7ª GOIÂNIA MOSTRA CURTAS seleciona 113 filmes ::  | Curta o Curta

7ª GOIÂNIA MOSTRA CURTAS seleciona 113 filmes

Por Guilherme Whitaker em 06/09/2007 09:25


7ª GOIÂNIA MOSTRA CURTAS
 SELECIONA 113 FILMES DE 17 ESTADOS


A sétima edição da Goiânia Mostra Curtas reúne 113 filmes e vídeos de curta-metragem produzidos em 17 Estados. Outras 17 produções foram convidadas para integrar a mostra especial do festival, que este ano é dedicado ao cinema brasileiro documental, somando então 130 curtas previstos na programação. A lista de filmes selecionados já está disponível no site do festival: www.goianiamostracurtas.com.br. A 7ª Goiânia Mostra Curtas é um festival de cinema nacional de curta-metragem realizado pelo Icumam (Instituto de Cultura e Meio Ambiente), entre 9 e 14 de outubro, com a patrocínio da Petrobras, via Lei Rouanet, e do Fundo Nacional de Cultura, com o apoio da Unimed-Goiânia.

A Curta Mostra Brasil traz 72 produções, sendo 34 obras de ficção, 15 documentários, sete animações e sete curtas experimentais. Nesta categoria, o Estado de São Paulo entra com 21 produções e o Rio de Janeiro com 14. Destaque também para o número de curtas produzidos em Minas Gerais, 10 ao todo, e no Distrito Federal e Ceará, cada um concorrendo com quatro curtas. A curadoria da Curta Mostra Brasil é de Maria Abdalla, diretora geral da 7ª Goiânia Mostra Curtas.

A produção audiovisual realizada fora das capitais ganha espaço na Curta Mostra Municípios, com a curadoria de Márcia Deretti. Sete filmes foram selecionados para a mostra que contempla cinco Estados e promete dar grande visibilidade a curtas que, geralmente, têm dificuldade para entrar no circuito dos festivais. O mesmo acontece na Curta Mostra Goiás, espaço para a veiculação de curtas-metragens goianos, cuja produção encontra-se em franco crescimento, conforme mostram os relatórios do balanço de inscrições realizadas pela GMC: 59 (2007), 44 (2006) e 30 curtas em 2005. A curadoria da Curta Mostra Goiás é de Albertina Vicentini, que classificou 20 vídeos para esta edição. Os curtas selecionados para essas duas categorias, assim como os da Curta Mostra Brasil, concorrem a prêmios de incentivo à produção concedidos por empresas da indústria cinematográfica que apóiam o festival.

O festival também programa a 6ª Mostrinha, dedicada à formação de público infantil para o cinema nacional, com oito curtas-metragens e curadoria é de André Barcellos. Além da Curta Mostra Cinema nos Bairros, que numa mostra itinerante, leva filmes da Curta Mostra Brasil para bairros da capital goiana que têm acesso restrito às salas de cinema. Maria Abdalla é a curadora desta categoria também. Tanto a mostra infantil quanto a itinerante contam com júri popular para eleger o melhor filme, que leva o Troféu Icumam.

Durante os seis dias de festival, o público é convidado a assistir ainda a duas mostras especiais: a Curta Mostra Petrobras e a Curta Mostra Cinema Documental. A 7ª Goiânia Mostra Curtas é dedicada ao cinema documental brasileiro e o tema permeia todas as atividades: oficinas, debates, homenagens, mostras. O desafio de reunir uma mostra representativa do gênero documental em duas sessões e 17 obras é da pesquisadora Tetê Mattos, curadora da Curta Mostra Cinema Documental.

Todos os selecionados e etc. AQUI

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta

[confira outras notícias]