8 anos de Cachaça Cinema Clube ::  | Curta o Curta

8 anos de Cachaça Cinema Clube

Por Guilherme Whitaker em 08/08/2010 11:36


Muitas pedras rolaram durante estes 8 anos, na tela do cinema Odeon foram exibidos obras em curta metragem de praticamente todos os grandes cineastas brasileiros e também de boa parte da nova geração. Muitas homenagens, estreias, redescobertas e filmes tirados do baú. Muito se discutiu, se dançou, se bebeu; talentos foram descobertos, vocações despertadas, casais formados. São 8 anos dedicados à sétima arte tal como ela nasceu: um espetáculo coletivo, uma experiência compartilhada, assim como deve ser, embora o cinema hoje caiba na palma de nossa mão, em pads, pods e outras telinhas minúsculas.

A nossa homenagem de aniversário é para o mais charmoso dos formatos cinematográficos, o super 8 milímetros. S-8, para os íntimos. Já que a matéria-prima do Cachaça é a resistência, preencheremos a imensa tela do Odeon com a projeção da minúscula película, que resiste às limitações mercadológicas da indústria, à concorrência dos megapixels e ao efeito devastador do tempo. O S-8, largamente popular na década de 70, foi o formato de muitos movimentos cinematográficos e artistas inovadores, de pais e mães corujas ávidos por registrar suas famílias, suporte para registros jornalísticos e ainda o formato tradicional para exibição doméstica, na época em que não havia sequer fitas vhs. E, à despeito das profecias tecnológicas, segue como suporte refinado para a expressão cinematográfica. O S-8 não morreu.

Exibiremos 4 filmes emblemáticos do auge do movimento superoitista da década de 70, pra ver, rever e redescobrir: O ataque das araras, do mestre do cinema de invenção Jairo Ferreira; Funeral para uma década de brancas nuvens, filme premiado do jornalista Geneton Moraes Neto; Fome, instalação visual do artista Carlos Vergara; e O palhaço degolado, um clássico absoluto e imprescindível de Jomard Muniz e Carlos Cordeiro, verborragia mordaz contra o tradicionalismo arraigado da cultura brasileira.

Da cineasta Paula Gaitán mostraremos fragmentos da temporada de sua família em Portugal, de 1979 a 1981, material mais tarde utilizado no seu filme Diário de Sintra. Do grande mestre do cinema universal, Charles Chaplin, exibiremos dois curtas excepcionais, originários de um remoto acervo caseiro de um cinéfilo. Carnaval Samba Sound é uma reportagem gringa psicodélica, de data e autor desconhecidos, sobre o pitoresco carnaval carioca. Ele vai falar das coisas que eu gosto, do cidadão do mundo Gustavo Janh e do coletivo gaúcho Sendero, é a resistência do S-8 no século XXI.

Após os filmes, a noite prossegue no Cinema Odeon com a mais tradicional e concorrida degustação de cachaça do Rio de Janeiro, patrocinada pela Aguardente Claudionor, cachaça eleita a terceira melhor do Brasil.

E na nova sede do Cordão da Bola Preta, às 23h, haverá a festa de comemoração de 8 anos do cineclube, comandada por DJ H pelo terceiro ano consecutivo. O show da noite não poderia ser mais emblemático e instigante: o homem que teve um affair com Janis Joplin, o maior roqueiro do Brasil, diretamente do Templo do Rock – de Saquarema para a Lapa. Acompanhado pela banda Pandemonium, o lendário, o pansexual, o mítico Serguei nos dará o ar de sua graça e cantará para antigas e novas gerações muitos clássicos e as novas músicas de seu mais recente trabalho, Bom Selvagem.

Roll over Bethânia!

Dia 11 de agosto, às 21h no Cinema Odeon e às 23h no Cordão da Bola Preta (Rua da Relação, 3)

Esperamos por todos. Viva o cinema.

Abraços,
Cachaça Cinema Clube
porque cinema é a nossa cachaça. 8 anos de resistência.

www.cachacacinemaclube.com.br
http://cachacacinemaclube.blogspot.com


Serviço:
Dia 11 de agosto de 2010.
Sessão: Cinema Odeon Petrobras, 21h. Praça Floriano, 07 – Cinelândia.
Preço: 12 reais (inteira), 6 reais (meia).
Festa: Centro Cultural Cordão da Bola Preta, 23h. Rua da Relação, 03 – Lapa (esquina com a Rua do Lavradio)
Preço: 20 reais (inteira), 10 reais (com ingresso da sessão).


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]