Abertas as inscrições para o Festival Regional do Minuto ::  | Curta o Curta

Abertas as inscrições para o Festival Regional do Minuto

Por Guilherme Whitaker em 18/08/2006 08:26



Abertas as inscrições para o Festival Regional do Minuto

A mostra competitiva no Rio será exibida na Caixa Cultural de 16 a 22 de outubro


Estão abertas as inscrições para o Festival Regional do Minuto que será realizado, no mês de outubro, nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Curitiba. "Comunidades da Internet" é o tema da edição deste ano que busca estimular profissionais e amadores a produzirem filmes com até um minuto de duração. As inscrições podem ser feitas até 30 de setembro no site www.festivaldominuto.com.br. No Rio de Janeiro, a Caixa Cultural promoverá a exibição da mostra competitiva de 16 a 22 de outubro, no Cinema 2, na Av. Almirante Barroso.

Poderão participar interessados de todo país. Os três melhores trabalhos de cada região receberão o Troféu Minuto e uma poupança de R$ 1.000,00 da Caixa Econômica Federal.

O festival, com coordenação de Marcelo Masagão, revelou cineastas brasileiros no início de suas carreiras, como Anna Muylaert, Beto Brant, Fernando Meirelles, Tata Amaral, Helvécio Ratton, Fernando Bonassi, Luiz Villaça, Roberto Moreira, entre outros.

Palestra

O coordenador Marcelo Masagão realizará palestra sobre o Festival do Minuto no dia 28 de agosto, às 19h, no Cinema 2 da CAIXA Cultural, na Av. Almirante Barroso, n° 25. A entrada é franca

Competição para todos

O Festival do Minuto acontece desde 1991, convidando produtores de imagens em movimento - amadores e profissionais - a exercitarem sua síntese produzindo trabalhos com duração máxima de 60 segundos. Nesses 15 anos de existência, o Festival recebeu em torno de 7.000 trabalhos provenientes de 40 países. Atualmente, o Festival recebe cerca de 1.200 trabalhos por ano.

É considerado o mais democrático dos Festivais porque dele participam tanto vídeos realizados por profissionais como produzidos por pessoas que estão utilizando a câmera pela primeira vez. Também não exige grande investimento do participante. É o Festival da IDÉIA, não importando o meio em que o vídeo é realizado. É muito comum a produção de minutos gastando o exato preço de uma fita VHS.

A Mostra do Minuto é exibida gratuitamente para 70.000 espectadores em mais de 200 Centros de Cultura em 80 cidades brasileiras. A regionalização do Festival permite e potencializa a singularidade da comunidade, que se exibe e auto-reflete através da Mostra de Vídeo Minuto. Em 2005, foram realizados dois Festivais Regionais em São Paulo e Brasília, um no Rio de Janeiro e dois em Curitiba.

Renomados cineastas brasileiros, no início de suas carreiras, já fizeram filmes para o Festival do Minuto: Anna Muylaert, Beto Brant, Fernando Meirelles, Tata Amaral, Helvécio Ratton, Fernando Bonassi, Luiz Villaça, Roberto Moreira, Luis Duva entre outros.

Incentivando a criatividade
Ao limitar o tempo de produção dos trabalhos a 60 segundos, o Festival do Minuto cria um desafio de linguagem e proporciona o exercício da síntese, além de reunir no mesmo evento diferentes tribos que manipulam imagens: videastas, cineastas, curtametragistas, animadores, fotógrafos, artistas gráficos, estudantes universitários, adultos, crianças e adolescentes. Dessa forma, confrontam-se a ousadia dos amadores e o requinte técnico dos profissionais.

O evento possibilita que o produto cultural seja consumido pelo grande público, através de acordos com emissoras de televisão, empresas de telefonia móvel, provedores de Internet e em diferentes centros culturais que exibem a Mostra Competitiva. Cria ainda uma comunidade virtual na Internet que, além de discutir as possibilidades estéticas das novas tecnologias, debate e questiona através de imagens, a problemática contemporânea. Permite também que passivos consumidores se transformem em produtores de imagens.

Estimulando a regionalização, criam-se edições locais do Festival do Minuto em Cidades, Universidades e Empresas. O evento torna-se uma ferramenta de estímulo da mais absoluta expressão individual, sendo, contudo, absolutamente coletivo.

Exibição
A mostra Festival do Minuto é exibida na primeira semana de novembro na REDE MINUTO, formada por instituições culturais em mais de 60 cidades brasileiras. Em 2005, foram 200 pontos de exibição. Nestes Centros Culturais o Festival é visto por 100.000 pessoas (média de 500 pessoas por ponto). No ano passado, o Festival tomou uma nova dimensão, ampliando suas atividades que foram realizadas ao longo do ano, com a realização de festivais em várias instituições educacionais do país e palestras.

Serviço:

"Festival Regional do Minuto" - inscrições abertas

Quando: até 30 de setembro

Informações no site: www.festivaldominuto.com.br

 


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]