ANCINE simplifica procedimento para requerimento e emissão de CPB e CRT ::  | Curta o Curta

ANCINE simplifica procedimento para requerimento e emissão de CPB e CRT

Por Curta o Curta em 15/09/2014 12:09


Em mais um esforço de desburocratização e simplificação de procedimentos, a ANCINE lançou nesta segunda-feira, 15 de setembro, um novo módulo para o registro de obras audiovisuais não publicitárias. A partir de agora, os requerimentos de Certificado de Produto Brasileiro (CPB) e de Certificado de Registro de Título (CRT) poderão ser feitos eletronicamente pelo Sistema ANCINE Digital.

Com o novo módulo, os documentos exigidos nas Instruções Normativas nº 104/2012 e 105/2012 poderão ser enviados por meio de upload no próprio sistema, poupando o regulado do custo, trabalho e tempo de se dirigir aos Correios para o envio postal. O único documento que continua sendo necessário enviar fisicamente é a cópia finalizada da obra, no caso de requerimento de CPB.

Com a eliminação do período de envio e recebimento dos documentos, espera-se que o processo de emissão dos certificados ganhe em agilidade. Outra vantagem é que os certificados, após o deferimento pela ANCINE, serão encaminhados automaticamente para o e-mail do requerente. O novo módulo possibilita ainda a emissão da segunda via dos certificados diretamente pelo sistema, sem necessidade de contato com os servidores da Agência.

Novo módulo cria o Registro de Obra Estrangeira (ROE)

Outra novidade trazida pelo módulo é a criação do Registro de Obra Estrangeira (ROE), anterior ao requerimento de CRT para obras estrangeiras. O ROE passa a ser um pré-requisito para a emissão do CRT de obras estrangeiras, da mesma forma que o CPB para as obras nacionais. Desta forma, todos os dados relativos à obra só precisarão ser enviados à ANCINE uma única vez. A cada novo registro, o usuário poderá pesquisar e selecionar o ROE correspondente para dar prosseguimento ao requerimento do CRT. No formato anterior, o usuário precisava preencher todos os dados no sistema a cada novo registro.

Mais um benefício para o agente regulado é a possibilidade de pré-cadastro simultâneo de vários títulos, permitindo o envio das informações à ANCINE no momento mais adequado para o usuário. As informações inseridas no sistema poderão ser salvas, e o processo interrompido e reiniciado a qualquer momento, dentro de um prazo de 30 dias.

Radiodifusoras e programadoras terão CPB e CRT emitidos automaticamente

O novo módulo traz ainda um benefício exclusivo para empresas radiodifusoras e programadoras. Para obras nas quais estas empresas detenham a integralidade dos direitos patrimoniais e atendam às condições estabelecidas no §2º do art. 1º da Medida Provisória 2228-1/2001, o CPB e o CRT referentes à exibição em seu segmento de mercado serão emitidos automaticamente após o envio eletrônico do requerimento e enviados por e-mail , sem necessidade de análise pela ANCINE.

Finalmente, os CPBs emitidos para obras feitas em regime de coprodução internacional passarão a indicar se a obra foi produzida ao abrigo de acordo internacional e, se for o caso, sob qual acordo a obra foi produzida. Até então, os antigos certificados não traziam esta informação, e o produtor precisava pedir à ANCINE uma carta atestando a realização da coprodução e indicando a forma como ela ocorreu sempre que precisava deste tipo de reconhecimento.

Os arquivos abaixo trazem orientações detalhadas sobre os procedimentos para o requerimento de CPB e CRT no novo módulo de registro de obras audiovisuais não publicitárias.

Passo a Passo para requerimentos:

Certificado de Produto Brasileiro (CPB)

Obras não seriadas

Obras seriadas

Obras Incentivadas e Coproduções Internacionais

Certificado de Registro de Título (CRT)

Obra brasileira seriada

Obra brasileira não seriada

Obra estrangeira seriada

Obra estrangeira não seriada

Conjunto de obras e episódios

Registro de obra estrangeira (ROE)

Registro de obra estrangeira

Tutorial em vídeo

Fonte: ANCINE


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]