APTC faz 20 anos com maratona, festa, debates e etc. ::  | Curta o Curta

APTC faz 20 anos com maratona, festa, debates e etc.

Por Guilherme Whitaker em 28/07/2005 08:39



APTC 20 ANOS – MARATONA, FESTA, DEBATES E SURPRESAS 



Uma mostra com quase 170 filmes, uma festa no Cinema Imperial, 20 anos de história e todos os cineastas gaúchos reunidos no maior evento que o nosso cinema já teve.

Dia 08 de maio de 2005 a Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos (APTC- ABD/RS) completou 20 anos. A entidade que congrega os trabalhadores do cinema no RS é a responsável direta e indiretamente pelas principais políticas audiovisuais implantadas no nosso Estado neste período, como o concurso de curtas do IECINE, a criação da FUNDACINE, o Prêmio RGE de Longas, o Prêmio Santander para desenvolvimento de projetos de Longas e muito mais.

Se hoje o RS é considerado o Estado mais organizado em termos de políticas para o cinema, é graças à luta encabeçada pelos 78 sócios que passaram pela diretoria nestes 20 anos. Cineastas que na época faziam seus primeiros curtas em super-8 e hoje despontam nos longas (lista completa abaixo).

E pra comemorar tudo isto, a APTC prepara uma ampla mostra, uma festa, um debate sobre os caminhos do nosso cinema e a histórica filiação de Antônio Carlos Textor. 

Saiba mais em www.aptc.org.br

MARATONA
Serão 164 filmes, curtas, médias e longas, em 16 e 35mm, finalizados de 1985 até hoje, em 41 sessões com entrada franca.

Destaques: Alguns filmes clássicos, mas que poucos viram, como ADYÓS GENERAL, de Omar de Barros filho (Matico) (o único filme gaúcho inserido no chamado “Cinema Marginal”, por Jairo Ferreira) e O MENTIROSO, de Werner Schünemann (vencedor do Festival de Brasília em 88); filmes que consagraram o nosso cinema mundo afora, como ILHA DAS FLORES, de Jorge Furtado (Urso de Prata em Berlim, 1989) e as animações da Otto Desenhos Animados; filmes de destaque da nova geração como premiadíssimo O OITAVO SELO, de Tomás Creus e a estréia de Dennison Ramalho no Terror, com NOCTURNU; filmes de grandes batalhadores do nosso cinema, como os 5 curtas de Antônio Carlos Textor e o documentário JESUS, O VERDADEIRO, de Fabiano Pires flores, sobre o pesquisador Antônio Jesus Pfeil; filmes polêmicos como o canibal PAULO E ANA LUIZ EM PORTO ALEGRE, de Rogério Ferrari e o sadomasoquista AULAS MUITO PARTICULARES, de Carlos Gerbase. (as sinopses, equipe, elenco e outras infos dos filmes podem ser obtidas em http://www.aptc.org.br/biblioteca/index2.htm )

A Maratona começa dia 1º e segue até dia 14, na Sala PF Gastal da Usina do Gasômetro (curtas e médias em 16 e 35mm), na Sala Norberto Lubisco da Casa de Cultura Mário Quintana (curtas em 35mm) e no Cine Santander Cultural (longas e curtas em 16 e 35mm). A programação completa estará em www.aptc.org.br a partir do dia 30 e nas Salas em que os filmes serão exibidos.


FESTA
E pra comemorar os 20 anos da APTC, nada melhor que uma festa, num lugar clássico: o Cinema Imperial, nosso último “cinema de calçada”, que encerra suas atividades poucos dias antes da festa.

A Festa será no sábado, dia 06 de agosto, e os convites serão devidamente encaminhados.

No evento serão exibidos 20 curtas representativos dos 20 anos da APTC.

A Festa terá entrada franca, mediante apresentação do convite, e contará com DJs cinematográficos e distribuição de pipoca. Cerveja (que será paga), fica a cargo do Zelig Bar.

Uma equipe de segurança garantirá a tranqüilidade dos nosso convidados.

Sugerimos que seja utilizado o estacionamento do Rua da Praia Shopping, pela Rua Caldas Júnior.


DEBATE
Dia 13 de agosto, sábado, a atual diretoria da APTC e convidados estarão no Cine Santander Cultural debatendo o passado, o presente e o futuro do Cinema feito no RS.


FILIAÇÃO DE ANTÔNIO CARLOS TEXTOR
Discordando de algumas posições tomadas na primeira Assembléia da APTC, em 1985, o cineasta de filmes como CARROSSEL, URBANO e QUINTANA DOS 8 AOS 80, Antônio Carlos Textor, junto com o diretor de Fotografia Norberto Lubisco, acabou por não fazer parte da entidade, mesmo tendo sido uma das pessoas que ajudaram na sua formação.

Durante estes 20 anos, por diversas vezes Textor esteve para, finalmente, associar-se à APTC. Mas só agora, 20 anos depois, é que finalmente um dos cineastas mais importantes do estado entrará para a Associação. O histórico momento da Assinatura da Ficha de Inscrição na APTC se dara durante a festa dos 20 anos, no Cine Imperial.

Toda a programação tem entrada franca, mediante retirada de senhas com meia-hora de antecedência nas salas de cinema.

APOIOS E PARCERIAS
Santander Cultural; Coordenação de Cinema, Vídeo e Foto / SMC – Pref. Porto Alegre; Casa de Cultura Mário Quintana, Instituto Estadual de Cinema, Zeppelin Filmes.

APTC/ABD-RS – diretoria da gestão 2005/2007
Presidente: Marta Machado; 1ª Vice: Ana Azevedo; 2º Vice: Gustavo Spolidoro; 1ª secretária: Leticia Corrêa; 2ª secretária: Cristiane Oliveira; 3º secretário: Luiz Alberto Cassol; 1ª Tesoureira: Leticia de Cássia; 2º Tesoureiro: Luciano Moucks; Suplentes: Alfredo Barros, Camila Gonzatto, Débora Peters, Rafael Figueiredo; Conselho Fiscal: 1º Mario Nascimento, 2º Mauricio Borges de Medeiros, 3º Lisiane Cohen; Membro ’voluntário’ da diretoria: Ana Adams

REALIZAÇÃO DA MARATONA DE CINEMA GAÚCHO
Curadoria e Programação: Ana Azevedo e Gustavo Spolidoro
Produção Executiva: Letícia de Cássia e Diretoria da APTC
Produção: Fernanda Dornelles
Design e Produção Gráfica: Mundus Móbile
Base de Produção: Coordenação de Cinema Vídeo e Foto / SMC - Pref. de Porto Alegre

Agradecimentos: Bernardo de Souza, Marcus Mello e Maria Angélica dos Santos (CCVF/SMC), Luís Pighinni (Cinemateca Paulo Amorim – CCMQ), Ana Azevedo e Glênio Póvoas (Cine Santander Cultural), Mariângela Machado (IECINE) e a todos os realizadores que cederam seus filmes para a Maratona.

78 MEMBROS DA DIRETORIA NESTES 20 ANOS
Adriana Borba; Alex Sernambi; Alfredo Barros; Aline Rizzotto; Alpheu Ney Godinho;
Amabile Rocha; Ana Luiza Azevedo; André Arieta; Angelisa Stein; Beto Mattos; Beto Rodrigues; Cacá Nazário; Camila Gonzatto; Carla Saueressig Schlosser; Carlos Gerbase; Cássio Tolpolar; Christian Lesage; Cibelo de Grandi; Cláudia Dreyer; Cristiane Oliveira; Dainara Toffoli; Débora Peters; Fiapo Barth; Flávia Moraes; Flávia Seligman; Francisco Ribeiro; Giba Assis Brasil; Gilberto Baum; Gilberto da Cunha; Gilberto Perin; Gilson Vargas; Gisele Hiltl; Glênio Povoas; Gustavo Fernández; Gustavo Spolidoro; Henrique de Freitas Lima; Jaime Lerner; João Knijnik; João Guilherme Barone; Jorge Furtado; José Pedro Goulart; José Maia; Leo Sassen; Letícia Corrêa; Letícia de Cássia; Lígia Walper; Liliana Sulzbach; Lisiane Cohen; Luciana Tomasi; Luciano Miranda; Luciano Moucks; Luiz Alberto Cassol; Manoel Scalante; Mario Nascimento; Marta Biavaschi; Marta Almeida; Marta Machado; Maurício Borges de Medeiros; Mauro Dorfman; Milton do Prado; Monica Schmiedt; Nora Goulart; Otto Guerra; Rafael Figueiredo; Regina Martins; Renato Pedroso Junior; Roberto Henkin; Rodrigo Guimarães; Rogério Ferrari; Rudi Lagemann; Saturnino Rocha; Sérgio Silva; Sérgio Amon; Sérgio Silva; Tony Rabatoni; Vera Senott; Werner Schünemann. 

Contatos:
Marta Machado – 9694.7476 – marta@ottodesenhos.com.br
Ana Azevedo – 8115.8867 – anazeved@portoweb.com.br
Gustavo Spolidoro – 9245.8585 – gustavospolidoro@clubesilencio.com.br



Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta

[confira outras notícias]