7ª Goiânia Mostra Curtas já recebe filmes ::  | Curta o Curta

7ª Goiânia Mostra Curtas já recebe filmes

Por Guilherme Whitaker em 12/07/2007 09:25



7ª Goiânia Mostra Curtas
 já recebe filmes



O Icumam (Instituto de Cultura e Meio Ambiente) abre inscrições para a 7ª Goiânia Mostra Curtas, na próxima terça-feira (10/07), às 8h30, na sede do IPHAN, em Goiânia/GO. Este ano, o tema do maior festival de cinema nacional de curta-metragem do Brasil Central é o Documentário. A 7ª Goiânia Mostra Curtas é uma realização do Icumam, com patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Rouanet, e do Fundo Nacional de Cultura do Ministério da Cultura.

Os interessados em participar do festival podem se inscrever até 24 de agosto, pelo site www.goianiamostracurtas.com.br. Conforme regulamento, também disponível na Internet, a 7ª Goiânia Mostra Curtas recebe inscrições de filmes (35mm e 16mm) e vídeos (com cópia no formato Betacam) inéditos no festival de até 30 minutos, realizados a partir de 2006. "Trabalhos que não foram selecionados para a mostra do ano passado podem ser inscritos novamente", esclarece a Diretora Geral da Goiânia Mostra Curtas Maria Abdalla.

Abdalla acredita que, enfocando o Documentário, o festival pretende criar um espaço significatico para este gênero com crescente expressão no cenário nacional. "A curadoria não se atenta somente para o tema escolhido anualmente, vários outros aspectos estão envolvidos na seleção, mas sabemos que grande parte da produção nacional de curtas-metragens faz opção pelo gênero documentário". Como todos os anos, o tema eleito pela direção do festival vai se inserir na programação pautando debates, oficinas e uma mostra especial não-competitiva sobre cinema documental, cuja curadoria é da cineasta e pesquisadora Tetê Mattos.

Além da mostra temática, a Goiânia Mostra Curtas está formatada em cinco outras mostras, todas competitivas: Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Municípios, Curta Mostra Goiás, Curta Mostra Cinema nos Bairros e a Mostrinha, que traz programação dedicada ao público infantil. Os prêmios de incentivo à produção oferecidos, por categoria, ao melhor filme e melhor diretor são concedidos por empresas da indústria cinematográfica que apóiam o festival. Os premiados são destacados por júri oficial, com exceção da Mostrinha e da Curta Mostra Cinema nos Bairros, que escolhe o filme vencedor por meio de júri popular.

Serviço:
7ª Goiânia Mostra Curtas
Local: sede do IPHAN (Avenida 84, 61 – Setor Sul (próximo à Praça Cívica).
Mais info: www.icumam.com.br e www.goianiamostracurtas.com.br
Fone: 3218 3780

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta

[confira outras notícias]