Ações transformadoras no CurtaDoc ::  | Curta o Curta

Ações transformadoras no CurtaDoc

Por Guilherme Whitaker em 27/07/2012 12:00


O episódio vai ao ar na terça-feira, 31 de julho, às 21h, no SescTV

Histórias de pessoas que modificaram vidas através de simples ações estão em destaque no CurtaDoc, que vai ao ar na terça-feira, 31 de julho, às 21h, no SescTV. Transformação traz quatro curtas sobre gente que superou necessidades ao abraçar um sonho: O Gigante do Papelão, de Bárbara Tavares, Flor na Lama, de Coletivo Spetaculu, Vivências, de Lucas Müller Mello e O Mago do Viaduto, de Eliane Caffé. O programa é uma realização da Contraponto, de Florianópolis, e terá reapresentações na quarta (1), à 1h e no sábado (4), às 22h.

Para o produtor cultural Pablo Capilé, convidado especial do episódio, os filmes mostram a capacidade de transformar dificuldades em oportunidades. “São iniciativas que solucionam determinados problemas. Acredito que uma valorização diferenciada ao criativo e inventivo incentiva o crescimento de ambientes transformadores”.

O artista plástico Sergio Cezar transforma lixo em arte. Também conhecido como o Arquiteto do Papelão, ele usa materiais descartados para recriar casas, favelas e cidades inteiras. Ele é o personagem do documentário O Gigante do Papelão, dirigido por Bárbara Tavares (RJ/2010), que mostra seu poder de mudar a realidade ao redor. Suas obras são vivas, ricas em detalhes, revelando um Brasil de uma outra perspectiva, reciclando o olhar, retratando fielmente as favelas e casas do Rio de Janeiro, que são sua inspiração para construir as instalações.

Em Flor na Lama, de Coletivo Spetaculu - Escola Fábrica de Espetáculos (RJ/2008), jovens da periferia do Rio de Janeiro expressam suas opiniões sobre as chacinas e o convívio na comunidade. Eles participam de oficinas de vídeo, fotografia e filosofia, neste curta que faz parte do projeto Marco Universal.

Vivências, de Lucas Müller Mello (RJ/2008) traz a história do pintor Reinaldo Caó, dotado de um talento único desde a infância. O curta relata desde o abandono pelos pais, sua marginalização nas ruas até a salvação através da arte.

O Mago dos Viadutos, de Eliane Caffé (SP/2008), apresenta o projeto Garrido-Boxe, também conhecido como Projeto Viver, idealizado pelo ex-pugilista e catador de entulhos Nilson Garrido. Trata-se de uma das mais inusitadas ocupações do espaço urbano paulistano. Sob os viadutos Alcântara Machado e Avanhandava, no centro, foram instalados um ringue, academia, biblioteca, cozinha e um espaço de lazer, tudo feito com materiais reaproveitados. Garrido decidiu montar a academia depois de ajudar um menino que havia sido agredido na rua.

A transformação, dessa vez através do cinema, também está em pauta no Curtas Palavras, quadro exibido no encerramento do CurtaDoc. Refletem o assunto, os cineastas Guilherme Castro, Cristiane Arenas, Carlos Nader, Jorge Oliveira, Luciano Vidigal, o documentarista Affonso Galindo e o professor de cinema João Guilherme Barone.

O episódio integra a segunda temporada do CurtaDoc no SescTV, com 52 programas inéditos e exibição de 170 documentários brasileiros. A série faz uma panorama da produção de curtas-metragens no gênero documentário, em episódios semanais com uma hora de duração. Os curtas são comentados por produtores, cineastas e pesquisadores e discutem os mais variados assuntos da cultura brasileira. O canal SESCTV está disponível para todo o Brasil pela TV por assinatura, pelo sistema DTH: Sky (canal3), Oi TV (canal 28), GVT (canal 228) e CTBC (em diferentes números de canais) e em mais 77 operações de TV a cabo em todo o território nacional.

O CurtaDoc na web é o primeiro acervo especializado em documentários brasileiros e latino-americanos. A coleção conta hoje com 815 curtas que podem ser assistidos na íntegra. Realizadores da América Latina podem inscrever suas produções diretamente no www.curtadoc.tv e participar de seleções para programa na televisão.

CONTATO

direção • Kátia Klock • (48) 3334.9805 / 9989.4202 • producao@contraponto.tv

comunicação • Sarah Goulart • (48) 3334.9805 • imprensa@contraponto.tv


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta

[confira outras notícias]