8º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões ::  | Curta o Curta

8º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões

Por Curta o Curta em 19/11/2013 17:11


“Notícias da Rainha”, último filme curta-metragem documentário da diretora paranaense Ana Johann, acaba de ganhar os títulos de “melhor filme” e “melhor roteiro” no 8º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões, em Floriano, Piauí. Ana Johann também ministrou uma oficina de roteiro de documentário no Festival. O Paraná foi o Estado mais premiado do Festival, com o filme “Notícias da Rainha” e o curta-metragem de ficção “Equação do amor”, de Fábio Allon. “Equação do Amor” recebeu os prêmios de melhor Direção de arte, melhor roteiro, melhor figurino e prêmio de júri especial.

A próxima parada de “Notícias da Rainha” é no prestigiado 54 Festival Internacional de Documentários em Florença na Itália, o Dei Popoli, onde o documentário terá sua estreia mundial. O Dei Popoli é um dos festivais de cinema mais tradicionais e antigos, que acontece entre 30 de novembro e 7 de dezembro. "Notícias da Rainha" já marcou presença também no Festival Internacional de Bombaim, na Índia. 

Informações para a imprensa: 
Aline Baroni - Universidade Livre da Cultura
41 3023 2008

Na foto: Lucia Cecília Kubis (rainha do rádio paranaense e tema do documentário) e as filhas, Liliana Pizollato e Luciana Caneparo. 

Sobre o filme

Uma rainha esquecida no tempo. Uma filha que tenta de dez em dez anos resgatar a história da mãe. Um lugar onde essa história existe entre lampejos e fragmentos de memórias. Essa é a sinopse do quarto filme de Ana Johann. 

Logo no início das pesquisas a diretora se interessou pelo ponto de vista de uma das filhas de Lucia Cecilia Kubis, Luciana Pizzolato, e usou esse ponto de vista para construir todo o filme. “O projeto é um documentário, mas tem uma construção de roteiro e cenário que dialoga também com a ficção e o teatro, com a atuação da atriz Rosana Stavis, explica Johann. “Mas o defendo como um documentário porque, como Fernão Ramos, acredito que um documentário se constrói pelo estilo e pela intenção”, declara.

O projeto teve início em 2009, quando o produtor Ricardo Trento conheceu a história de Kubis e convidou Johann para dirigir o projeto. De sua concepção à finalização, o filme levou quatro anos, e agora começa a ser enviado para Festivais no Brasil e no exterior. “Notícias da Rainha” foi selecionado para o 8º Cinema dos Sertões, em Teresina, no qual concorre a cinco prêmios: “melhor filme”, “melhor roteiro”, “melhor direção”, “melhor fotografia” e “melhor montagem”. A estreia mundial acontece na 54ª edição do festival Dei Popoli em Florença, um dos mais prestigiados e antigos da área, e também no Festival Internacional de Bombaim, na Índia.

Mais informações: http://www.jornaldiadia.com.br/news/noticia.php?Id=8208#.UovFr9Jy2So

Fonte: Jornal Dia Dia


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta

[confira outras notícias]