7ª Mostra Cinema Popular Brasileiro ::  | Curta o Curta

7ª Mostra Cinema Popular Brasileiro

Por Guilherme Whitaker em 09/08/2010 22:11


Estão abertas as inscrições de filmes para a 7ª Mostra Cinema Popular Brasileiro.

A Mostra acontece nos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra desde 2004 e já exibiu filmes consagrados da cinematografia nacional, levando cinema para as respectivas comunidades, que até então não tinham nenhum contato com a sétima arte.

O tema da Mostra Cinema Popular Brasileiro deste ano é o som no cinema: Cinema para os Ouvidos.

O tema privilegia filmes que abordam a sonoridade, a musicalidade, a trilha sonora e os aspectos do som na narração da história fílmica. O evento acontecerá entre os dias 01 e 03 de outubro na Euterpe Lumiarense, em Lumiar e no Espaço Cultural São Pedro da Serra e abarcará, além das exibições gratuitas de filmes infantis, documentários e obras ficcionais e experimentais de curta, média e longa duração, uma oficina de som com cineasta e professor da Escola de Cinema Darcy Ribeiro (RJ) Andreson Carvalho.

Todos os filmes enviados para a Mostra farão parte do acervo da Videoteca Cinema Popular Brasileiro e terão a oportunidade de serem apresentados em diversos circuitos alternativos de exibição em todo o Brasil. A jornalista e idealizadora da Mostra, Leonor Bianchi, destaca o pioneirismo do projeto no município de Nova Friburgo e comenta que, além de ampliar a janela para o cinema nacional e contribuir para a formação de platéia naquela cidade, a Mostra já é um evento consolidado e no ano passado foi incluída no calendário oficial de atividades culturais e turísticas de Nova Friburgo.

“O projeto começou em 2004 com a exibição do curta-metragem “O Povo do Cinema de Lumiar”. Após o sucesso dessa primeira edição, o evento tomou força e está cada vez maior, possibilitando o acesso dos moradores de Nova Friburgo, sobretudo os de sua área rural à arte cinematográfica”. A 7ª Mostra Cinema Popular Brasileiro é produzida pela Associação Cultural Cinema Popular Brasileiro em co-produção com o Cineclube Lumiar e conta, desde 2005, com o apoio da Ong Educari e do Espaço Cultural São Pedro da Serra.

As inscrições de filmes são gratuitas e podem ser feitas até o dia 13 de agosto através do site: www.mostracinemapopularbrasileiro.wordpress.com

Participe com seu filme!


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]