ANCINE recebe produtores italianos em São Paulo ::  | Curta o Curta

ANCINE recebe produtores italianos em São Paulo

Por Curta o Curta em 24/01/2014 15:53


Entre os dias 20 e 22 de janeiro, representantes dos três projetos selecionados na Itália por meio do edital conjunto de desenvolvimento de projetos de coprodução Brasil/Itália, organizado pela ANCINE e pela Direzione Generale per il Cinema, do MiBac, estiveram em São Paulo realizando atividades de intercâmbio e conhecimento sobre a indústria audiovisual brasileira. Os representantes dos projetos brasileiros selecionados estiveram em Roma no mês de novembro do último ano realizando uma visita semelhante, também prevista no regulamento do edital. “A expectativa da ANCINE e do MIBAC com essas viagens é que o processo de desenvolvimento dos roteiros e dos projetos de produção possa ser enriquecido com um conhecimento mais próximo da realidade do país com o qual se deseja trabalhar. Os projetos ainda estão em fase muito embrionária, então não é o momento de realizar encontros mais práticos de coprodução, mas sim apresentar mesmo o funcionamento geral do setor audiovisual de um país distante à outra parte”, explica o assessor internacional da ANCINE, Eduardo Valente.

Estiveram no Brasil, pelos projetos italianos, o diretor e produtor Ferdinando Vicentini Orgnani (com o projeto “Le Conferenze Brasiliane”), o roteirista e diretor Pasquale Marino (com o projeto “Qualcosa Rimane”) e o roteirista e produtor Massimo Natale (com o projeto “L’Incontro”). Todos os três projetos possuem a maior parte de suas histórias passadas no Brasil, em diferentes cidades e regiões, com protagonistas italianos.

Ao longo dos três dias de atividades, acompanhados pelo assessor internacional da ANCINE, os representantes italianos ouviram palestras sobre a indústria audiovisual brasileira, visitaram empresas de infraestrutura de produção e tiveram reuniões em instituições responsáveis pelo fomento e apoio ao audiovisual (como o Ecine, escritório de cinema e film comission de São Paulo, o Cinema do Brasil e a ABMIC - Associação Brasileira Mostra Internacional de Cinema). Visitaram ainda instituições específicas de representação da Itália no Brasil, como a Câmara de Comércio Brasil-Itália e o Consulado Italiano em São Paulo. Pasquale Marino deve visitar ainda a Mostra de Tiradentes, e irá a Brasília, onde se passa boa parte de sua história.

Na parte de relacionamento com os produtores brasileiros, os italianos contaram com uma tarde de consultoria sobre as condições específicas de cada projeto, por meio de uma parceria da ANCINE com a ABD-SP (Associação Brasileira de Documentaristas). Finalmente, na noite do dia 21 foi realizado um jantar de confraternização e conhecimento, para o qual foram enviados convites para os associados das principais entidades de representação do setor (a própria ABD, mas também o SIAESP e a APACI).

“Esses três dias foram muito intensos, e pudemos entender de uma forma melhor como funciona o sistema de financiamento e produção audiovisual no Brasil, além de conhecer algumas das condições em que são produzidos os filmes. Também fizemos contatos que serão úteis na medida em que nossos projetos se desenvolvam”, afirmou Orgnani, cujo projeto é ambientado entre o Rio de Janeiro e Manaus. Natale, único produtor cujo projeto se passa totalmente em São Paulo, destacou que foi importante ainda poder conhecer a realidade das ruas e locações da cidade, o que permite que não se atenha apenas aos estereótipos mais comuns, aos quais tem acesso na Itália, ao desenvolver o seu roteiro.

Fonte: ANCINE


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]