ANCINE participa de painel sobre audiovisual brasileiro na França ::  | Curta o Curta

ANCINE participa de painel sobre audiovisual brasileiro na França

Por Curta o Curta em 29/01/2014 19:04


Terminou no último sábado, 25, a 27ª edição do FIPA - Festival Internacional de Programas Audiovisuais de Biarritz, na França. A ANCINE esteve presente no painel “A situação do audiovisual no Brasil e as possibilidades de coprodução”, na quinta-feira (23/01), representada pela diretora da ANCINE Vera Zaverucha. Além de Vera, compuseram a mesa o diretor editorial da revista Tela Viva, André Mermelstein; a gerente do Brazilian TV Producers, Rachel do Valle; e o cineasta Victor Lopes, diretor de “Serra Pelada - a lenda da montanha de ouro”. A mediação ficou a cargo da produtora e roteirista Daniela Capelato.

Em sua apresentação, a diretora da ANCINE traçou um panorama do funcionamento da Agência, em especial as atividades de regulação e mecanismos de financiamento, explicou aos presentes os efeitos da lei 12.485 no mercado brasileiro. As novas linhas do Fundo Setorial do Audiovisual também foram abordadas em sua fala. “Hoje, o Brasil tem uma reputação sólida na produção audiovisual para cinema e TV, reconhecida mundialmente. O Brasil já é reconhecido como um importante parceiro para coproduções de conteúdo para distribuição internacional”, finalizou Vera Zaverucha.

Coprodução premiada e participação de filmes nacionais com o apoio da ANCINE

O Brasil teve destaque nesta edição do evento, tradicionalmente focado na diversidade de gêneros e formatos audiovisuais: dois dos cinco prêmios FIPA de Ouro foram para a série “Descalço sobre a terra vermelha”, coprodução Brasil/Espanha sobre a história do bispo Pedro Casaldáliga desde sua chegada em São Félix do Araguaia (MT).

Além dos prêmios de Melhor Ator (Eduard Fernandez) e Melhor música original (para David Cervera) para a série produzida pela Raiz Produções e pela TV Brasil, também foram exibidos os nacionais “Olho nu”, de Joel Pizzini; “O mestre e o divino”, de Tiago Campos; “Em busca de Iara”, de Flavio Frederico; “Fla x Flu”, de Renato Terra; “A alma da gente”, de Helena Solberg e David Meyer; e “Serra Pelada - A Lenda da Montanha de Ouro”, de Victor Lopes. “Olho nu”, Fla x Flu” e “Em busca de Iara” participaram do festival com o apoio da ANCINE, por meio do Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais. O documentário suíço “O samba”, sobre música brasileira, foi o destaque da noite de abertura do evento.

Acesse o site oficial do FIPA - Festival Internacional de Programas Audiovisuais de Biarritz e saiba mais sobre o evento.

Fonte: ANCINE


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]