Apple lança Final Cut Studio ::  | Curta o Curta

Apple lança Final Cut Studio

Por Guilherme Whitaker em 04/05/2005 22:56


Apple lança Final Cut Studio

O pacote integra novas versões do Final Cut Pro, Motion e DVD Studio Pro além da estreia do Soundtrack Pro.


A Apple anunciou o Final Cut Studio, um pacote de ferramentas de produção de vídeo em HD que inclui o Final Cut Pro 5, uma nova versão deste software de edição para DV, SD, HD e cinema, premiado com um Emmy.

Em complemento, o Final Cut Studio inclui ainda ferramentas avançadas como o Soundtrack Pro, uma nova e revolucionária aplicação de áudio e design de som que, segundo a Apple faz com que o áudio dos projectos de vídeo esteja à altura da sua qualidade visual; o Motion 2, a primeira aplicação de animação de gráficos em tempo real do mundo, com rendering de 32 bits acelerado por GPU; e o DVD Studio Pro 4, o software de authoring de DVDs agora com capacidade para gravar DVDs de alta definição segundo a última especificação HD DVD.

´O Final Cut Studio abre uma nova era de produção de vídeo em alta definição apoiada na simples e natural integração de vídeo, áudio e efeitos especiais, para potenciar os valores da produção´, comentou Rob Schoeben, vice presidente de Marketing de Aplicações da Apple. ´O Final Cut Studio permite aos produtores editar uma ampla variedade de formatos HD, acrescentar espectaculares gráficos animados, esculpir a banda sonora perfeita e gravar os seus projectos em DVDs de alta definição´.

Na base do Final Cut Studio está o Final Cut Pro 5, concebido para os profissionais da edição que trabalham em DV, SD, película ou em qualquer um dos principais formatos HD, incluindo HDV, DVCPRO HD e HD sem compressão. O suporte nativo de HDV (long GOP MPEG-2) do Final Cut Pro 5 permite aos utilizadores editar capturas de câmara HDV nativo sem perdas de geração. As novas ferramentas multicam permitem aos editores trabalhar com até 128 fontes, com reprodução ou playback simultâneo de até 16 ângulos de cada vez, o que torna este software ideal para séries de televisão, eventos desportivos e concertos. 

Um novo codec IMX permite a edição nativa de conteúdo broadcast directamente das Sony XDCAM. A compatibilidade directa com suportes de estado sólido P2 da Panasonic oferece aos editores uma solução de alta velocidade para transferência de vídeo DVCPRO, DVCPRO50 e DVCPRO HD sem necessidade de cassetes. 

O novo Dynamic RT, um sistema inteligente que ajusta automaticamente a qualidade de imagem e a frequência de fotogramas durante o playback, permite ver mais efeitos em tempo real com elevada qualidade. Além disso, o motor RT Extreme foi melhorado para permitir a visualização em tempo real de efeitos HD sem compressão. Novas capacidades de áudio permitem fazer captura de até 24 canais de áudio simultâneos, com a qualidade de 24 bits e 96 kHz, e usar superfícies de controlo de áudio.

Destaque também para o Soundtrack Pro, uma nova e revolucionária aplicação de áudio e design de som incluída no Final Cut Studio, que incorpora um editor de formas de onda com camadas flexíveis, as Action Layers, que permitem reordenar, anular ou mudar rapidamente qualquer edição, efeito ou processamento. Integra um misturador multipista que permite aplicar efeitos comuns a pistas múltiplas e agrupar pistas comuns utilizando barramentos. Incorpora mais de 50 plug-ins profissionais, incluindo o Space Designer, e os equalizadores Match EQ e Linear Phase EQ e mais de 5.000 Apple Loops. As capacidades AppleScript integradas no Soundtrack Pro simplificam e aceleram o processo de produção de vídeo, automatizando tarefas de áudio comuns e repetitivas.

O Final Cut Studio está disponível em Maio nos AppleCentres, distribuidores autorizados da Apple e na Apple Store em www.apple.com/pt, com o preço recomendado de 1.249 euros (IVA incluído). Os utilizadores registados de qualquer versão anterior do Final Cut Pro podem fazer a actualização pelo preço recomendado de 679 euros (IVA incluído). Os actuais utilizadores do pacote de ferramentas Apple Production Suite podem fazer a actualização para o Final Cut Studio ao preço recomendado de 479 euros (IVA incluído). Os pacotes Final Cut Pro 5, Soundtrack Pro, Motion 2 e DVD Studio Pro 4 vão estar também disponíveis, separadamente, pelo preço recomendado de 969, 289, 289 e 479 euros, respectivamente (IVA incluído).

Fonte: Produção Profissional - www.producaoprofissional.com.br
Postado por: Pedro Lobito – www.pedrolobito.com

  

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]