"Trecho" é escolhido melhor curta em Brasília 2006 - "O Homem-Livro" se dest

Por Guilherme Whitaker em 30/11/2006 07:11



"Trecho" é escolhido melhor curta em Brasília


O grande vencedor na categoria curta-metragem do Festival de Brasília foi o concorrente mineiro "Trecho", de Helvécio Marins Jr. e Clarissa Campolina. O filme levou, na noite de terça-feira, os troféus de melhor curta para o júri oficial, melhor fotografia (Pablo Lobato) e melhor montagem (Karen Harley e Clarissa Campolina).

"O Homem-Livro", da carioca Anna Azevedo, ficou com os troféus de melhor direção e melhor curta para o júri popular. Além disso, ela ganhou um dos dois prêmios de aquisição do Canal Brasil, que dá uma soma de 5.000 reais.

O outro prêmio de aquisição do Canal Brasil ficou para o curta pernambucano "Noite de Sexta, Manhã de Sábado", de Kleber Mendonça Filho, que venceu também o troféu da crítica e o de melhor atriz para a ucraniana Bohdana Smyrnova.

Leonardo Medeiros (protagonista de "Cabra-Cega") venceu o prêmio de melhor ator pelo curta "A Vida ao Lado", de Gustavo Galvão (DF). Outro curta de Brasília, "Dia de Folga", de André Carvalheira, venceu o de melhor roteiro.

O curta "Pixinguinha e a Velha Guarda do Samba", de Thomas Farkas e Ricardo Dias (SP), que registra imagens inéditas do músico em 1954, venceu três troféus especiais: Prêmio Marco Antônio Guimarães (por melhor utilizar material de pesquisa cinematográfica), o Prêmio Saruê (para o momento de maior destaque do festival, dado pela equipe do jornal "Correio Braziliense") e o Prêmio Conterrâneos (dado a cada dois anos pela Fundação Cinememória de Brasília).

Ao agradecer seus prêmios, Farkas, de 80 anos, e um dos mais renomados documentaristas do país, declarou: "O maior prazer que tive foi ter visto filmes absolutamente excepcionais aqui."

(Por Neusa Barbosa, do Cineweb - BRASÍLIA (Reuters))


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]