“A Estrada 47” vence 42º Festival de Gramado ::  | Curta o Curta

“A Estrada 47” vence 42º Festival de Gramado

Por Curta o Curta em 18/08/2014 14:11


  No último sábado, 16 de agosto, foram conhecidos os vencedores do 42º Festival de Cinema de Gramado, no Rio Grande do Sul. Nesta edição, foram exibidos 68 filmes, entre longas-metragens brasileiros e latino-americanos, e curtas nacionais - destes, 44 em competição. O longa-metragem “A Estrada 47”, de Vicente Ferraz, foi o vencedor do Troféu Kikito de Melhor Filme, e também levou o prêmio de Melhor Desenho de Som.

 

O filme de Ferraz foi um dos contemplados na linha PRODECINE 02/2009 do Fundo Setorial do Audiovisual, e também no edital luso-brasileiro de coprodução, uma parceria entre a ANCINE e o ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual de Portugal, em 2010. A obra, realizada em coprodução com Portugal e Itália, acompanha pracinhas brasileiros na Segunda Guerra Mundial que, após sofrerem um ataque de pânico, decidem desarmar um campo minado na Itália.

 

Também tiveram destaque as produções “A despedida”, de Marcelo Galvão, e “Infância”, de Domingos Oliveira. “A despedida” ganhou os prêmios de Melhor Diretor, Melhor Ator (Nelson Xavier) e Melhor Atriz (Juliana Paes); já “Infância” volta para casa com os troféus de Melhor Montagem, Melhor Roteiro, Prêmio Especial do Júri (para Fernanda Montenegro) e Melhor Ator Coadjuvante (Paulo Betti).

 

Outros destaques

 

“A Luneta do Tempo”, de Alceu Valença, foi contemplado com dois prêmios: o de Melhor Trilha Musical e Melhor Direção de Arte; o segundo Prêmio Especial do Júri ficou com “Os Senhores da Guerra”, de Tabajara Ruas, que também rendeu a Andrea Buzato o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante.

 

O público  considerou a produção “O Segredo dos Diamantes”, de Helvécio Ratton, o melhor filme do festival. Já o prêmio Júri da Crítica de Melhor Longa Brasileiro, concedido por membros da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), ficou com “Sinfonia da Necrópole”, de Juliana Rojas.

 

Competição de curtas-metragens

 

Na competição de curtas, o vencedor do prêmio de Melhor Filme pelo júri oficial foi  “Se essa lua fosse minha”, de Larissa Lewandowski. “A pequena vendedora de Fósforos”, de Kyoko Yamashita, ganhou o prêmio do Canal Brasil e os prêmios de Melhor Filme pelo Júri Popular e pelo Júri da Crítica.

 

Confira aqui a lista com todos os filmes vencedores do 42º Festival de Cinema de Gramado.

 

ANCINE participa de debate no festival

 

Além das exibições de filmes nas seções oficiais e em mostras paralelas, o Festival de Cinema de Gramado promoveu homenagens, debates e atividades paralelas abertas ao público. No dia 15 de agosto, o assessor internacional da Agência Nacional do Cinema - ANCINE, Eduardo Valente, participou do encontro "Políticas públicas de promoção do cinema", mediado pelo cineasta colombiano Juan Zapata. Também participaram do encontro o cineasta gaúcho Luiz Alberto Cassol e a argentina Eva Piwowarski, uma das curadoras do Festival de Gramado. Eduardo Valente falou, na ocasião, sobre a importância das coproduções no processo de internacionalização do cinema e das ações da ANCINE de apoio à cinematografia nacional no mercado estrangeiro.

 

Para mais informações sobre a 47ª edição do Festival de Cinema de Gramado, visite o site oficial do evento.

Fonte: ANCINE


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]