamente convidados para participar de debates sobre seus trabalhos. O local e data dos debates serão informados antes do início do Festival.

//CAPITULO 09 – DAS PALESTRAS

Art.27°. Serão realizadas palestras ligadas ao tema principal do Festival, a regionalização do cinema, mercado de curta-metragem, entre outros assuntos. Os palestrantes serão pessoas ligadas à área. As palestras acontecerão em auditórios de universidades e no Teatro Municipal de Cabo Frio.

//CAPITULO 10 – DAS OFICINAS

Art.27°. Serão realizadas Oficinas nas áreas ligadas ao segmento cinematográfico. Os realizadores de cada oficina serão profissionais de renome nacional na área cinematográfica. As oficinas acontecerão em casas de culturas da cidade de Cabo Frio. As inscrições estarão disponíveis a partir de Agosto. As inscrições poderão ser realizadas no site do evento e em locais a definir.

//CAPITULO 11 – DAS EXCEÇÕES E SITUAÇÕES NÃO PREVISTAS

Art.28°. Cabe à coordenação do CURTA CABO FRIO esclarecer possíveis dúvidas, bem como tomar decisões sobre questões não existentes no regulamento.

Em caso de dúvidas a qualquer momento da seleção, do recebimento do material e do andamento do festival, fica garantida à Coordenação do Festival a solução para o caso. Qualquer modificação no regulamento será comunicada aos inscritos. A inscrição de um curta neste festival implica na aceitação deste regulamento.

// CAPITULO 12 - DA AUTORIZAÇÃO

Art. 29°. O ato da inscrição implica na aceitação e cumprimento de todos os termos descritos no presente regulamento e na autorização previa do realizador do curta metragem  a organização do Festival CURTA CABO FRIO para exibir e veicular o filme / vídeo durante o festival e nas ações itinerantes que serão realizadas posteriormente. Além de autorizar que o filme / vídeo seja exibido em qualquer meio de comunicação, sempre que houver a divulgação do CURTA CABO FRIO.

 //CAPITULO 13 – DA AUTORIA E DETENÇÃO DE DIREITOS

Art. 30°. O participante declara possuir todos os diretos contidos no vídeo, imagem e som entregues, sendo o responsável pelo conteúdo.

30.1. participante declara que possui todas as licenças e autorizações necessárias para utilizar qualquer propriedade intelectual de terceiros. 

30.2. O participante declara possuir consentimento de qualquer pessoa que apareça no vídeo. 

30.3. No caso de plagio ou flagrantes desrespeitos a direitos de terceiros, o filme será desclassificado imediatamente.

//CAPITULO 14 – DA RESSALVA

Art. 31°. O FESTIVAL CURTA CABO FRIO não é responsável pelos danos e prejuízos de qualquer natureza que possam derivar da incorreta identidade dos participantes e da falta de veracidade e autenticidade de informação que os participantes declaram sobre os filmes aqui inscritos.

Mais informações: http://www.festivalcurtacabofrio.com.br


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]