9ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto ::  | Curta o Curta

9ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto

Por Curta o Curta em 28/05/2014 18:35


A seleção de curtas-metragens da 9ª Mostra de Cinema de Ouro Preto (CineOP) traz 33 filmes divididos nas Mostras Praça, Horizontes e Ventura. São obras que apontam tendências da produção contemporânea bem como dialogam com a vocação do evento, que é a memória do audiovisual, adianta o curador das sessões de curtas, Francis Vogner.

 

A Mostra Ventura terá uma sessão em horário nobre no Cine Vila Rica, sábado, dia 31, às 22h30. Dedicada a filmes com uma experiência formal mais arriscada, apresenta “Andrea Tonacci”, de Rodrigo Grota, cinebiografia de um dos cineastas experimentais mais importantes do país e que serve de complemento para o média “Já Visto Jamais Visto”, do próprio Tonacci, a ser exibido na programação desta edição.

 

Também de matriz experimental, “Time Gap”, de Cláudia Cárdenas, lembra o cinema underground americano com texturas e desenho de som inusitado e se relaciona com a produção experimental do homenageado desta CineOP, Luiz Rosemberg Filho. Completam a sessão “Se”, de Ian Capilé, que lida com as memórias do realizador usando imagens de arquivo e “Sexta Série”, de Cecília da Fonte, exercício narrativo do cotidiano de duas adolescentes.

 

As duas sessões da Mostra Horizontes estão programadas para o Cine-Teatro na sexta, dia 30, e sábado, dia 31, sempre a partir de 17h30. Alguns curtas trabalham na forma documental o que seria o cotidiano de um personagem que o público não vê. Há também animação para adultos como “Hotel Farrapos”, de Lisandro Santos, e um filme feito com câmera de vigilância, “O Doido no Portão”, de Rafael Castro e Marcus Nascimento. Próximo à temática da CineOP, “Exculturas”, de Emerson Santos, é um documentário sobre monumentos históricos.

 

Já no Cine BNDES Praça serão exibidos filmes com maior apelo popular e bastante heterogêneos entre si.  “Boogie Woogie na Favela”, por exemplo, é feito com imagens de arquivo que estão no imaginário coletivo, tem também a comédia “O Ervilha”; um drama sobre Palhaços, “Entre Lágrimas &Risos” e ainda  um curta autobiográfico feito pelo cantor Oswaldo Montenegro , “Asas – Solidão de Mineiro.  Confiram horários e locais de exibição dos curtas em www.cineop.com.br

 

 

***
Acompanhe a 9ª CineOP e o programa Cinema Sem Fronteiras 2014

Participe da Campanha #eufaçoaMOSTRA

Twitter: universoprod 

 Facebook: universoproducao / cineop 

Web: cineop.com.br

Informações pelo telefone: (31) 3282.2366


Fonte: Ana Dangelo


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta

[confira outras notícias]