ANCINE inaugura selo no site Festival Scope ::  | Curta o Curta

ANCINE inaugura selo no site Festival Scope

Por Curta o Curta em 16/01/2015 15:09


Entrou no ar, nesta quinta-feira, 15 de janeiro,um selo específico dedicado ao cinema brasileiro dentro da plataforma internacionalFestival Scope. Neste espaço, sob a marca da ANCINE, filmes brasileiros ficarão disponíveis por streaming para profissionais da indústria internacional cadastrados junto à plataforma. Essa ação busca possibilitar uma maior visibilidade e inserção dos filmes brasileiros junto aos curadores, distribuidores, agentes de venda, críticos de cinema, e outros profissionais que utilizam regularmente os serviços da plataforma.

 

O diretor-presidente da ANCINE, Manoel Rangel, comentou a abertura desse novo espaço: “A criação do selo da ANCINE no Festival Scope é mais um passo que a Agência busca dar no sentido de ampliar, de forma democrática e ampla, o acesso das obras brasileiras ao mercado internacional. Nesse sentido, ele vem se juntar a iniciativas como os programas de apoio à participação em eventos internacionais ou os Encontros com o Cinema Brasileiro, como formas de criar um ambiente mais favorável para o maior conhecimento e exposição dos profissionais do setor acerca do que vem sendo realizado no Brasil”.

 

O que é o Festival Scope?

 

O Festival Scope é uma plataforma exclusiva que oferece a profissionais do setor audiovisual, mediante assinatura, a possibilidade de assistir online a filmes do mundo todo, por meio de um sistema de streaming com senha (não há download de material para o computador do usuário). Sua criação foi idealizada a partir da constatação de que muitas vezes os profissionais do setor (distribuidores, agentes de venda, curadores de festivais, produtores, críticos) não tinham tempo disponível durante os festivais para assistir a todos os filmes em salas de cinema, nem a possibilidade de se deslocar fisicamente a todos os festivais nacionais e internacionais pelos quais tinham interesse.

 

O Festival Scope foi criado em 2010 para suprir essa demanda, solucionando pelo sistema destreaming a questão do acesso prolongado e personalizado aos conteúdos previamente disponibilizados por festivais de cinema, com segurança total para os produtores, que podem escolher ainda quais tipos de profissionais podem acessar os seus trabalhos. A plataforma tem hoje quase dez mil usuários ativos e cinquenta mil profissionais que recebem seu informativo com novidades sobre o cinema mundial.

 

A plataforma é usada por vários dos principais festivais de cinema do mundo para aumentar a visibilidade e o alcance de sua programação. Da mesma forma, uma série de instituições possuem os chamados “selos”, sob os quais são exibidos filmes a partir de recortes nacionais ou setoriais. É o caso de instituições nacionais como a Unifrance (França), o Instituto Goethe (Alemanha), a Swiss Films (Suiça) e o Instituto Luce Cinecittà (Itália); ou setoriais, como a FIPRESCI (Federação Internacional dos Crítiocs de Cinema) e o Prêmio Felix (voltado para o cinema ibero-americano).

 

“Para o Festival Scope, passar a contar o cinema brasileiro, em destaque e com espaço próprio dentro da nossa plataforma através do selo da ANCINE, é muito significativo, pois a cinematografia brasileira tem uma enorme tradição e, especialmente na atualidade, passa por um momento muito vibrante e interessante para os profissionais que são usuários do site. Acreditamos que os filmes ali exibidos vão ganhar uma possibilidade grande de ampliarem sua visibilidade, que é o que tanto o Festival Scope quanto a ANCINE desejam que aconteça”, disse Alessandro Raja, um dos fundadores e diretor-geral da plataforma Festival Scope.

 

Como serão escolhidos os filmes brasileiros exibidos no site?

 

A lógica da plataforma Festival Scope é baseada no trabalho em conjunto com o calendário internacional dos festivais de cinema. Dessa maneira, serão exibidos os filmes que participam das competições dos principais festivais realizados no Brasil, e que tenham apenas a participação de filmes brasileiros nessas mostras. A inauguração do espaço da ANCINE exibirá os sete filmes selecionados para a mostra Aurora, a competição principal de longas da Mostra de Tiradentes, evento que abre o calendário nacional de eventos audiovisuais.

 

Além das principais competições brasileiras, o selo exibirá também os filmes brasileiros selecionados em eventos internacionais com os quais o Festival Scope já tem parceria, ficando essa exibição condicionada às diferentes seleções de festivais que acontecem no Brasil e no mundo.


Fonte: ANCINE


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]