Arariboia Cine 2008, em Niterói ::  | Curta o Curta

Arariboia Cine 2008, em Niterói

Por Guilherme Whitaker em 27/11/2008 07:19


Em sua sétima edição o Araribóia Cine coloca o bloco na rua. Com seu título inspirado na música do maldito compositor Sérgio Sampaio o festival celebra o revolucionário ano de 1968 e as transformações ocorridas na sociedade. Transgressão, ousadia, anarquia, rebeldia, ditadura, repressão, engajamento, sexo, drogas e rock’n roll, entre outros, serão os temas debatidos nos filmes exibidos no festival.

Este ano, o Araribóia Cine irá celebrar os 70 anos do cineasta niteroiense Walter Lima Júnior, com uma mostra de filmes do diretor e uma sessão homenagem com a presença do cineasta e atores. No dia 03 de novembro, às 20h, no Cine Arte UFF, será exibido o filme A LIRA DO DELÍRIO filmado em Niterói.

Durante todo o Festival, a terra de Araribóia vai receber cineastas de todo o Brasil para debater seus filmes ao lado de nomes de reconhecida competência no meio audiovisual brasileiro.

Pelo segundo ano consecutivo o ARARIBÓIA CINE conta com o patrocínio da Petrobras (através do edital do Programa Petrobras Cultural) e com antigos parceiros como a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e a Fundação Euclides da Cunha. O festival é realizado pela Universidade Federal Fluminense e conta com o apoio da Prefeitura de Niterói, e do Centro Técnico Audiovisual.

Sessão Curtas e Médias:
Dias:
28 novembro a 01 de dezembro – Cine Arte UFF
29 e 30 de novembro – MAC
Sessões seguidas de debates com presença dos cineastas, atores e pesquisadores. Diversidade de formatos (experimentais, ficções, animações e documentários), diversidade regional (RJ, SP, PE, MG), filmes clássicos e novíssimos. Diretores consagrados e estreiantes.

Mostra Competitiva Digital:
01 a 03 de dezembro – Museu do Ingá e SESC Niterói
Novidade: a mostra competitiva deixa de ser de filmes produzidos no estado do Rio e passa a ser nacional.
Teremos filmes pelos estados do AM, CE, SP, RJ, RS, entre outros, além de filmes produzidos por projetos sócio-culturais como o niteroiense Alice Prepara o Gato, o carioca CUFA (Central Única das Favelas) e o santista Oficinas Querô.

Sessão Homenagem Walter Lima Júnior:
Dias:
28 e 30 de novembro - SESC Niterói
01 a 03 de dezembro – Cine Arte UFF
O Araribóia Cine irá celebrar os 70 anos do cineasta niteroiense Walter Lima Júnior, com uma mostra de filmes do diretor e uma sessão homenagem com a presença do cineasta e atores. No dia 03 de novembro, às 20h, no Cine Arte UFF, será exibido o filme A LIRA DO DELÍRIO filmado em Niterói.

Lançamentos:
- Cine Arte UFF e SESC Niterói – Será lançado o Caderno de Debates do VI Araribóia Cine. Trata-se da publicação dos debates realizados na edição passada do evento. A publicação servirá como material reflexivo a ser utilizado principalmente em escolas e cineclubes.
- DVD Filmografia Camilo Cavalcante. O premiado cineasta pernambucano marcará presença no festival para lançamento de uma coletânea com 12 curtas de sua autoria. O lançamento será no SESC Niterói, dia 02 de dezembro, com exibição de 3 curtas, seguida de debates.

Palestras:
Dias 01 e 03 de dezembro – IACS / UFF
Pela primeira vez o festival realizará duas palestras com profissionais da área audiovisual:
- Antonio Leal (RJ), consultor de leis de incentivo.
- Beatriz Lindenberg (ES), coordenadora do projeto Revelando os Brasis e diretora do Vitória Cine Vídeo.

Publico: estudantes de produção cultural, cinema, e público em geral.

Presenças confirmadas:
José Celso Martinez Corrêa, Heloisa Buarque de Hollanda, Walter Lima Júnior, Luis Carlos Maciel, Hamilton Vaz Pereira, entre outros.

Novos parceiros:
- Nesta sétima edição o SESC Niterói vem se unir aos tradicionais parceiros do festival, sediando algumas das atividades do Araribóia Cine.

Locais de exibição:

Cine Arte UFF – Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí
Museu de Arte Contemporânea – Mirante da Boa Viagem, s/no., Niterói
Museu do Ingá – Rua Presidente Pedreira
SESC Niterói – Rua Padre Anchieta, 56 – Centro
IACS/UFF – Rua Lara Vilela, 126 – São Domingos

Venha curtir com a gente!
A entrada é franca!!!

Informações:
Produção Araribóia Cine – 2629-5009/9713-4516
E-mail: arariboiacine@centroin.com.br
Confira a programação completa no site www.arariboiacine.pro.br

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]