8ª Goiânia Mostra Curtas seleciona 126 filmes de 18 Estados ::  | Curta o Curta

8ª Goiânia Mostra Curtas seleciona 126 filmes de 18 Estados

Por Guilherme Whitaker em 04/09/2008 10:26


A oitava edição da Goiânia Mostra Curtas reúne 126 filmes e vídeos de curta-metragem produzidos em 18 Estados. Outras produções estão sendo convidadas para integrar a Curta Mostra Videoarte, ainda em fechamento – mostra temática que revela o tema do festival em 2008. A lista de filmes selecionados já está disponível no site www.goianiamostracurtas.com.br. A 8ª Goiânia Mostra Curtas é um festival de cinema nacional de curta-metragem realizado pelo Instituto de Cultura e Meio Ambiente (Icumam), entre 7 e 12 de outubro, com o patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Rouanet, Sesi - Conselho Nacional e Novo Mundo, por meio da Lei Goyazes; apoio do Fundo Nacional de Cultura do Ministério da Cultura/Secretaria do Audiovisual e Unimed Goiânia e colaboração do Sebrae-Goiás.

Categorias - A Curta Mostra Brasil traz 76 produções. Nesta categoria, o Estado de São Paulo entra com 22 produções e o Rio de Janeiro, com 20. Destaque também para o número de curtas produzidos em Minas Gerais, nove ao todo, e no Distrito Federal, oito. A curadoria da Curta Mostra Brasil é de Maria Abdalla, diretora geral da 8ª Goiânia Mostra Curtas.

A produção audiovisual realizada fora das capitais ganha espaço na Curta Mostra Municípios, com a curadoria de Márcia Deretti. Sete filmes foram selecionados para a mostra que contempla seis Estados e promete dar grande visibilidade a curtas que, geralmente, têm dificuldade para entrar no circuito dos festivais. O mesmo acontece na Curta Mostra Goiás, espaço para a veiculação de curtas-metragens goianos, cuja produção encontra-se em franco crescimento, conforme mostram os relatórios do balanço de inscrições realizadas pela GMC: 75 (2008), 59 (2007), 44 (2006) e 30 curtas em 2005. A curadoria da Curta Mostra Goiás é de Lisandro Nogueira, que classificou 19 vídeos para esta edição. Os curtas selecionados para essas duas categorias, assim como os da Curta Mostra Brasil, concorrem a prêmios de incentivo à produção concedidos por empresas da indústria cinematográfica que apóiam o festival.

O festival também programa a 7ª Mostrinha, dedicada à formação de público infantil para o cinema nacional, com sete curta-metragens e curadoria de Maria Abdalla. Além da Curta Mostra Cinema nos Bairros, que numa mostra itinerante, leva oito filmes a bairros da capital goiana que têm acesso restrito às salas de cinema. Maria Abdalla também é a curadora desta categoria. Tanto a mostra infantil quanto a itinerante contam com júri popular para eleger o melhor filme, que leva o Troféu Icumam.

Durante os seis dias de festival, o público é convidado a assistir ainda a duas mostras especiais: a Curta Mostra Petrobras e a Curta Mostra Videoarte. A 8ª Goiânia Mostra Curtas é dedicada à videoarte, tema que permeia todas as atividades: oficinas, debates, homenagens, mostras. O desafio de reunir uma mostra representativa do gênero é da pesquisadora Tetê Mattos, curadora da Curta Mostra Videoarte.

Mais infos:  www.goianiamostracurtas.com.br
Icumam – Rua 91, nº 612, Qd. F20, Lt. 76, Setor Sul – Goiânia/GO
Fone: (62) 3218 3780

Geórgia Cynara
Assessoria de comunicação
www.georgiacynara.com
+55 62 9112 3393

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta

[confira outras notícias]