AIC REALIZA PRIMEIRA EDIÇÃO DA “SEMANA DE CINEMA E MERCADO” ::  | Curta o Curta

AIC REALIZA PRIMEIRA EDIÇÃO DA “SEMANA DE CINEMA E MERCADO”

Por Guilherme Whitaker em 23/07/2012 14:05


Profissionais de ponta ministram palestras abertas e gratuitas

A AIC - Academia Internacional de Cinema - realiza a primeira edição da Semana de Cinema e Mercado, que acontece de 30 de julho a 04 de agosto, no estúdio da Academia.

O objetivo do evento é colocar em discussão o universo cinematográfico sob pontos de vista de profissionais de diferentes posições do mercado, durante uma semana intensa de palestras gratuitas e abertas ao público. Profissionais de ponta, alunos e amantes da 7ª arte em geral poderão discutir os processos e tendências da área cinematográfica.

A Semana de Cinema e Mercado conta com a participação de convidados especiais, como: MINI KERTI, DANIELA PFEIFFER, ANDRÉ STURM, LAURA FAZOLI, CLÁUDIO AVINO e REGINALDO VELOSO.

Para o encerramento do evento, no dia 04 de agosto, haverá uma mesa com 3 dos mais importantes blogueiros da área de cultura, que irão discutir sobre a importância deste novo canal de comunicação na palestra “Blogueiros como Críticos e Difusores e Cinema: Uma Nova Linguagem”.

Veja abaixo mais sobre os palestrantes e os temas que serão abordados:

- MINI KERTI discute os processos e os diferentes tipos de linguagem na Direção de Publicidade e Paralelos.

- DANIELA PFEIFFER e LAURA FAZOLI exploram As Oportunidades Do Produtor Independente: Nova Lei, Coproduções Internacionais e TV Digital. Por cinco anos, Daniela trabalhou no acompanhamento de projetos da ANCINE e gerenciou durante dois anos a área de mídias digitais da distribuidora Elo Company. Laura coordenou diversas mostras e festivais, entre elas, a “Mostra Internacional de Cinema de São Paulo” e o festival “É Tudo Verdade”. Atua no mercado de mídias tradicionais integrando a equipe da ELO Company e é diretora da Minhavó Produções, que atualmente finaliza o documentário “Reciclando o Olhar – O Arquiteto do Papelão”.

ANDRÉ STURM ministra a palestra sobre Mercado Internacional (Co-Produções, Festivais e Mercados). Atualmente é Diretor Executivo do MIS (Museu da Imagem e do Som - São Paulo) e presidente do programa Cinema do Brasil. Foi Coordenador da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural (Secretaria de Estado da Cultura – São Paulo, de 2007 a 2011) e presidente do SICESP (Sindicato da Indústria Cinematográfica do Estado de São Paulo ), além de exercer em paralelo as funções de distribuidor, cineasta e produtor. Participou de diversos cineclubes. Foi diretor de varias associações de cineastas. Criou a Pandora Filmes, distribuidora de destaque na área dos filmes independentes. Foi programador e responsável pelo Cine Belas Artes em São Paulo. Em 2002, dirigiu o seu primeiro longa-metragem, Sonhos Tropicais, que deu a Carolina Kasting o prêmio de melhor atriz no Festival de Recife, e em 2008 dirigiu Bodas de Papel.

CLÁUDIO AVINO e CARLOS PAES apresentam o tema O Som do Cinema: Da Captação a Master. Há mais de 15 anos no mercado de áudio, Cláudio é o gerente responsável pelos estúdios de som da Cinecolor Digital. Carlos, formado pela SAE – Londres, atua como engenheiro de áudio, na mixagem de longas-metragens e séries para TV nos estúdios da Cinecolor Digital.

REGINALDO VELOSO analisa A Evolução do Cinema Digital. Coordenador na área de Máster Digital, opera nas áreas de edição, editoração, composição e transfer óptico há 9 anos, utilizando softwares como “ Adobe”, “Cinema 4D”e 3D Max.

LÚCIO KODATO fala sobre Câmeras: Inovações e as Atualizações do Mercado Nacional, de acordo com as necessidades, finalidades e disponibilidades financeiras, além de apresentar o que há de mais novo no mercado. Com uma carreira de mais de 40 anos, Lúcio já atuou ao lado do famoso diretor francês de fotografia Philippe Rousselot e recebeu diversos prêmios, entre eles o de Melhor Fotografia no Festival do Rio, por seu trabalho “Maré”, dirigido por Lúcia Murat. Além do cinema, fotografou filmes publicitários e videoclipes premiados. Além dos projetos pessoais e do trabalho, também dividirá seu tempo com a AIC, coordenando o curso de Direção de Fotografia Avançado.


*Para confirmar presença, mande um e-mail com nome, telefone e a palestra de interesse para: rsvp@aicinema.com.br


PROGRAMAÇÃO

30.07 – SEGUNDA-FEIRA
TEMA: “Direção de Publicidade e Paralelos”
Palestrante: Mini Kerti
Horário: 19h30 às 21h30

31.07 – TERÇA-FEIRA
TEMA: “As Oportunidades do Produtor Independente: Nova Lei, Coproduções Internacionais e TV Digital”
Palestrante: Daniela Pfeiffer e Laura Fazoli
Horário: 19h30 às 21h30

01.08 – QUARTA-FEIRA
TEMA: “Mercado Internacional (Co-Produções, Festivais e Mercados)”
Palestrante: André Sturm
Horário: 19h30 às 21h30

02.08 – QUINTA-FEIRA
Parte 1
TEMA: “O Som do Cinema: Da Captação a Master”
Palestrante: Claudio Avino e Carlos Paes
Parte 2
TEMA: “A Evolução do Cinema Digital”
Palestrante: Reginaldo Veloso
Horário: 19h30 às 21h30

03.08 – SEXTA-FEIRA
TEMA: “Câmeras: Inovações e as Atualizações do Mercado Nacional”
Palestrante: Lúcio Kodato
Horário: 19h30 às 21h30

04.08 - SÁBADO
TEMA: “Blogueiros como Críticos e Difusores de Cinema: Uma Nova Linguagem”
Palestrantes: principais blogueiros da área de cultura
Horário: 19h30 às 21h30

SERVIÇO:
SEMANA DE CINEMA E MERCADO
DE 30 DE JULHO A 03 DE AGOSTO
Estúdio da AIC
Das 19h30 às 21h30

AIC - ACADEMIA INTERNACIONAL DE CINEMA
Rua Dr. Gabriel dos Santos, 142, Santa Cecília, São Paulo, SP
Tel. 11 3826-7883 - Próximo ao metrô Marechal Deodoro
www.aicinema.com.br

SOBRE A AIC - A Academia Internacional de Cinema é hoje uma das mais conceituadas escolas de cinema do país, reconhecida pelo mercado por sua excelência demonstrada em mais de 1500 filmes produzidos por seus alunos, em seus sete anos de atividades. Com programas diferenciados e inovadores, unimos sólida base teórica à intensa atividade prática para formar profissionais criativos e preparados para atuar em todos os campos e níveis da produção. Nosso corpo docente é formado por professores experientes e cineastas com trajetórias de destaque no mercado nacional e internacional.

Além de uma grade composta por mais por 30 cursos livres, que cobrem todo o processo de produção audiovisual, da idéia à distribuição de filmes, desenvolvemos na AIC um curso de formação profissional que não encontra paralelo no Brasil, o Filmworks – curso técnico em Direção Cinematográfica, reconhecido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, e cujo diploma possibilita a aquisição do registro profissional DRT.

Estabelecemos parcerias com importantes empresas e instituições da área audiovisual, proporcionando oportunidades e visibilidade aos trabalhos dos nossos alunos através de oportunidades de treinamento em algumas das maiores produtoras do país, mostras, festivais, canais de distribuição e participação ativa na comunidade nacional e internacional de cinema.

Todos os anos, a AIC realiza diversas exibições e palestras abertas ao público, bem como aulas especiais com reconhecidos cineastas nacionais e internacionais, dando continuidade a uma série de discussões sobre o cinema contemporâneo, sobre o fazer cinema.


ASSESSORIA DE IMPRENSA:
Cinnamon Comunicação
Adriana Miranda (adrianamiranda@cinnamon.com.br)
Eduarda Ferraro (eduardaferraro@cinnamon.com.br)
(11) 3062-2015

Fonte: Flora Cardoso


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta

[confira outras notícias]