ABD apoía ANCINAV e repudia editoriais da imprensa ao projeto ::  | Curta o Curta

ABD apoía ANCINAV e repudia editoriais da imprensa ao projeto

Por Guilherme Whitaker em 17/12/2004 13:11



ABD apoía ANCINAV e repudia críticas da imprensa ao projeto


A Associção Brasileira de Documentaristas, entidade da sociedade civil organizada em 25 estados brasileiros, vem manifestar sua indignação e repúdio à maneira como parte da grande imprensa brasileira - especialmente as Organizações Globo - vem tratando o assunto Ancinav em suas matérias e editoriais. Não é mais possível que num país - cuja história recente nos mostra que alguns jornais eram obrigados pelo regime ditatorial a publicar receitas culinárias em lugar de notícias sobre torturas e outras violações
dos direitos humanos - o poder do jornalismo de massa seja usado para difundir mentiras e escamotear as reais intenções de grupos poderosos até então hegemônicos no cinema e no audiovisual que circula em nossas telas grandes ou pequenas. O pior do fato é que este setor da imprensa, que se diz "livre", não abre o mesmo espaço para opiniões que não estejam compactuadas com as suas.

O novo Projeto de Lei da Ancinav veio para revoulucinar, sim. Veio para salvaguardar a cultura e o conteúdo brasileiros em todas as mídias, sim. Veio para criar o ambiente necessário ao desenvolvimento auto-sustentável da atividade audiovisual em todo o território nacional, sim. Tudo isto - sabemos - contraria tanto os interesses das distribuidoras norte-americanas operantes no país quanto o poder oligárquico das famílias detentoras dos grandes meios de comunicação que solidificaram seu império nos palácios, quartéis e corredores sombrios da ditadura militar.

Há meses que o governo Lula, capitaneado pelo Ministro da Cultura Gilberto Gil, vem debatendo exaustivamente este assunto com a comunidade acadêmica, intelectual e artística, de forma aberta e transparente. A instância máxima deliberativa para este caso (guardadas, logicamente, as prerrogativas constitucionais do Presidente da República) é o Conselho Superior de Cinema e Audiovisual, formado por Ministros de Estado e representes da sociedade civil com igual peso de decisão, modelo perfeito de gestão participativa e democrática. Ao término deste processo de debates, o Presidente Lula enviará para o Congresso Nacional o Projeto de Lei que - novamente e por outros tantos meses - será discutido e votado por deputados e senadores. Só pode ser cego, louco ou mentiroso aquele que imputar a todo este trâmite adjetivos tais como "autoritário", "stalinsta" ou "ditatorial".

Por último, lamentamos profundamente que artistas e cineastas por quem temos profunda admiração artística (e até pessoal em alguns casos) tenham incluído seu pensamento, sua moral e sua alma nos contratos de trabalho e patrocínio que possuem com a Rede Globo.

Rio de Janeiro, 17 de dezembro de 2004.

Marcelo Laffitte
ABD Nacional, presidente

Diretoria: Guigo Pádua (MG), Solange Lima (BA), Marta Nassar (PA), Caio
Césaro (PR), Paulo Boccato (SP), Érika Bauer (DF), Pedro Rosa (RJ), André
Ristum (SP), Hermano Figueiredo (AL)

ABCV-ABD Bahia
ABCV-ABD Distrito Federal
ABD Alagoas
ABD Amapá
ABD Amazonas
ABD Espírito Santo
ABD Goiás
ABD Maranhão
ABD Mato Grosso do Sul
ABD Pará
ABD Paraíba
ABD Pernambuco
ABD Piauí
ABD Rio Grande do Norte
ABD Rondônia
ABD São Paulo
ABD Sergipe
ABD Tocantins
ABD&C Rio de Janeiro
ACCV-ABD Ceará
AMAV-ABD Mato Grosso
APTC-ABD Rio Grande do Sul
AVEC-ABD Paraná
CINEMATECA CATARINENSE - ABD Santa Catarina
CURTA MINAS - ABD Minas Gerais 

O Curta o Curta  concorda e também assina o manifesto, ficando na torcida para que novas lideranças assumam o poder no lugar desses péla-sacos que não largam o osso desde a época da Embrafilme.  Chega de dar tutu pra quem nunca fez nada sem as tetas estatais!!   C  H  E  G  A  !!!


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta

[confira outras notícias]