8 anos de Curta Minas, viva!!! ::  | Curta o Curta

8 anos de Curta Minas, viva!!!

Por Guilherme Whitaker em 15/01/2007 08:31


8 anos de Curta Minas


A Curta Minas acaba de completar oito anos! Isso é motivo de grande comemoração. Comemoração pelo fato de ser uma das abd´s e que conquistou seu espaço no mercado audiovisual em pouco tempo, na busca de uma representatividade, de um mecanismo que simbolizasse os desejos de mudança do cenário audiovisual na terra mineira. De ser apoio àqueles que lutam para exercer uma profissão cunhada pela beleza do valor cultural, de incessante presença nos rumos de uma política audiovisual a ser exercida, quer seja no âmbito das cidades, do estado ou deste País.

Acreditamos ser um exemplo a ser seguido. Nossas conquistas em oito anos foram muitas. Criamos o Prêmio Estímulo e com ele lançamos 21 filmes; nossa Mostra Curta Minas pretendida para este ano significará a sua quarta edição; participamos de inúmeros festivais, congressos, encontros e mostras por todo o país; o Cineclube Curta Circuito propiciou uma rede de exibição permanente de curtas e doc´s, sistematizada já em 2006 - onde assumimos além da capital mineira três cidades em regiões distintas do estado, unindo empreendedores locais, entidades, universidade, secretarias de cultura - na concepção que nossas diferenças e necessidades devem ser superadas unindo os agentes da esfera pública, privada e as organizações da sociedade civil.

Chegamos a um patamar de profissionalismo que considera questões administrativas, comunicacionais e de uma ação política estruturada - sinais de amadurecimento - preocupada com a formação de público, a regionalização e sempre em busca da democratização do acesso aos nossos bens culturais, também nas salas de cinema.

Podemos dizer que estes oito anos de Curta Minas foram em favor de uma política audiovisual justa. Queremos consolidar que a Curta Minas é uma associação estadual e como tal abrange todas as partes do estado, estando apenas sediada em Belo Horizonte. Objetivo que se mantém desde o início, ratificado em nosso estatuto inclusive, para ser mais do que a presença em projetos, mas nos futuros Núcleos Regionais da associação.

A quem diga que somos sinônimos de vanguarda. Neste momento está acontecendo o 1º Festival de Cinema da cidade de Montes Claros, norte do estado, e em alguns dias inicia-se a 10ª edição da consolidada Mostra de Cinema de Tiradentes. A Curta Minas estará presente em ambas as cidades, mais do que isso, a ABD estará representada nos dois eventos.

Fazemos parte do mercado audiovisual e isso é uma grande vitória para todos. A presença deste país pode ser encontrada em cada sotaque, junto à voz que vêm de Minas oficialmente desde 1999 e ter orgulho sim, de ser um abdista, de ser parte de algo maior resultante de nossa diversidade cultural.

Comemoremos todos hoje. Saudações a todos que fizeram e fazem parte desta associação.

Diretoria
Associação Curta Minas/ABD-MG
Confira muito mais em  http://www.curtaminas.com.br/

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]