7ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis recebe filme até 10 de maio ::  | Curta o Curta

7ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis recebe filme até 10 de maio

Por Guilherme Whitaker em 06/05/2008 14:18


Inscrições para 7ª MOSTRA DE CINEMA INFANTIL DE FLORIANÓPOLIS prorrogadas até 10 de maio

A 7ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis estendeu o prazo de inscrições para as produções nacionais até 10 de maio. Podem participar filmes e vídeos realizados a partir de janeiro de 2007 ou inéditos em Santa Catarina, de todos os gêneros e formatos e com conteúdo direcionado ao público infanto-juvenil. Os interessados se inscrevem, gratuitamente, no site da Mostra. As obras devem ser enviadas em DVD pelo correio para o endereço que consta no site.

Mais de 80 produções já chegaram à organização da Mostra de Cinema Infantil. Isto representa o dobro das inscrições do ano passado. A organizadora da Mostra, Luiza Lins, acredita que "esse número mostra o desenvolvimento do filme infantil, mais uma prova de quanto é importante fomentar a discussão sobre esse mercado".

Um dos destaques da sétima edição será a realização IV Encontro Nacional da Mostra, com o tema Mercado do Cinema Infantil, reunindo produtores, distribuidores e exibidores. Outro ponto alto: a parceria da Mostra de Cinema Infantil com a Programadora Brasil, do Ministério da Cultura. As produções encaminhadas à Mostra serão sugeridas para o catálogo de filmes infantis da programadora. A Programadora fará a seleção final dos filmes que poderão constar no catálogo a ser disponibilizado por meio de permissão de uso para cineclubes e pontos de exibição não comerciais em todo o Brasil.

Referência em cinema e infância

Exibição de filmes nacionais, internacionais, oficinas e debates sobre a produção voltada à infância e adolescência fazem parte da programação da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, organizada pela Lume Produções Culturais. Legitimada como uma referência nacional e internacional na área de cinema e infância, a Mostra prima por questões voltadas à inclusão social e construção da cidadania. A 7ª Mostra de Cinema Infantil acontece de 27 de junho a 13 de julho na Capital catarinense. Este ano, a previsão é receber um público de 25 mil crianças e adolescentes.

REGULAMENTO E INSCRIÇÕES: www.mostradecinemainfantil.com.br

Contatos
COMUNICAÇÃO da MOSTRA
Adriane Canan • adriane_canan@hotmail.com • (48) 3223 0888
Kátia Klock • katia@klock.jor.br • (48) 9989 4202

DIREÇÃO da MOSTRA
Luiza Lins • lllins@uol.com.br • (48) 3232 5996


(em 30 de março)

Filmes e vídeos realizados a partir de janeiro de 2007 ou inéditos em Santa Catarina, de todos os gêneros e formatos, com conteúdo direcionado ao público infanto-juvenil, são bem-vindos na programação da Mostra de Cinema Infantil. As inscrições podem ser feitas até 30 de abril diretamente no site da Mostra e os responsáveis devem enviar suas produções em DVD. A sétima edição reunirá crianças, pais e professores entre 27 de junho e 13 de julho com exibição de audiovisuais nacionais e estrangeiros, realização de oficinas e debates, e uma programação repleta de diversão e troca de conhecimentos.

A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é um dos eventos mais importantes do país quando o assunto é cinema e infância. Além de exibir filmes nacionais atuais e antigos, propõe um debate sobre a produção cinematográfica voltada ao público infanto-juvenil. Como já acontece há algumas edições, um júri formado por crianças e pré-adolescentes elege a melhor produção em curta-metragem. O vencedor recebe um troféu e um prêmio no valor de R$ 1.000,00 (um mil reais).

Valorização da criança e seu direito à liberdade de expressão

A Mostra tem como diferencial sua ação voltada à inclusão social e construção da cidadania através do cinema. Escolas da rede pública ganham transporte para assistir aos filmes, exibidos gratuitamente durante a semana e a preços populares nos sábados e domingos. Além da intensa programação de filmes, acontecem oficinas para estudantes e professores, debates com profissionais da produção audiovisual. Este ano será realizado o IV Encontro Nacional da Mostra, com o tema Mercado do Cinema Infantil, que reunirá produtores, distribuidores e exibidores na discussão sobre a força do mercado para este gênero e suas estratégias para ajudar no crescimento do cinema nacional.

Uma das novidades deste ano é a parceria da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis com a Programadora Brasil, do Ministério da Cultura. Os filmes encaminhados à Mostra serão sugeridos para a inclusão no catálogo de filmes infantis. A Programadora fará a seleção final dos filmes que constarão nos DVDs que são distribuídos para cineclubes e pontos de exibição em todo o Brasil.

Desde 2002, a Lume Produções Culturais realiza a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis com o apoio de leis de incentivo à cultura e patrocinadores. A cada ano os números de filmes e de público se multiplicam, fazendo da Mostra um evento consolidado no calendário do Estado de Santa Catarina e do Brasil.

REGULAMENTO E INSCRIÇÕES: www.mostradecinemainfantil.com.br

CONTATOS:

Luiza Lins • diretora da MOSTRA
lllins@uol.com • (48) 3232 5996

Kátia Klock • comunicação da MOSTRA
katia@klock.jor.br • (48) 9989 4202

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]